review-concord-capa

Review Concord (PS5) – Divertido, mas falta alguma coisa

Concord é o mais novo lançamento da Sony para o PlayStation 5 e o PC. O game traz uma proposta de colocar o jogador no controle dos mais variados herois em disputas online. Contudo, apesar de sua premissa ser interessante, a sensação que dá é que faltam algumas coisas. Mas vamos por partes.

Desenvolvimento: Firewalk Studios

Distribuição: Sony

Jogadores:  1-10 (online)

Gênero: Tiro

Classificação: 12 anos

Português: Dublagem, legendas e Interface

Plataformas: PS5, PC

Duração: Sem registros

Uma lore interessante para nada

imagem de uma das CGs de Concord
A história em si não afeta em nada na jogatina

Concord possui uma história, mas que efetivamente não serve para nada. No jogo, nós podemos selecionar entre os membros da tripulação da Estrela-do-Norte, uma nave espacial. Eles são, basicamente, mercenários a serviço de quem paga melhor. Há toda uma seção que se preocupa em explicar a fundo o pano de fundo de cada um dos personagens, suas ligações, planetas e muitas outras coisas.

Porém, ao iniciarmos qualquer partida, isso não faz absolutamente a menor falta, já cada time escolhe os seus herois e precisa disputar pelo objetivo da missão. Particularmente, isso me fez não ficar tão interessado em ler as toneladas de textos disponíveis. 

Os produtores prometem atualizar a história lançando novos capítulos de tempos em tempos, e isso deve mostrar mais pontos da jornada dos membros da tripulação da Estrela-do-Norte. Se houvesse uma opção de jogar com herois fazendo missões com os amigos, por exemplo, acredito que toda essa imensa quantidade de lore presente faria muito mais sentido.

Um time diverso

Personagens de Concord
Alguns dos herois disponíveis

O game conta atualmente com 16 herois que podem ser escolhidos para batalhas de cinco jogadores contra outros cinco. Todos os personagens são bastante coloridos e possuem um design bastante distinto uns dos outros. Os equipamentos de cada um deles também são diferentes, o que reflete também na sua função nas partidas. 

Alguns possuem movimentos que curam a si mesmo e aos outros, ou então que causam dano em área, criam paredes, e muitos outros. Dentre todos, o mais divertido deles é o soldado Teo, já que ele usa uma metralhadora e possui bombas de fumaça e de dano como armas secundárias. O jeito aqui é experimentar todos eles e assim descobrir qual o que mais se adequa ao seu estilo de jogo particular. 

Cinco contra cinco

imagem da gameplay
O sistema de mira é muito bom

Concord tem, pelo menos por enquanto, basicamente dois modos de jogo: um de conquista de pontos e outro de acúmulo de medalhas de adversários caídos. O primeiro é aquele clássico já visto em vários jogos em que temos que ficar em um local durante um determinado tempo para acumular pontos e assim ganhar a partida. Há outros, como conquista de cargas, e variações.

Agora, o modo de juntar as medalhas é peculiar, para dizer o mínimo. A cada morte, tanto nossa quanto do adversário, uma medalha cai no campo, então temos que fazer a coleta até juntar o número necessário para vencer. Particularmente, esse modo é um pouco frustrante, já que a sensação que tive é que mesmo quando eu matava e pegava a medalha dos adversários, meu time não fazia pontos. Além disso, sempre que um dos times estava próximo de chegar a meta de pontos, o time adversário parecia juntar muitas delas de forma um tanto quanto desproporcional. 

Ainda assim, eles são divertidos, mas sempre fica uma sensação de que algo está faltando durante a jogatina, seja uma quantidade diversificada de mapas, mais herois para serem escolhidos, ou algo assim. Contudo, um modo que usasse mais a lore do mundo de Concord seria extremamente bacana, além de poder explorar tudo o que essa galáxia tem pra oferecer.

Bom, mas falta tempero

Concord traz um pacote muito bom no seu lançamento. Ele é divertido, e o seu multiplayer, seja entre jogadores do PlayStation 5 ou com o pessoal do PC, é muito bom e funciona bem. Os personagens disponíveis são até interessantes, mas nada do que eles realmente são é utilizado durante a gameplay. Ainda assim, fica aquela sensação de que está faltando alguma coisa, quase como estamos apreciando uma boa comida, mas que podia ter alguma coisa a mais ali.

A jogabilidade de Concord, apesar de ser meio pesada, depende do personagem escolhido e os gráficos são muito bonitos. O game conta com legendas em portugues, então podemos apreciar tudo o que ele oferece plenamente.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Concord

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Bons gráficos

Contras

  • Poucos modos de jogo
  • Muita lore pra nada
  • Partidas com pontuações um pouco confusas