Assetto Corsa EVO é o mais novo lançamento da série de simuladores de direção produzida pelos italianos da Kunos Simulazioni. O título foi disponibilizado em acesso antecipado na Steam em um estágio promissor, mas embrionário e com uma lista de problemas que tornam o game em algo a ser evitado – pelo menos por enquanto.
Desenvolvimento: Kunos Simulazioni
Distribuição: 505 Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Corrida, Simulador
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC
Duração: Sem registros
Correndo, mas de poucas formas diferentes

Assetto Corsa EVO é um jogo de corrida focado em uma simulação realista, seguindo o estilo de Forza Motorsport e Gran Turismo, mas livre de amarras de plataformas específicas, já que o título também será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X|S após o período de acesso antecipado. O foco, claro, está nas corridas, com uma jogabilidade altamente customizável que permite a edição de todos os seus aspectos, como a câmera, configurações do carro e assistências. Para obter a melhor experiência possível, é necessário passar um tempo configurando cada funcionalidade – principalmente se for jogar com um joystick, uma vez que o jogo não é voltado para o público casual, mas sim para entusiastas que investem no gênero a ponto de terem até um volante real para usar no PC.
Há vários pontos que precisam ser melhorados na gameplay. A física dos carros e o comportamento deles nas pistas deveriam ser uma prioridade para os desenvolvedores, pois, às vezes, os veículos parecem sabonetes deslizando pelas ruas, sem um sistema de colisão adequado com os limites da pista ou outros carros. Há apenas cinco pistas distintas no jogo, com a promessa de mais 15 na versão final do simulador. Somente 20 carros estão presentes atualmente, e os modelos são baseados em fabricantes reais, como a Toyota, Porsche, Honda e Ferrari – mas falta uma quantidade significativa de veículos para usar.

É inegável: falta bastante conteúdo em Assetto Corsa EVO. Vários modos não estão disponíveis, como a clássica autoescola, onde se aprende a tirar as famosas licenças. O título só oferece um modo single player com opções de treino e corrida rápida em autódromos, mas há até uma promessa de um mundo aberto. Resta saber se tudo isso será cumprido quando a versão final, prevista para a primavera de 2025, for lançada.
Desempenho horrível

Embora incompletos, muitos títulos em acesso antecipado oferecem uma experiência satisfatória e relativamente funcional. No entanto, esse, infelizmente, não é o caso de Assetto Corsa EVO. O simulador foi construído para ser um game online, mas os servidores não funcionam corretamente. Como resultado, o título acaba se tornando uma experiência offline, sem boa parte de suas funções liberadas – e, ainda assim, é extremamente pesado.
Para obter um desempenho minimamente tolerável, é preciso ajustar as configurações para o modo mais baixo possível. Isso praticamente destroi a qualidade gráfica do jogo, que é bonito em suas opções mais altas. O título foi testado numa máquina que excede os requisitos divulgados pela equipe de desenvolvimento, o que evidencia um grave problema de otimização na versão de PC do simulador.

Além disso, a apresentação é prejudicada por diversos bugs, como as mãos do piloto na visão em primeira pessoa, que não acompanham os comandos com precisão e ficam teleportando na tela. Contudo, é possível ver qualidades, como o nível de detalhe de cada automóvel e o impressionante lado sonoro, em adição ao clima dinâmico, que altera as condições da corrida de uma forma surpreendente. Mas como nada está realmente finalizado ou completo, o simulador simplesmente não é algo agradável de se jogar. Há várias alternativas dentro do gênero de corridas realistas que são verdadeiramente funcionais, como até mesmo os títulos anteriores da própria série Assetto Corsa, por exemplo.
Não vale a pena
Assetto Corsa EVO tem a base de um bom jogo de corrida, mas ainda está num estado excessivamente rudimentar, com bugs, problemas técnicos e a ausência de conteúdo para engajar os jogadores por muito tempo. A franquia é conhecida e relevante justamente por sua qualidade, algo que não está presente aqui – portanto, o ideal é esperar até que os responsáveis deixem essa nova edição do simulador em um estado aceitável.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno