Capa de Expeditions

Review Expeditions: A MudRunner Game (PC) – Dirigindo no meio de cordilheiras

Expeditions: A MudRunner Game é o novo jogo da série de simulação de direção off-road da Saber Interactive, que novamente está trazendo uma experiência que põe o jogador no banco de um motorista disposto a encarar ambientes insalubres, mas dessa vez com alterações estruturais no funcionamento das missões das campanhas. O título publicado pela Focus Entertainment é bem feito, porém ainda não está em um estado satisfatório em termos de conteúdo e funções.

Desenvolvimento: Saber Interactive

Distribuição: Focus Entertainment

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Simulação

Classificação: Livre

Português: Interface

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC

Duração: Sem registros

Carga pesada

Jogabilidade de Expeditions: A MudRunner Game

Situado em cordilheiras americanas e europeias, Expeditions adota uma estrutura mais linearizada, sem oferecer um mundo completamente aberto. É preciso cumprir expedições que colocam o jogador para dirigir até algum lugar para entregar cargas ou efetuar uma tarefa específica.

Tudo pode dar errado (ou certo), porque o jogo é uma experiência sandbox que deixa tudo nas mãos dos condutores, mesmo com objetivos que apenas guiam de um ponto A para um ponto B. Há a possibilidade de entrar nos mapas sem estar com uma missão ativa, liberando assim a exploração de  todos os cantos das regiões em busca de contratos e tarefas adicionais.

Dirigindo na água em Expeditions

É sempre necessário fazer um planejamento tático e estratégico antes das missões, pois o jogo passa longe de ser simples. Não há uma maneira fácil de resetar uma atividade caso algo dê errado; só é possível mandar o carro de volta para uma das bases espalhadas pelo mapa, então é importante acertar nas escolhas veiculares logo de primeira.

Também é vital se atentar ao uso de combustível no decorrer das expedições, além de ter que optar pela pressão e direção hidráulica correta que é pedida por cada situação. O sucesso nas missões resulta em pagamentos para o jogador, que pode usar o dinheiro para customizar o visual dos carros e comprar melhorias para suas peças internas.

Atolando e desatolando

Carro atolado em Expeditions

O simulador é complexo, envolvendo vários botões para pilotar o carro e para realizar atividades básicas. Ainda assim, Expeditions conta com várias mecânicas que gamificam a experiência, como o sistema de danos, que penaliza o jogador por sua má condução – mas ao mesmo tempo em que permite que os veículos sejam reparados instantaneamente através de um atalho no direcional, sem uma grande punição por isso.

Além disso, existem diversos dispositivos que ficam à disposição dos condutores para guiar o carro em partes íngremes e aquáticas dos mapas. Também é possível obter vantagens e auxílios de um time composto por mecânicos e outros profissionais da área nas missões, que só podem ser executadas offline.

O modo cooperativo ainda não está disponível, mas será incluído em breve – é como se o título estivesse em acesso antecipado, apesar dele ter sido disponibilizado em sua edição finalizada. Expeditions também possui suporte para mods feitos pela comunidade, os quais trazem novos automóveis e mapas que estendem a longevidade do simulador sem a dependência de expansões e atualizações oficiais.

Tecnicamente impressionante

Visão em primeira pessoa de Expeditions: A MudRunner Game

A versão para computadores do título é incrível, oferecendo uma quantidade relativamente alta de configurações gráficas que resultam em um desempenho excelente, sem travamentos e com ótimos visuais. O suporte ao formato de tela ultrawide e o design sonoro complementam a experiência perfeitamente, garantindo uma imersão espetacular ao longo das aventuras.

É possível optar entre uma câmera em terceira pessoa e uma visão que parte dos olhos do condutor, mas essa última possui algumas animações bugadas. O ideal é prestigiar o jogo e sua ambientação com imagens distantes do carro.

Jogabilidade de Expeditions

O que realmente surpreende é a física ambiental e a forma como ela interage com os carros. Os mapas são sensíveis, demonstrando um comprometimento real na criação de um simulador por parte dos desenvolvedores. A jogabilidade, em geral, é responsiva justamente por conta desse cuidado dos produtores, que também implementaram opções específicas para joysticks e volantes.

O pessoal da Saber acertou em cheio no lado técnico, apresentando uma experiência bem polida, mesmo que ela ainda sofra com algumas decisões criativas chatas, como a ausência de um mapa fixo na interface, por exemplo.

É bom, mas há o que melhorar

Expeditions: A MudRunner Game é divertido, mas somente para quem está disposto a aguentar uma experiência que se perde um pouco no equilíbrio entre missões desafiadoras e frustrantes. E como os desenvolvedores adotaram uma abordagem de serviço para esse jogo, é melhor esperar para que o título tenha mais conteúdo do que é oferecido nessa versão de lançamento, já que funcionalidades como o modo cooperativo melhorariam a jogatina, que é sensacionalmente punitiva.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno 

Expeditions: A MudRunner Game

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Bons gráficos
  • Mecânicas bem feitas

Contras

  • Pode ser mais frustrante do que desafiador
  • Modo cooperativo ficou para depois