Door Kickers Imagem destacada

Review Door Kickers (Switch) – Estratégia bem feita na palma da mão 

O Nintendo Switch tem recebido bastante jogos do gênero de estratégia nos últimos meses. Apesar disso, existe sempre uma certa dificuldade em adaptar um estilo de jogo planejado e programado para computadores ou aparelhos de toque, para um console com botões e um hardware um pouco mais fraco.

Felizmente, Door Kickers conseguiu se adaptar muito bem para a plataforma da Nintendo, oferecendo uma jogabilidade simples de se dominar misturada a uma boa dificuldade. Ele mostra que é possível transferir algo predominante nos computadores em um bom formato para os consoles.

Desenvolvimento: Killhouse Games
Distribuição: QubicGames
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, Simulação, Ação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataforma: Android, Switch, iOS e PC
Duração: 5.5 horas (campanha)/15.5 horas (100%)

Aqui é a polícia

Mapa geral de missão

Em Door Kickers você assume o comando de um esquadrão de forças especiais, com o objetivo de impedir atividades criminais. A equipe começa bem fraca – tendo apenas o equipamento básico e uma única classe – mas, conforme você vai subindo de nível e completando missões, novos itens são desbloqueados.

Todos os personagens podem acessar todas as classes permitindo assim que o jogador possa adequá-los para cada situação necessária, sem se preocupar em ter um grupo fraco. Também é possível alterar seus equipamentos e itens separadamente, adaptando-os conforme as necessidades surgem.

O título possui 5 classes diferentes: Pointman, Assaulter, Breacher, Shield e Stealth. Começando apenas com Pointman disponível, o jogador vai desbloqueando as outras conforme aumenta seu nível geral.

Tela de customização do personagem

Cada uma destas classes possui suas vantagens e desvantagens, por exemplo: Pointman tem a melhor mobilidade do jogo, mas só pode equipar pistolas, o que não ajuda ao enfrentar inimigos bem equipados. Para conseguir completar as missões perfeitamente, ou sem ter baixas, é preciso misturar bem as classes entre os soldados disponíveis e utilizar suas vantagens e desvantagens a seu favor.

E para ajudar a treinar suas estratégias e aprender a utilizar suas classes, Door Kickers oferece uma série de missões “livres”, que testam suas habilidades durante diversas situações diferentes. De início elas são as únicas que podem ser aproveitadas, recompensando o jogador com pontos de experiências e estrelas que podem ser utilizadas para adquirir equipamentos melhores.

Ao atingir o nível 6, é liberado o acesso ao modo campanha, que contém missões especiais agrupadas em 6 cenários diferentes com uma pequena história os acompanhando. A campanha oferece as missões mais desafiadoras, com diversos objetivos alternativos e a possibilidade dos soldados sofrerem ferimentos e até mesmo morrer em definitivo.

Planejamento é metade do sucesso

Ações planejadas pelo jogador

A jogabilidade é com certeza a melhor parte de Door Kickers: bastante aberta, limitando pouco o jogador, e bastante recompensadora quando dominada,com mapas sendo espaços bastante variados que misturam lugares apertados e alguns mais abertos que incluem múltiplos pontos de entrada.

É possível realizar diversas manobras parecidas com táticas que são utilizadas na vida real pelas forças armadas. Quebrar barreiras, utilizar granadas de luz antes de invadir uma sala, ou cobrir aliados enquanto eles resgatam civis, tudo é possível com um pouco de prática.

E apesar de ter objetivos específicos, a forma como os jogadores atingem tal objetivo fica nas mãos dos mesmos. É possível entrar atirando para todos os lados e alertando todos de sua presença, ou invadir o local de uma forma silenciosa e derrubar todos sem ninguém perceber, a escolha final é sua.

Preparando para invasão

A ação do título é separada em duas partes: planejamento e ação. O jogador pode alternar entre as duas a qualquer momento com um simples toque de botão e cada uma tem suas utilidades. Durante o planejamento, toda a ação do título se congela e é possível dar ordens aos soldados, incluindo para onde ir, como agir e utilizar seus itens de suporte. Enquanto na fase de ação, só é possível controlar diretamente um único personagem e utilizar apenas sua arma equipada.

Inimigos também reagem a táticas utilizadas, com tiros disparados por armas sem silenciadores alertando-os da presença dos policiais. Eles também podem fazer suas próprias estratégias para enfrentar os heróis, como tentar flanquear a força invasora, ou utilizar o cenário a seu favor.

E isso ajuda a dar uma dificuldade extra ao título aliado a um pouco de elementos de randomização nas missões que muda a posição dos inimigos em cada mapa. Assim, sempre existe uma razão para re-jogar missões passadas e, principalmente, mudar suas táticas para ter o melhor resultado.

O sucesso é algo bonito

Invadindo uma casa na praia

Door Kickers é um título bem simples quando o quesito é apresentação. Com gráficos simples e utilizando uma visão aérea, ele não é uma obra de arte. A simplicidade gráfica resulta em um produto que é bem otimizado para o hardware.

Tendo experimentado o título tanto no dock do Switch quanto em modo portátil, não senti que a experiência sofresse ao ser transferida para a palma da mão. Melhor ainda, ela continua tão boa quanto na televisão, contendo quase nenhum loading e sem quedas no framerate.

O título também possui músicas bem simples que servem para deixar a ação um pouco mais animada. Assim como também possui vozes para os personagens, que apesar de serem genéricas, ajudam a humanizar mais o grupo pelo qual o jogador é responsável.

Vários corpos caidos numa estação

Door Kickers também utiliza bastante efeitos especiais para ajudar a integrar o jogador ao seu mundo. Rastros de balas aparecem sempre que alguma arma é utilizada e marcas dos corpos no chão surgem sempre que um inimigo ou aliado morre, idêntico ao que acontece na vida real. Assim, existe uma pegada mais realista se comparado a outros que utilizam a polícia como seus personagens principais.

E realismo é algo bastante utilizado por aqui, tanto em seu gráfico quanto na sua própria jogabilidade. Cada uma das armas tem suas próprias características, inspiradas em suas versões da vida real e algumas até afetam o padrão de movimento dos personagens com o seu peso.

É claro, infelizmente nem tudo em Door Kickers é uma maravilha. Por ser um jogo que utiliza certos elementos de RPGs, como traços de habilidades dos personagens, alguns elementos que são deixados para RNG, afetam sua jogabilidade.

Mapa de missão

Não será surpresa nenhuma ver sua estratégia quase perfeita, falhando porque o seu personagem não atirou rápido o bastante ou decidiu usar uma de suas habilidades. Ou até mesmo os inimigos às vezes mudando toda a sua estratégia e surpreendendo o jogador com ações que não são esperadas, como partir para cima do grupo logo no início da missão, por exemplo.

Por fim, um erro que encontrei repetidamente, foram crashes sempre que eu queria sair dele. Apesar de não ter causado nenhum problema ao meu save, ainda assim foi algo bastante irritante que continuou acontecendo por mais de uma vez.

Bom trabalho soldados

Opções de armas

Door Kickers é bastante interessante e consegue mostrar que o Switch serve de casa para os mais diferentes gêneros. Ele também é um bom exemplo de otimização para o console, transmitindo a sensação de que é possível fazer uma boa conversão do PC para o hardware da Nintendo.

Se você gosta de jogos de estratégia, este é um bom título para experimentar. Sendo bem curto – podendo ser finalizado em 5 horas – e fácil de se dominar, ele é perfeito para quando você quer jogar algo desafiante por algumas horas sem ter que se preocupar com longos tutoriais ou campanhas intermináveis.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Door Kickers

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Bem otimizado para a plataforma
  • Jogabilidade simples
  • Desafiador e bastante recompensador
  • Campanha bastante desafiadora

Contras

  • Efeitos sonoros bem genéricos
  • Sem muita variedade de objetivos