Beach Buggy Racing 2

Review Beach Buggy Racing 2: Island Adventure (Switch) – Melhor, maior, e com novidades

Sabe aqueles jogos que não possuem tanta visibilidade por causa de seu orçamento que limita ações de marketing e coisas do tipo? Bom, fico um pouco triste que fatores assim sejam a maior barreira para excelentes títulos, que muitas vezes não são notados por causa da impossibilidade de uma divulgação maior.

Este é o caso de Beach Buggy Racing, um excelente jogo que conheço nas plataformas mobile há vários anos, fez sua estreia nos consoles em 2017 e finalmente despontou seu segundo título agora em 2021, no Switch. Beach Buggy Racing 2: Island Adventure é a continuação daquilo que já era excelente, vindo do mobile sem todos os elementos de um free to play – já que aqui ele é pago.

Desenvolvimento: Vector Unit
Distribuição: Vector Unit
Jogadores: 1-6 (local)
Gênero: Corrida, Esporte, Arcade
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PS4, Xbox One, PC e Switch
Duração: Sem registros

De volta à corrida praiana

De volta à ilha

Beach Buggy Racing 2: Island Adventure, como dito, veio originalmente de um jogo gratuito para mobile. Como tive bastante contato com o primeiro em meu celular e depois o revisitei no Switch, fiquei muito animado quando o segundo foi anunciado para Android e iOS. 

Infelizmente, games gratuitos de celular costumam ter bastante elementos monetizados, justamente, para render algum dinheiro em cima do produto. Quando esses títulos são trazidos para consoles, a prática mais comum é remover todos estes itens que exigem um pagamento para poder mandar o produto da maneira mais fechada possível nas plataformas dedicadas a jogos.

A sequência de Beach Buggy Racing traz novamente a qualidade existente no antecessor, mas agora com um novíssimo modo Adventure. Nesta opção, somos convidados a selecionar as pistas em sequência em um mapa, como em uma espécie de Super Mario World, onde há diversas corridas diferentes com mecânicas variadas. Existem as pistas com corrida padrão, Contra o Tempo, Eliminatórias, Fogos de Artifício, entre outras modalidades. É neste mapa também que liberamos power ups novos para serem utilizados durante a aventura, além de ser possível desbloquear novos personagens vencendo-os em um campeonato de quatro partidas.

Modo adventure

E falando em power ups, todos os clássicos de Beach Buggy Racing estão presentes, mas a sequência recebeu um número maior ainda de novidades com novos tipos de ataques e itens passivos para serem usados durante as corridas. Ao contrário de alguns indies do gênero, aqui podemos direcionar para onde lançaremos o ataque, seja para frente ou para trás. Isso expande as possibilidades e variações na abordagem dos power ups, além de aumentar a estratégia do jogador. Fora isso, novos personagens se fazem presentes e são possíveis de serem escolhidos, pois são vendidos no modo história. Cada um tem sua habilidade única, que pode ser usada duas vezes por corrida, ao contrário do jogo anterior em que só podíamos usá-las uma vez na partida.

Para aumentar o conteúdo e as atividades a serem feitas, existem desafios internos do jogo que concedem prêmios ao serem cumpridos, como novos veículos. Skins novas também podem ser obtidas pegando latas de tinta durante as corridas, possibilitando uma maior personalização e variação para os carros existentes por aqui. Além disso, desafios diários e semanais estão sempre se renovando, trazendo sempre uma pista para ser vencida em um modo de jogo com características especiais, como correr em uma partida toda utilizando o power ups dos chifres de touro.

Como se não bastasse, ainda há os modos secundários disponíveis, como os Campeonatos, com modos mistos de corridas a serem vencidas; Torneios, em que nossa pontuação é enviada ao placar mundial ao corrermos em partidas personalizadas que misturam regras e cenários diferentes; e o de corrida única, que funciona como um modo de partida rápida e descompromissada. No menu de Coleção é possível ver todos os carros desbloqueados, power ups liberados e corredores disponíveis. Infelizmente, ainda não existe uma forma de criar nosso próprio corredor personalizado.

O que deixou a desejar

Corridas ainda melhores

Infelizmente, Beach Buggy Racing 2: Island Adventure ainda peca grandemente pela falta de um multiplayer online. Apesar de existir o modo para até 4 jogadores locais – o modo para 6 pessoas foi removido -, é através da internet que games de corrida brilham atualmente. Após uma pesquisa, descobri que os desenvolvedores não optaram por adicionar o recurso porque isso traria um trabalho muito grande e mudaria completamente como Beach Buggy Racing 2 foi desenvolvido, o que considero uma resposta não muito agradável, mas praticamente uma muleta para usar como desculpa pela ausência do fator tão importante que é o online.

De forma secundária, os personagens ainda não possuem nenhuma voz, causando uma certa falta de personalidade e carisma em todos eles. É comum em games como Mario Kart e Crash Team Racing os corredores emitirem sons e grunhidos durante a partida como forma de reação espontânea, e isso pode até parecer bobo, mas acaba causando uma humanização maior dos personagens aqui presentes: você sente que estão vivos ,mesmo que sejam apenas modelos 3D.

Experiência aprimorada, mas que comete erros já vistos

Beach Buggy Racing 2 Island Adventure é a melhoria de tudo aquilo visto no título anterior, com uma quantidade bem maior de conteúdo feito do zero e formas de jogos geradas proceduralmente para dar uma sobrevida ao jogo de maneira geral. Novos power ups, personagens e veículos são extremamente bem-vindos,e  certamente o modo Adventure foi uma inclusão feliz na sequência de Beach Buggy Racing.

Infelizmente, é inaceitável um jogo desses não possuir um modo online, o que é um desperdício enorme para um título de corrida. Alguns erros também se repetem em comparação ao antecessor, como os personagens sem vozes e carros um tanto quanto flutuantes demais. O drift também não parece tão efetivo e acaba aparentando ser algo inútil por não resultar em um resultado mais claro como um boost ou algo do tipo.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Beach Buggy Racing 2

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Muito conteúdo
  • Evolução em relação ao antecessor
  • Vários desbloqueáveis
  • Diversos modos e inclusão do Adventure
  • Desafios que se renovam

Contras

  • Falta do online é inaceitável
  • Personagens precisam de voz
  • Carros ainda flutuam demais
  • Remoção do modo 6 jogadores