Up or Lava! tem uma proposta autoexplicativa: ou você sobe ou cai na lava. Criado pelo estúdio independente cipriota Garden of Dreams, o título é um battle royale que traz uma ideia que poderia até ser divertida. No entanto, a execução péssima e um estado técnico porco prejudicam o que seria uma ótima experiência casual.
Desenvolvimento: Garden of Dreams
Distribuição: Garden of Dreams
Jogadores: 1-100 (online)
Gênero: Plataforma
Classificação: Livre
Português: Interface
Plataformas: PC, Mac
Duração: Sem registros
Gameplay péssima
Up or Lava! é um game de plataforma com diversos modos que envolvem o parkour. O principal é uma corrida na qual é preciso escalar o mapa rapidamente para vencer as corridas e evitar cair na lava. Há até mesmo um fator de battle royale nas partidas, já que a lava sobe gradualmente ao longo de cada partida. Entretanto, o design de cada fase não chega a ser coeso, apenas aleatório e sem sentido, e as mecânicas de plataforma são completamente disfuncionais.
A jogabilidade simplesmente é ruim. Mesmo tendo uma câmera em terceira pessoa, Up or Lava! possui controles que se assemelham a um jogo de tiro em primeira pessoa, o que torna toda a experiência menos agradável do que poderia ser. O principal problema reside nas barreiras invisíveis do mapa, além dos péssimos sistemas de colisões dos objetos que precisam ser escalados. Quando somados com os níveis que não são bem feitos ou divertidos, esses fatores fazem com que o jogo seja um “asset flip” mal feito e tosco em todos os seus aspectos.
O jogo tem gráficos
Pesando somente 600MB, Up or Lava! é um jogo simples. O título desenvolvido por meio da Unity Engine apresenta gráficos básicos, sem muitos detalhes. Porém, os visuais até se encaixam dentro da proposta do produto. Só que não há uma personalidade ou sequer uma boa direção por trás do mundo do game, já que os desenvolvedores claramente só utilizaram assets que são disponibilizados pela engine empregada nesse projeto, sem tino artístico algum.
Existem vários personagens disponíveis para serem controlados, mas todos eles possuem designs totalmente genéricos. E se o jogador cai na lava, a tela só fica vermelha enquanto o boneco desliza pelo chão. Certamente, isso não é um retrato fidedigno do que de fato acontece quando alguém cai dentro de um vulcão, mas também não se trata de uma representação artística. É apenas sem graça.
Up or Lava! é um tanto quanto mal polido em relação a sua localização. O jogo exibe textos a todo momento e em vários idiomas diferentes, sendo impossível de realmente compreender o que é comunicado. E mesmo com um conhecimento avançado do inglês, entender os tutoriais e guias que explicam como as mecânicas funcionam é desafiador, visto que é tudo mostrado em um alfabeto diferente. É louvável quando uma equipe pequena consegue lançar um game numa plataforma tão grande como a Steam, mas o estado puramente desleixado desse título é lamentável.
Perda de tempo
No papel, Up or Lava! parecia uma boa ideia para se distrair por um tempinho, sem grandes pretensões. Pelo menos, essa era a impressão transmitida pelas imagens e vídeos exibidas pela loja da Steam. Contudo, o jogo em si é muito ruim, e toda a experiência não merece atenção alguma. É melhor voltar para o Fall Guys, que oferece modos até semelhantes, mas de qualidade extremamente superior e sem uma barreira de entrada paga.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno