khazancapa

Review The First Berserker: Khazan (Xbox Series X) – O primogênito da fúria

The First Berserker: Khazan é o mais recente spin-off da série de MMO Dungeon Fighter Online, trazendo uma história única e original. Inspirado nos soulslikes, o jogo possui elementos de hack ‘n’ slash e oferece uma gameplay ágil e baseada em combos. Com um grande potencial para futuras continuações, Khazan promete uma experiência dinâmica e envolvente.

Desenvolvimento: Neople

Distribuição: Nexon

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Aventura, RPG

Classificação: 16 anos (violência)

Português: Legendas e interface

Plataforma: Xbox Series X|S, PC, PS5

Duração: 36 horas (campanha)

Seja o espírito da vingança

O Espectro da Espada conversando com seu mestre
O submundo é governado por seres poderosos

Situado 800 anos antes dos eventos de Dungeon Fighter Online, The First Berserker: Khazan coloca os jogadores no controle do lendário Khazan. Outrora general do Império Pell Los, ele foi falsamente acusado de traição e brutalmente torturado. No entanto, um incidente durante sua transferência para a execução lhe dá uma inesperada chance de escapar. Há um porém: o evento parece ter sido orquestrado por uma entidade fantasmagórica conhecida como Espectro da Espada, que deseja reivindicar seu corpo físico.

Com Khazan e o Espectro da Espada precisando um do outro para alcançar seus respectivos objetivos, um pacto é formado. Assim, Khazan tem a oportunidade de se vingar daqueles que o prejudicaram, enquanto o Espectro pode cumprir as ordens de seu mestre e investigar o que está perturbando o equilíbrio do Mundo Mortal. Mas não pense que atingir qualquer um desses objetivos será fácil – este é um soulslike, afinal, então já se sabe que o desafio será árduo.

Khazan exaurindo sua fúria em uma batalha
Um general incontrolável em batalhas

Em termos de estrutura, The First Berserker: Khazan lembra muito a franquia Nioh, da Team Ninja. Após se familiarizar com as mecânicas e concluir algumas missões introdutórias, o jogador desbloqueia um hub onde pode continuar a história principal, revisitar missões anteriores ou enfrentar missões secundárias que estejam disponíveis. Existem boas razões para revisitar missões além de coletar Lacrima, que permite fortalecer Khazan, como a busca por colecionáveis na forma de cristais e potes, além de equipamentos que oferecem uma ampla gama de benefícios.

O jogador pode simplesmente equipar-se de qualquer maneira, mas para obter os melhores resultados, é essencial reunir itens que formem um conjunto. Os equipamentos são classificados por cores, de acordo com sua qualidade. Para ter a melhor chance de sucesso em The First Berserker: Khazan, o ideal é encontrar um conjunto que conceda bônus úteis ao seu estilo de jogo e que seja da mais alta qualidade possível. Felizmente, há fornecedores para ajudá-lo com suas necessidades de equipamento, e o jogador também desbloqueia um ferreiro capaz de criar novos itens, desde que encontre os planos necessários e disponha dos materiais requeridos.

General Khazan sendo possuído pelo Espectro da Espada
A junção de dois seres é através da dor

Mas o equipamento é apenas uma parte da equação para superar os inimigos. A proficiência com a arma escolhida também é crucial. O jogo disponibiliza três tipos de armas, cada uma com sua própria árvore de habilidades. Por isso, é recomendável escolher apenas uma e focar em seu aprimoramento. À medida que avança, o jogador ganha pontos de habilidade, que podem ser usados para desbloquear novos movimentos ou aperfeiçoar os já disponíveis. No fim das contas, selecionar as habilidades certas e utilizá-las com sabedoria torna a jornada muito mais gerenciável.

Poucas armas e muitos combos

Khazan observando o rico detalhe de um mundo preste a desmoronar
A lança é uma das melhores armas do jogo

Independentemente do tipo de arma escolhido, o jogador descobrirá que ataques rápidos e potentes são as opções disponíveis – sendo os ataques poderosos especialmente úteis para desgastar o medidor de resistência dos inimigos. Se conseguir esgotá-lo completamente, terá a oportunidade de executar um ataque brutal devastador.

Quanto à defesa, é possível bloquear e esquivar, mas bloquear no momento exato reduz o medidor de resistência do inimigo e consome menos da sua própria resistência, proporcionando uma vantagem estratégica. O sistema de combate também apresenta algumas peculiaridades interessantes, como a possibilidade de contra-atacar certos golpes inimigos, mantendo o jogador constantemente alerta.

Khazan se preparando para receber uma investida de um inimigo
Espíritos vingativos podem ser chamados para testar suas habilidades

Embora o combate em The First Berserker: Khazan seja envolvente desde o início, graças à suas mecânicas sólidas e controles precisos, ele se torna ainda mais profundo à medida que o jogador investe pontos nas árvores de habilidades. Eventualmente, é possível realizar combos impressionantes e desenvolver Khazan de acordo com seu estilo de jogo.

Por exemplo, o jogador pode optar por empunhar uma espada colossal e focar em ataques carregados poderosos enquanto usa uma mão espectral para bloquear investidas inimigas. Ou então pode priorizar a agilidade, esquivando-se rapidamente antes de desencadear uma enxurrada de golpes com uma combinação de espada e machado.

Ponto de controle onde recuperamos vida e fazemos upgrade em nosso personagem
A espada é o nosso local de descanso

Minhas principais queixas sobre o jogo giram em torno do equilíbrio. Alguns confrontos, especialmente contra chefes, são excessivamente difíceis, a ponto de se questionar se a dificuldade está realmente bem ajustada. Embora exista um “modo fácil” para aqueles que morrem repetidamente, muitos ainda acharão que o jogo continua sendo um desafio árduo.

Além disso, não há um modo multiplayer, o que impede a cooperação direta entre jogadores. Apesar da possibilidade de convocar ajudantes para lutas contra chefes, desde que se tenha o item necessário, essas assistências costumam ser decepcionantes – muitas vezes os ajudantes morrem em questão de 10 a 20 segundos após o início do combate. O jogador precisaria investir tempo e recursos para torná-los realmente eficazes.

Um inimigo sendo brutalmente finalizado
Não tem inimigo que aguente

Fora dos confrontos com chefes, os combates contra inimigos comuns são satisfatórios, mas a frequência com que são reutilizados pode fazer com que alguns encontros pareçam repetitivos ou pouco desafiadores. Felizmente, existem inimigos elite, versões mais poderosas dos adversários comuns, que impõem um desafio extra durante a jornada. A boa notícia? Uma vez derrotados, esses inimigos não retornam!

A história por traz do primeiro de sua fúria

Khazan observa restos mortais de varias criaturas
Os cenários possui alguns detalhes bem interessantes

Quando se trata da narrativa, The First Berserker: Khazan não segue a fórmula dos jogos da FromSoftware. Ao contrário dos títulos Souls, ele apresenta uma história mais explícita. Derrotar um chefe avança a trama, desencadeando uma ou duas cenas curtas que revelam mais detalhes sobre o mundo e o motivo da sua intervenção.

A história em si é funcional, mas é curioso que tantos soulslikes insistam em tramas mais diretas sem realmente justificar a necessidade de retirar o controle das mãos do jogador. Tudo é breve: cada chefe derrotado acrescenta novas explicações sobre os eventos que assolam o mundo e os motivos que levaram Khazan a lutar.

General Khazan apenas observando ao seu redor
Equipamentos mudam completamente o visual do personagem

Os mapas são bem projetados e seguem o estilo de layout característico da FromSoftware, com níveis interconectados que se abrem gradualmente por meio de atalhos. No entanto, entre montanhas nevadas, castelos empoeirados e, sim, pântanos venenosos, os cenários podem parecer um tanto genéricos. A paleta de cores suaves também não contribui para torná-los visualmente memoráveis.

Além disso, os estágios são segmentados, o que prejudica a abordagem de mundo dobrado, um elemento que torna os níveis da FromSoftware tão icônicos. Isso não significa que os ambientes não sejam divertidos (são!),  mas eles carecem de identidade marcante.

Khazan parado observando o inimigo devorando carcaça de algumas pessoas
Um cenário de terror

Ainda assim, acredito que a maioria dos fãs do gênero soulslike encontrará bastante diversão em The First Berserker: Khazan, especialmente se seu foco principal for a jogabilidade. O jogo incorpora algumas mecânicas inteligentes para mitigar a frustração, preservando o desafio recompensador.

The First Berserker: Khazan pode não estar no mesmo patamar de Bloodborne ou Sekiro: Shadows Die Twice, mas, no meio do combate, ele consegue oferecer uma experiência surpreendentemente próxima.

Uma opção para iniciantes, apesar de certos momentos

Para aqueles que estão prontos para encarar o desafio, é difícil não se impressionar com The First Berserker: Khazan. O jogo oferece uma experiência sólida e, jogando no Xbox Series X, não encontrei nenhum problema de desempenho. Embora existam momentos que possam fazer você querer arrancar os cabelos, o combate é tão envolvente que a frustração logo dá lugar à perseverança – é provável que você continue voltando até alcançar a vitória. Se você está em busca de um novo soulslike para jogar, The First Berserker: Khazan é uma recomendação fácil.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Revisão: Júlio Pinheiro

The First Berserker: Khazan

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Combate
  • Diversão
  • História

Contras

  • Quests
  • Variedade de armas