Disponível em acesso antecipado na Steam, VOIN é um jogo de ação no estilo hack ‘n’ slash, inspirado em obras como DOOM, ULTRAKILL e Witchfire. Criado por Nikita Sozidar, um único desenvolvedor, o game possui uma boa jogabilidade, mas se encontra em um estágio embrionário, com falta de conteúdo e a alguns problemas técnicos que atrapalham a jogatina.
Desenvolvimento: Nikita Sozidar
Distribuição: tinyBuild
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, RPG
Classificação: 12 anos (violência)
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC
Duração: 2 horas (campanha)
Eliminado ameaças
Ainda sem um grande foco na narrativa, VOIN coloca os jogadores no papel de um cavaleiro que precisa purificar o mundo em que vive ao derrotar os inimigos encontrados ao longo de sua jornada. O combate é centrado em esquivas e ataques precisos, exigindo que o jogador atinja os pontos fracos dos oponentes no momento certo, seguindo a lógica dos jogos soulslike. Praticamente todos os adversários (até os chefes) se comportam dessa mesma maneira, sendo um aspecto que o título poderia ser um pouco mais variado para tornar o game em algo realmente distintivo.
Por outro lado, VOIN não tenta ser uma experiência punitiva, porque todos os ataques recuperam a vida do protagonista, garantindo uma gameplay justa e equilibrada. Todo o nível do desafio pode ser alterado de forma interativa, através do mapa, sem depender de uma interface tradicional. Embora esse recurso adicione bastante personalidade ao jogo, a navegação é confusa e até excessivamente demorada em situações que pedem por agilidade.
Builds e skills
VOIN é um RPG completo, com a possibilidade de personalizar builds por meio de um sistema de habilidades desbloqueáveis e pela adição de runas a equipamentos, que fornecem bônus aos atributos. As skills são exatamente aqueles movimentos exagerados e estilosos típicos de séries do gênero, como Devil May Cry.
Os golpes são liberados gradualmente, mas poderiam estar disponíveis desde o início da jogatina para se ter uma grande quantidade de ataques à disposição em todos os momentos possíveis. Apesar desse contratempo, o jogo acerta nesse ponto: até a movimentação é uma arma. Não há dano de queda, mas sim um poderoso ataque de raios executado automaticamente ao descer para outra parte do mapa. VOIN põe a ação em primeiro lugar, e é isso que o torna tão divertido.
Bugs visuais e um desempenho abaixo do esperado
Com visão em primeira pessoa, VOIN apresenta uma ótima direção artística, unindo efeitos retrô com técnicas modernas. Os cenários, embora belos, precisam de polimentos, visto que é possível notar elementos em 3D que se sobrepõem a outros materiais incorretamente, o que prejudica a imersão.
O desempenho da versão para computadores também precisa ser ajustado. VOIN sofre com travamentos constantes, que afetam a fluidez da gameplay sempre que uma nova seção do mapa é carregada. Além disso, o suporte ao formato ultrawide é limitado, apenas cortando as laterais da imagem em vez de expandir o campo de visão do personagem principal.
Em acesso antecipado
Afinal, VOIN está em desenvolvimento, com uma série de aspectos inacabados. A tradução para o português, por exemplo, não foi revisada e conta com muitos textos confusos e sem sentido. Há somente duas fases, que não possuem uma trilha sonora marcante os acompanhando.
O lançamento da edição completa está programado para o final de 2025 – ou seja, daqui um ano. Até lá, o desenvolvedor promete lançar várias atualizações, incluindo novos itens, monstros, mapas e melhorias nos equipamentos. Considerando as qualidades já apresentadas por VOIN, aguardar até que tudo esteja completamente finalizado pode ser uma boa escolha, pois o potencial aqui é alto.
Escolha esperar
Com uma duração de cerca de duas horas, VOIN impressiona mesmo em seu estado inacabado, especialmente por ter sido feito por um único desenvolvedor. O título tem potencial, mas vários aspectos precisam ser aprimorados para que o game se torne uma experiência à altura de sua ambiciosa proposta.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno