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Review Theatrhythm Final Bar Line (Switch) – Final Fantasy de ritmo chega muito bem aos consoles atuais

Após jogos de sucesso para o Nintendo 3DS e arcades, a série Theatrhythm chega enfim aos consoles atuais com Theatrhythm Final Bar Line. Trazendo uma enorme seleção de músicas, o jogo é mais um excelente capítulo na série de ritmo, mesmo não trazendo grandes novidades.

Desenvolvimento: indieszero
Distribuição: Square Enix
Jogadores: 1-2 (local), 2-4 (online)
Gênero: Ritmo
Classificação: Livre
Português: Não
Plataforma: Switch, PS4
Duração: 12 horas (campanha)/66 horas (100%)

A mesma jogabilidade consagrada, atualizada

No entanto, caso o jogador prefira, é possível praticamente ignorar todo o aspecto RPG do jogo
Além das músicas, vários elementos de RPG são incluídos no jogo

Iniciada com Theatrhythm Final Fantasy para o Nintendo 3DS em 2012, a série é composta por jogos de ritmo com elementos de RPG focados na música da série Final Fantasy, além de um jogo voltado a Dragon Quest. Os jogos servem também como um tributo a décadas de algumas das melhores trilhas sonoras dos videogames, passando desde o primeiro título de 1987 até os mais recentes.

Theatrhythm Final Bar Line apresenta a mesma jogabilidade básica dos títulos do console portátil, mas agora adaptado para controles, ao invés da tela sensível ao toque. A estrutura é a esperada de um jogo de ritmo: aperte botões no tempo certo para “tocar” as “notas” das músicas corretamente. Existem três tipos de notas: vermelha, que basta apertar um botão; amarela, composta por uma ou duas direções que devem ser apontadas pelos direcionais analógicos; e verde, que são contínuas, sendo necessário segurar o botão ou botões por algum tempo, podendo terminar com uma direção.

O jogo fornece bastante liberdade, sendo possível escolher quais botões usar para atingir as notas, podendo ser qualquer um dos 4 botões de face ou dos 4 botões de ombro. Existem diferentes tipos de fases, variando levemente a jogabilidade entre elas: Battle Music Stages, que são as tradicionais músicas de batalha; Field Music Stage, que são músicas mais calmas e de outros contextos; e as Event Music Stages, que são músicas apresentadas enquanto cenas do jogo original são exibidas no fundo.

Navegue pela histórica musical de Final Fantasy

Todos os jogos principais, além de vários spin-offs e subséries, estão disponíveis

Quanto aos modos de jogo, temos três. Series Quest é o modo principal, onde navegamos por cada série e as músicas são desbloqueadas ao jogar cada uma delas. Você seleciona um jogo (ou subsérie) e desbloqueia uma música após a outra, com direito a chefes e quests por fazer, como ter um mínimo desempenho, não usar itens, usar determinado personagem etc.

Ao abrir um jogo e ao finalizar todas suas músicas, você libera personagens daquela série, para formar sua equipe de 4 personagens, como em um RPG. Os personagens ganham experiência e sobem de nível após cada música e vão adquirindo novas habilidades aos poucos – além da música, durante os estágios os seus personagens lutam contra monstros e chefes. Uma das partes divertidas do jogo é formar seu time, combinando diferentes personagens de outros títulos em uma equipe única. Music Stages é um modo mais direto: você apenas escolhe uma música e joga.

Modo online para jogatina ilimitada

Esses debuffs são disponíveis apenas no modo online, não sendo possível praticar offline
Diversos debuffs te afetam durante o multiplayer, como esses chocobos que tampam parte da tela

Por fim, Multi Battle é o modo online. A jogatina online é semelhante ao 3DS, mas agora com até 4 jogadores. Você e outras pessoas escolhem uma música cada e uma delas é sorteada para todos jogarem. Naturalmente, quem tiver o melhor desempenho na música vence.

A diferença aqui é que existem diversos debuffs que afetam cada um dos jogadores que podem mudar totalmente o resultado da batalha, oferecendo um desafio adicional sobre o jogo tradicional. É um modo muito divertido e não é difícil jogar mais de 10 músicas em seguida sem perceber o tempo passar. O único problema é que, assim como no 3DS, apenas músicas de batalha estão disponíveis no modo online.

Vasto conteúdo para agradar todo fã

Nesse jogo temos um nível a mais de crítico do que nos anteriores
Cada nota é avaliada de acordo com sua precisão, contando para a sua pontuação no final

O conteúdo oferecido por Final Bar Line é vasto: são quase 400 músicas e mais de 100 personagens disponíveis. Além disso, há uma variedade enorme de colecionáveis na forma das mais de 1000 cartas (CollectaCards), além de vídeos. Há também um tocador de música e estatísticas detalhadas do seu tempo de jogo e 100 conquistas para serem alcançadas. As opções também são bastante abrangentes, para você personalizar as fases de música e se sentir melhor. Há 3 níveis de dificuldade em cada música, além de um quarto ainda mais difícil em algumas, permitindo que todo jogador encontre um nível que se sinta confortável e aproveite ao máximo a experiência.

Por fim, além desse grande conteúdo, estão sendo lançados também pacotes de DLC com novas músicas, não somente da série FF, como também de outros jogos e séries da Square Enix, como Xenogears, Bravely, SaGa, Chrono, entre outras. Esse conteúdo é muitíssimo bem-vindo, apesar que os preços dos pacotes de DLC podiam ser um pouco mais razoáveis. De qualquer forma, não dá para reclamar do que já é oferecido no jogo base.

Excelente forma de curtir algumas das melhores músicas dos games

Theatrhythm Final Bar Line é um jogo muitíssimo bem-vindo, trazendo os jogos de ritmo de Final Fantasy às plataformas atuais. Talvez não tenha tanto apelo para quem não é fã da série e de suas músicas, mas é obrigatório para quem já desbravou os mundos de uma das mais famosas séries de RPGs.

Cópia de Switch adquirida pelo autor

Revisão: Ailton Bueno

Theatrhythm Final Bar Line

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Gameplay viciante
  • Vasta seleção de músicas
  • Elementos RPG adicionam camada de diversão
  • Níveis de dificuldade para todos os gostos

Contras

  • Sem músicas do tipo FMS no online
  • Práticas de DLC duvidosas