Capa de VOIN

Preview VOIN (PC) – Um hack ‘n’ slash em acesso antecipado

Disponível em acesso antecipado na Steam, VOIN é um jogo de ação no estilo hack ‘n’ slash, inspirado em obras como DOOM, ULTRAKILL e Witchfire. Criado por Nikita Sozidar, um único desenvolvedor, o game possui uma boa jogabilidade, mas se encontra em um estágio embrionário, com falta de conteúdo e a alguns problemas técnicos que atrapalham a jogatina.

Desenvolvimento: Nikita Sozidar

Distribuição: tinyBuild

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, RPG

Classificação: 12 anos (violência)

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC

Duração: 2 horas (campanha)

Eliminado ameaças

Chefe em VOIN

Ainda sem um grande foco na narrativa, VOIN coloca os jogadores no papel de um cavaleiro que precisa purificar o mundo em que vive ao derrotar os inimigos encontrados ao longo de sua jornada. O combate é centrado em esquivas e ataques precisos, exigindo que o jogador atinja os pontos fracos dos oponentes no momento certo, seguindo a lógica dos jogos soulslike. Praticamente todos os adversários (até os chefes) se comportam dessa mesma maneira, sendo um aspecto que o título poderia ser um pouco mais variado para tornar o game em algo realmente distintivo.

Por outro lado, VOIN não tenta ser uma experiência punitiva, porque todos os ataques recuperam a vida do protagonista, garantindo uma gameplay justa e equilibrada. Todo o nível do desafio pode ser alterado de forma interativa, através do mapa, sem depender de uma interface tradicional. Embora esse recurso adicione bastante personalidade ao jogo, a navegação é confusa e até excessivamente demorada em situações que pedem por agilidade.

Builds e skills

Configurações em VOIN

VOIN é um RPG completo, com a possibilidade de personalizar builds por meio de um sistema de habilidades desbloqueáveis e pela adição de runas a equipamentos, que fornecem bônus aos atributos. As skills são exatamente aqueles movimentos exagerados e estilosos típicos de séries do gênero, como Devil May Cry. 

Os golpes são liberados gradualmente, mas poderiam estar disponíveis desde o início da jogatina para se ter uma grande quantidade de ataques à disposição em todos os momentos possíveis. Apesar desse contratempo, o jogo acerta nesse ponto: até a movimentação é uma arma. Não há dano de queda, mas sim um poderoso ataque de raios executado automaticamente ao descer para outra parte do mapa. VOIN põe a ação em primeiro lugar, e é isso que o torna tão divertido.

Bugs visuais e um desempenho abaixo do esperado

Mapa de VOIN

Com visão em primeira pessoa, VOIN apresenta uma ótima direção artística, unindo efeitos retrô com técnicas modernas. Os cenários, embora belos, precisam de polimentos, visto que é possível notar elementos em 3D que se sobrepõem a outros materiais incorretamente, o que prejudica a imersão. 

O desempenho da versão para computadores também precisa ser ajustado. VOIN sofre com travamentos constantes, que afetam a fluidez da gameplay sempre que uma nova seção do mapa é carregada. Além disso, o suporte ao formato ultrawide é limitado, apenas cortando as laterais da imagem em vez de expandir o campo de visão do personagem principal.

Em acesso antecipado

Jogabilidade de VOIN

Afinal, VOIN está em desenvolvimento, com uma série de aspectos inacabados. A tradução para o português, por exemplo, não foi revisada e conta com muitos textos confusos e sem sentido. Há somente duas fases, que não possuem uma trilha sonora marcante os acompanhando.

O lançamento da edição completa está programado para o final de 2025 – ou seja, daqui um ano. Até lá, o desenvolvedor promete lançar várias atualizações, incluindo novos itens, monstros, mapas e melhorias nos equipamentos. Considerando as qualidades já apresentadas por VOIN, aguardar até que tudo esteja completamente finalizado pode ser uma boa escolha, pois o potencial aqui é alto.

Escolha esperar

Com uma duração de cerca de duas horas, VOIN impressiona mesmo em seu estado inacabado, especialmente por ter sido feito por um único desenvolvedor. O título tem potencial, mas vários aspectos precisam ser aprimorados para que o game se torne uma experiência à altura de sua ambiciosa proposta.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno