Vi-cover

Preview Vi, A Defensora de Piltover: Legends of Runeterra (PC)

Chegando ao quinto post sobre as novas cartas de Legends of Runeterra, temos um vislumbre do novo conjunto apresentado. Situado no eixo das violentas ruas de Piltover & Zaun a campeã da vez é a Vi – A Defensora de Piltover.

Antiga criminosa das ruas violentas de Zaun, Vi é uma mulher temível, impulsiva e explosiva que tem muito pouco respeito por autoridades. Após ter crescido completamente só, ela desenvolveu instintos de sobrevivência extremamente certeiros e um senso de humor extremamente ácido. Agora trabalhando com os Protetores de Piltover para manter a paz, ela porta poderosas manoplas hextec capazes de esmagar paredes e suspeitos com a mesma facilidade.

Vi é uma campeã 2/5 que custa 5 de mana com as seguintes keywords: Challenger e Tough. Ela ganha +1/+0, até um máximo de +8/+0, para cada outra carta jogada enquanto estiver na mão ou no campo. Para alcançar o nível 2, a Vi precisa atacar com 10 ou mais de poder. Já com o nível 2, ela tem 10/6, Challenger, Tough e quando bater em uma unidade, causa 5 de dano ao Nexus.

A Vi é o tipo de carta feita para decks Midrange. O requisito para ela subir de nível é bem simples de ser realizado por qualquer deck, já que só é necessário usar qualquer tipo carta, porém é acelerado com cartas que dão esteroide de ataque, como as encontradas em Noxus e Demacia. Sendo uma unidade com 5 de vida e Tough, isto a torna um alvo muito difícil para se enfrentar, pois resiste a maioria das remoções como o combo Mystic Shot + Get Excited! ou até mesmo dois Grasp of the Undying.

Quando atinge o nível 2, a Vi se torna mais eficiente com cartas que permitam que ela esbofetei várias vezes enquanto ataca, como Rally, Single Combat e Whirling Death (talvez um Judgment?). Podendo também ser uma boa combinação para decks com Katarina.

Vault Breaker deve ser o seu feitiço e, por retornar para a mão após usado, parece um bom combo para se fazer com o Heimerdinger, além de ser uma fonte de descarte para cartas que tem este requisito, já que ela retorna para mão como Fleeting.

Gotcha! e Patrol Wardens têm um aspecto peculiar e claramente feito para serem usados em conjunto com a Insightful Investigator. Patrol Wardens tem status okay para uma unidade que custa 3 de mana (4/3) e seu efeito de custar 2 de mana na rodada em que é comprado o torna bastante atrativo em decks Aggro. Já o Gotcha! é bastante ruim custando 4 de mana para causar apenas 3 de dano, mas se usado na rodada que for comprado, torna-se muito forte pelo valor de 2 manas. Como ambas podem custar 2 de mana, a Insightful Investigator ativaria seu efeito quando qualquer dessas duas cartas fossem jogadas com o custo reduzido. Insightful Investigator + Cloud Drinker + Vault Breaker também podem permitir várias compras de cartas em uma única rodada, pois o Cloud Drinker reduziria o preço do Vault Breaker para 2 manas.

Veteran Investigator é uma carta que pode ajudar os decks de Maokai a finalizarem o jogo quando combinadas a outras cartas da ilha das Sombras (Fading Memories, Mist’s Call, Splinter Soul e Chronicler of Ruin). No momento em que o Veteran é invocado, todos os jogadores compram uma carta. Se esse efeito é usado algumas vezes após o Maokai alcançar o nv. 2, o oponente comprará mais rápido as suas 4 últimas cartas, perdendo o jogo por não poder comprar mais cartas. O Veteran Investigator talvez possa funcionar em decks de Poison Puffcaps por forçar o inimigo a comprar uma possível carta envenenada.

Achei interessante as cartas de Piltover & Zaun pela sua capacidade de se encaixar em diversos tipos de decks. Acredito que facilmente a Vi entre em algum deck Midrange de tier II. Mas é claro que isso vai depender de como o meta vai se desenvolver após a chegada das novas cartas ao Legends of Runeterra.