Inspirado em um dos mais memoráveis filmes dos anos 80, Ghostbuster: Spirits Unleashed, é um jogo multiplayer assimétrico em que podemos desempenhar o papel de caçador ou causar muito caos e terror, assumindo o papel de fantasma. O game foi desenvolvido pelo mesmo estúdio que esteve envolvido em Friday the 13th: The Game e Predator: Hunting Grounds. Mas, assim como suas inspirações, sofre com problemas característicos do gênero.
Desenvolvimento: Illfonic
Distribuição: Illfonic
Jogadores: 1 (local) 1-5 (online)
Gênero: Aventura, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataforma: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros
Seja bem-vindo recruta!
O enredo de Ghostbuster: Spirits Unleashed é simples e direto. Assumimos o papel de um novo integrante da agência Caça-Fantasmas e, após algumas apresentações e diálogos, podemos personalizar nosso personagem e em seguida entrarmos em ação. A primeira missão não passa de um tutorial de como jogar de caçador e depois de concluída podemos enfrentar outros jogadores em uma quantidade limitada de mapas. Como de costume em outros títulos que seguem a mesma fórmula, aleatoriamente seremos designados para jogar como caçador ou fantasma.
O objetivo do fantasma é assombrar o mapa, causando desordem e pânico entre os civis. Para isso, ele terá à disposição algumas habilidades; como possuir objetos, jogar gosma, etc. Já os caça-fantasmas devem impedir que a baderna continue e dar cabo do desordeiro fantasma utilizando armadilhas e destruindo as fendas dimensionais que permitem que o adversário ressurja após ser capturado.
Progresso coerente
Existe uma variedade gigantesca de itens cosméticos em Ghostbuster: Spirits Unleashed, e a boa notícia é que não é necessário usar dinheiro real para desbloqueá-los! Basta jogar, ganhar experiência e, após alcançar os níveis determinados, temos acesso a cada um dos itens. São roupas, acessórios e até mesmo cores novas que podem ser desbloqueadas. Além disso, existem diversas melhorias que podem ser equipadas nas armas dos caça-fantasmas e nos fantasmas que podemos controlar.
O game não oferece outra recompensa aos jogadores que dedicarem seu tempo nele. E isso a longo prazo é um grande problema, pois fica nítido que jogamos apenas por jogar e ao final de tudo, receber uma cor nova de cabelo não parece ser tão recompensador assim. Apesar disso, também Contratos semanais e diários que atualizam de maneira respectiva aos seus nomes, numa tentativa de dar uma sobrevida ao progresso e manter o jogador sempre fisgado. Esses Contratos são missões secundárias a serem cumpridas durante partidas.
Dá pra melhorar!
Ghostbuster: Spirits Unleashed possui um estilo gráfico cartunesco que combinou muito bem com os demais elementos do game. A dublagem e a trilha sonora também são pontos assertivos da equipe responsável, porém, um pequeno detalhe me assombrou por horas: a versão de Xbox One não possui sombras.
O desempenho do game também apresenta problemas, principalmente quando todos os caçadores estão usando seus lançadores de partículas ao mesmo tempo. A taxa de quadros cai drasticamente e isso pode favorecer o fantasma, já que guiá-lo até a armadilha se tornará uma tarefa bem complicada.
É sempre a mesma coisa
Os distribuidores gentilmente nos cederam cinco chaves de acesso ao game, e assim eu poderia testá-lo da maneira que ele foi planejado, que é com mais quatro amigos. Porém, a experiência não fugiu da mesmice que já é característica deste tipo de jogo. Após algumas partidas, a seguinte questão foi levantada: “é só isso?” A quantidade minúscula de mapas e a falta de outros modos de jogo fez com que o interesse caísse rapidamente, e um sentimento de tempo perdido tomasse todos nós.
Cópia de Xbox One cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong