Iron Meat é um jogo indie que captura perfeitamente a essência e a alma da franquia Contra. Você pode se juntar a outro jogador e enfrentar alienígenas em todo o estágio. Armas podem ser adquiridas ao matar inimigos e destruir obstáculos, e é necessário se manter vivo enquanto desvia de incontáveis balas que vêm em sua direção. O jogo se passa em um futuro apocalíptico tomado pela “Carne”, uma biomassa interdimensional que consome tudo em seu caminho. Com uma mistura de mecânicas clássicas de arcade e console, os jogadores enfrentarão vítimas mutantes e máquinas em nove níveis de brutalidade sangrenta.
Desenvolvimento: Ivan Valeryevich Suvorov
Distribuição: Retroware
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Plataforma, Tiro
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 2 horas (campanha)
Um clone que se destaca pela qualidade

Logo de cara, Iron Meat se destaca pelos seus gráficos deslumbrantes e coloridos. Cada detalhe parece ter sido cuidadosamente trabalhado, desde as interações de fundo até a fluidez das animações. Além disso, os níveis oferecem um nível agradável de verticalidade, que, felizmente, não é prejudicado pela câmera como em alguns jogos do mesmo gênero. Nesses momentos, você deve continuar subindo, avançando pulando sobre superfícies e desviando de mais inimigos.
As batalhas de chefes no Iron Meat lembram muito a série Contra. Você precisa descobrir os padrões de ataque e movimento dos chefes para memorizá-los e se defender. Ao contrário da maioria dos jogos Contra, armazenar vidas não é um problema aqui. Após marcar uma certa quantidade de pontos, você ganha uma vida extra para continuar jogando, o que é muito gratificante.
Personalização e armas

Assim como na edição mais recente da série Contra, você pode alternar entre armas em seu inventário, mas deve ter cuidado, pois ser morto te faz perder a arma equipada. O lado bom é que há skins possíveis de se desbloquear para criar nossas próprias combinações de personagens. Com isso, se pode combinar diferentes torsos com capacetes ou personagens sem capacete, por exemplo. No entanto, isso não surte efeito no jogo em si, sendo apenas um recurso estético.
Infelizmente, o game não oferece uma maneira de reanimar o segundo jogador. Se eles ficarem sem vida e morrerem, é game over – pelo menos até o próximo estágio começar. É uma pena que muitos jogos de run-and-gun ainda não implementem essa funcionalidade para mecânicas de co-op.
Sem identidade, mas bom clone
No final, Iron Meat não consegue criar sua própria identidade, mas faz um bom trabalho como um clone de Contra em termos de qualidade e design de níveis, com boa verticalidade e variedade em termos de desbloqueios estéticos. Apesar da falta de novidade ou mecânicas de co-op que permitam reanimar o jogador caído, eu recomendaria o indie a qualquer um que queira reviver os sentimentos que a série Contra alguma vez evocou na pessoa. Porém, se espera um clone mais ambiocioso da série da Konami, procure por outro.
Cópia de Switch cedida pelos produtores