Este é o terceiro post da série sobre as novas cartas de Legends of Runeterra. E com ele o terceiro conjunto de cartas revelado que traz as criaturas umbríferas da Ilha das Sombras, com o destaque para Maokai – O Ente Sinistro.
Maokai é um grande ente enfurecido que luta contra os terrores sobrenaturais da Ilhas das Sombras. Assim como as duas campeãs anteriores, Quinn e Sejuani, Maokai também traz uma nova keyword – Toss (Descartar) – Obliterate (Oblitere) X cartas de não campeão, no fim do seu deck.
Com 1/4 de atributos e custando 4 de mana, Maokai é um campeão que Toss 2 cartas do seu deck e invoca um Sapling (criatura 2/1, Ephemeral e Challenger) na primeira vez, em cada rodada, que você jogar outro aliado. Para chegar ao nível 2, você precisa que suas unidade sejam mortas ou Tossed ao menos 25 vezes durante a partida. Quando Maokai atinge o Nv. 2, ele Oblitera (Obliterate) o deck inimigo até sobrar apenas 4 cartas de não campeões, além de ficar 2/5, receber a keyword Regeneration e invocar um Sapling a cada inicio de cada rodada.
A ideia de ter Maokai no deck é conseguir fazê-lo chegar ao nível 2 para obliterar o deck inimigo, dando ao oponente apenas 4 turnos para virar o jogo. Então, o esperado é que o deck gire em torno de sobreviver até esse momento da partida, por isso as características defensivas das cartas deste conjunto, como o alto valor de vida da cartas e a cura de todos os aliados do feitiço Sap Magic.
Apesar disso, Maokai consegue rodar bem com os Ephemeral e tokens que a Ilha das Sombras tem de sobra, já que o Maokai “upa”, além do Toss, com a morte de aliados. Logo, cartas como o Shark Chariot seriam invocadas em todas as rodadas de ataque, graças ao fato do Sapling ser Ephemeral. Também existem campeões como Hecarim, Kalista, Zed e Heimerdinger que invocam monstros que podem ajudar o Maokai a subir de nível dependendo menos do Toss. Similarmente, há outros combos em que a Ilha das Sombras se beneficia e envolvem a morte de aliados e feitiços que invocam múltiplas criaturas.
Outra carta que ajuda decks que invocam muitas criaturas com status baixo é o Overgrown Snapvine. Apesar dele ser uma criatura fraca para o seu custo de mana, 4/3 e 7 de mana, a cada vez que um seguidor for invocado, ele será morto e um novo Overgrown Snapvine será invocado.
A keyword Toss de Maokai e boa parte das cartas reveladas da Ilha das Sombras, até o momento, parece não se encaixar muito bem em nenhum dos arquétipos existentes no Legends of Runeterra. Ela parece exigir um protagonismo no deck para poder funcionar bem, tornado-se uma troca perigosa caso seja usada somente para obter o “efeito secundário” das cartas.