5-jogos-da-activision-que-poderiam-retornar-com-ajuda-da-microsoft-capa

5 jogos da Activision que poderiam retornar com ajuda da Microsoft

A aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft ainda não foi finalizada, mas deve ter seu resultado final divulgado em meados de outubro, a depender da boa vontade do CMA, o órgão antitruste do Reino Unido. Apesar disso, convenhamos que não faz mal sonhar com um possível retorno de certas franquias, né? Vamos abordar neste artigo cinco jogos que são propriedades da Activision Blizzard e merecem retornar num futuro não muito distante.

Blur

Blur

Blur é certamente um dos jogos de corrida que mereciam mais atenção. Apesar de ter recebido boas notas na época de lançamento, o desempenho comercial não foi dos melhores, vendendo abaixo do esperado e sendo um dos fatores responsáveis pelo fim do estúdio Bizarre Creations – que curiosamente possuia uma certa relação com o Xbox, já que eram responsáveis por Project Gotham Racing.

Reviver a Bizarre Creations não é uma opção, mas trazer Blur de volta dos mortos seria um sonho. Para os que não conhecem, Blur é um jogo de corrida arcade focado no combate veicular. Pense nos famosos games de kart, mas com um toque de realismo gráfico e carros licenciados. Junte isso aos efeitos de neon presentes na gameplay e claro, uma ótima trilha sonora. Pronto, obtemos a fórmula para uma experiência insana, que acabou resultando em um dos jogos de corrida mais subestimados de todos os tempos.

Guitar Hero

Guitar Hero

Guitar Hero é um dos jogos rítmicos mais famosos de todos os tempos. Apesar de sua última entrada ter sido lançada no não tão longínquo ano de 2015, a franquia não apresentou qualidade há muitos anos. Mas um título desse peso não pode ficar esquecido no tempo, e vejo total possibilidade de alavancar a franquia novamente.

O Xbox Game Pass poderia ajudar a popularizar a franquia, além de ser possível uni-lo a um sistema de live service não muito distante do que foi implantado no Guitar Hero Live. O fim da obrigatoriedade das guitarras também seria ótimo, voltando a era do Playstation 2, quando podíamos jogar com o controle sem maiores problemas. Existem diversas possibilidades para fazer esse gigante rítmico voltar ao topo, basta quererem.

Prototype

Prototype

Prototype é uma das propriedades intelectuais mais novas dessa lista. A franquia chegou em 2009 e recebeu sua sequência em 2012, com ambos jogos contando com uma remasterização para Playstation 4 e Xbox One. Prototype 3 teve seu desenvolvimento iniciado pela desenvolvedora Radical Entertainment, mas o projeto foi cancelado após a Activision considerar a IP um insucesso comercial.

A experiência é uma completa loucura e fornece uma ação desenfreada, contando com um mundo aberto em que podemos matar qualquer coisa que se move e destruir o que não se move utilizando nossos poderes. No final de tudo, Prototype nunca foi um jogo incrível, mas até hoje mantém seus fãs que aguardam por uma sequência. Vale lembrar que o estúdio Radical Entertainment ainda existe, mas funciona como suporte para os grandes jogos da Activision. Não custa sonhar com esse retorno, né?

Heretic / HeXen

Phil Spencer vestindo uma camiseta de HeXen

Desenvolvido pela Raven Software e publicado pela id Software (que hoje também é da Microsoft), HeXen é um FPS old school feito através da engine de Doom. O game foi muito bem recebido na época, contando com classes a serem escolhidas, um bom level design e diversos puzzles a serem resolvidos, além da sua jogabilidade com o uso de magias. HeXen, diferente de outros jogos, deixava de ser um clone de Doom para ter sua própria identidade.

Não só por ter sua própria identidade que HeXen está presente aqui. A franquia já foi mencionada anteriormente por Phil Spencer, que atiçou os fãs quando utilizou uma camiseta com uma imagem do jogo durante o evento Xbox Games Showcase de 2023. Apesar de Spencer garantir que tudo não passa de nostalgia, quem sabe tem algo a mais aí.

True Crime

True Crime: Streets of LA

Ok, a situação desse aqui é possivelmente a mais complexa da lista. True Crime foi uma franquia de ação policial pertencente a Activision, lançada na sexta geração de consoles. Enquanto Streets of LA foi um sucesso por parte de vendas e crítica, seu sucessor, New York City, foi considerado um fracasso, mudando os planos futuros para a franquia. True Crime: Hong Kong seria a sequência, porém o projeto foi cancelado. Seus direitos foram posteriormente adquiridos pela Square Enix, e o jogo foi lançado em 2012 com o nome de Sleeping Dogs.

Em 2014, a propriedade intelectual True Crime foi oficialmente abandonada pela Activision, e de lá pra cá, não tivemos novidades. Ver o retorno desse game, nem que seja com outro nome, seria incrível. Não precisamos ter o escopo de GTA, mas algo que funcione de forma semelhante, num mapa compacto e detalhado, com diversas mecânicas policiais, já cairia muito bem. Sleeping Dogs provou que há margem para fazer uma experiência incrível, e precisamos de mais jogos como esse no mercado.

Seja qual for o jogo a retornar, a Activision tem diversos títulos com um alto potencial. E você leitor, deseja ver algum desses jogos de volta? Deixe sua opinião e cite outras possíveis propriedades intelectuais que podem retornar!

Revisão: Julio Pinheiro