review-faeria-switch-1

Review Faeria (Switch) – Inovação em jogos de cartas

É hora do Duelo! Ou quase isso. Sejam bem-vindos  Faeria, um jogo de cartas com mecânicas bem únicas — quase um ponto fora da curva —. Chegou a hora de ver o que ele tem a oferecer. Desenvolvido pela Abrakam Entertainment, Faeria foi lançado em 13 de agosto de 2020 para Nintendo Switch.

Desenvolvimento: Abrakam Entertainment
Distribuição: Versus Evil
Jogadores: 1-2 (online)
Gênero: Estratégia, Tabuleiro
Classificação Indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: Switch, Xbox One e PC
Duração: 115 horas

O começo de uma jornada
O começo de uma jornada

A energia que rege o mundo!

Faeria, além de dar nome ao jogo, também é a energia que nele existe. Neste mundo deuses buscam pela dominação de todos os continentes, para assim conquistarem o máximo de energia possível e expandir seu império. 

Através do poder da Faeria, estes deuses invocarão as mais diversas criaturas para combater ao seu lado.

As artes contidas em Faeria são belíssimas
As artes contidas em Faeria são belíssimas

A arte que encanta

Faeria está repleto de artes maravilhosas, desde a tela de início até o campo de batalha. Os diversos cenários possuem uma estética bem natural, sendo eles: cavernas cheias de tesouros, ilhas e até cidades subterrâneas.

A trilha sonora também é cheia de naturalidade, com alguns sons que se assimilam àa natureza. Mesmo no calor da batalha, temos sons relaxantes que se comunicam mais com os cenários do que a própria partida.

O campo de batalha pode ficar intenso
O campo de batalha pode ficar intenso

Variedade de modos

Faeria possui diversos modos de jogo que são liberados conforme você avança de nível: 

  • Adventure: ai iremos disputar várias batalhas no modo de 1 jogador e coop. São dezenas de horas garantidas. Dentro do modo solo encontramos missões, campanha cooperativa para realizar com algum amigo online ou com a IA (inteligência artificial), batalhas contra chefes devastadores e outro modo cooperativo onde usamos todas nossas habilidades contra dragões impiedosos. 
  • Battle: neste modo colocamos à prova todos os nossos conhecimentos adquiridos contra oponentes reais, com batalhas que exigem as mais diversas estratégias e uma rápida adaptação ao campo. São partidas casuais e batalhas pelo rank.
  • Pandora: utilizamos nossas moedas ou nossos “pacotes de cartas” como pagamento para acessar à estas batalhas neste modo. Serão algumas rodadas de lutas contra oponentes reais ou IA, a sua escolha. Outro ponto interessante desse modo é que seu deck é criado momentos antes de iniciar a partida. Você deve escolher entre as cartas sugeridas aleatoriamente.
  • Puzzles: existem desafios de quebra-cabeça, onde devemos resolver (ganhar) um duelo — já em andamento —, dentro das condições específicas.
O campo de batalha pode ficar intenso
O campo de batalha pode ficar intenso

Cartas na Mesa

Um campo formado por hexágonos que desempenham papel tão importante quanto seu próprio baralho. Devemos ao longo da partida escolher meticulosamente como avançar nosso campo rumo ao deus adversário, pois podemos criar campos de diferentes elementos, necessários para invocação de criaturas elementais.

Cada jogador começa com 20 de vida, o primeiro a zerar o contador perde a luta. As batalhas podem ser estender por longos períodos, pois para se realizar invocações de criaturas mais poderosas serão exigidos — em sua maioria —, muitos campos elementais em jogo.

As criaturas possuem pontos de ataque e defesa. Caso você consiga remover todos os pontos de defesa desta criatura, ela será derrotada. Algumas possuem habilidades especiais que se ativam conforme a situação descrita na carta.

À primeira vista o jogo parece muito complexo e ambicioso, porém, após o tutorial e mais alguma horinhas, você ficará bem habituado com as batalhas.

 A diversão começa  nas partidas online
A diversão começa  nas partidas online

A experiência online

Para se jogar com um amigo, de qualquer plataforma, é necessário adicioná-lo dentro do jogo por meio de um código do seu perfil. Podendo assim criar partidas cooperativa ou JvJ (jogador contra jogador). 

Para todos os modos JvJ, o matchmaking (procura de partidas online) leva por volta de 30 à 50 segundos para encontrar um jogador. É possível também desabilitar recurso de crossplay, porém não é recomendado, pois pode alongar seu tempo de matchmaking.

As partidas online duram em média 11 minutos, em alguns casos podem chegar facilmente na casa dos 20 minutos. O online funciona sem lags ou erros de conexão. Obs. Teste realizado em um conexão do tipo fibra com 120mb de download e 60mb de upload com uma NAT tipo A.

Cada vitória é gratificante
Cada vitória é gratificante

Devo virar o rei dos duelos?

Sim. Mesmo para novatos em jogos de cartas, Faeria se mostra um ótimo título de entrada, com diversos recursos que vão muito além de montar uma estratégia somente com seu baralho, já que o desenvolvimento do campo de batalha é tão importante quanto.

O jogo possui um sistema de caixas com cartas aleatórias como recompensa, obtidas através de missões. Existem caixas premium também, que podem ser obtidas rapidamente com dinheiro real, e elas dão cartas com um aspecto mais elegante. 

Existem mais itens disponíveis dentro da loja do jogo, que servem para personalização do seu avatar, campo de batalha e fundo das cartas. Sendo assim coisa obtidas na loja não passam de cosméticos. 

Um ponto negativo do jogo é a necessidade de conexão constante com a internet. Diversas foram as vezes que tive que retomar uma batalha do começo. Esse pode ser um problema em quem pensa em jogar fora de casa com Switch.

Esta review foi feita com uma cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming

Faeria (Switch)

7.5

nota final

7.5/10

Prós

  • Arte
  • Vários modos de jogo
  • Modo online com crossplay

Contras

  • Conexão constante com a internet
  • Batalhas podem se alongar por muito tempo