review-lego-horizon-capa

Review LEGO Horizon Adventures (PS5) – É divertido, mas falta brilho 

Os jogos feitos com as peças de LEGO são divertidos e oferecem uma grande gama de mundos diferentes. Já temos títulos que nos levam para diversos universos, como os heróis e vilões da Marvel e da DC, para o mundo de Harry Potter e muitos outros. Agora, é a vez de uma das mais amadas franquias da Sony ganhar esse tratamento através de LEGO Horizon Adventures.

Desenvolvimento: Guerrilla Games, Studio Gobo

Distribuição: Sony Interactive Entertainment

Jogadores: 1 (local) e 1-2 (online)

Gênero: Ação, Aventura

Classificação: 10 anos

Português: Interface, dublagem e legendas

Plataformas: PS5, PC, Switch

Duração: 9 horas (campanha)/10 horas (100%)

Uma releitura

imagem de uma casa de LEGO Horizon Adventures
Muita coisa em LEGO Horizon Adventures é customizável

LEGO Horizon Adventures nos leva para o universo da franquia Horizon, mas deixa toda a seriedade daquele mundo de lado e nos traz uma versão amenizada de Horizon Zero Dawn, a primeira aventura da franquia. O que temos aqui é basicamente a mesma jornada de Aloy, mas com muito mais comédia. Aloy ainda é uma exilada, mas agora não temos todos a aversão que a personagem recebeu no jogo original.

Ainda temos que lidar com Hades e toda sua corrupção, mas esse elemento não é tão bem explorado e é até meio que deixado de lado na maior parte do jogo. A progressão da história é bastante linear, sem muitas coisas para descobrir ou explorar, afinal, temos que entrar em fases para cumprir as tarefas. 

Na totalidade, a história é divertida, mas os desenvolvedores conseguiram deixá-la extremamente rasa e com um excesso de comédia em vários momentos. Entendo que essa seja a proposta de um jogo LEGO, mas a sensação que tive foi a de que perderam a mão e passaram um pouquinho do ponto.

Quatro heróis

imagem com Aloy e Varl
Aloy e Varl, dois dos heróis do game

Além de Aloy, que usa seu arco, podemos jogar com outros três personagens: Eren e seu martelo; Varl com sua lança; e a vovó Teersa, portadora de galinhas bomba. Todos eles possuem formas de se jogar completamente distintas, então é preciso testar cada um deles para encontrar aquele que se adequa mais ao seu estilo. Particularmente, a jogabilidade extremamente divertida da Aloy me satisfez completamente.. 

Não existem diferenças entre os personagens, com exceção das armas:todos se movem de maneira idêntica, com a mesma altura de pulo, corrida e tudo mais. Podemos colocar ainda algumas fantasias neles, como roupa de policial, de galinha e muitas outras opções. 

Todos eles possuem diferentes tipos de armas raras e lendárias com uma quantidade de uso limitada. Há equipamentos elementais, como flechas e lanças de fogo, além de diferentes tipos de bombas para Teersa, por exemplo. Além disso, existem equipamentos extras que podem ser usados durante a aventura, como armadilheiras, itens separadores de peças que causam muito dano ou até um carrinho de cachorro-quente que atira bombas nos inimigos. 

Entretanto, o que mais me incomodou foi a mudança drástica na personalidade dos heróis. Eren virou um bobalhão que só se importa em comer rosquinhas, enquanto Varl é um medroso que quer se destacar. Teersa é feliz, coisa que ela aparenta não ser no jogo original, e Aloy, por fim, deixou toda a sua seriedade de lado e parece um tanto quanto rasa aqui. Mais uma vez, entendo fazer mudanças, mas elas passaram demais do tom.

Um mundo de LEGO

Imagem de Varl observando uma das máquinas do jogo
As máquinas são muito bem feitas

LEGO Horizon Adventures possui visuais bonitos e belos cenários. As máquinas roubam totalmente a cena: temos o Vigia, Dente–Serrado, Pescoção e muitos outros. Também temos todos os biomas do jogo original: ruínas tecnológicas, gelo, deserto e florestas. Contudo, todas seguem apenas um caminho em linha reta, e não há muito o que explorar nas fases. 

Esse é um dos grandes problemas do game. Seria interessante se houvesse, pelo menos, algumas seções com áreas secundárias para explorar ou encontrar itens escondidos, mas não há nada disso, o que é uma grande pena. Aquele gostinho de exploração proporcionado pelo jogo original está faltando em LEGO Horizon Adventures, porque tudo parece corrido, já que a história é contada de uma forma extremamente linear.

O game está totalmente localizado para nosso idioma e os dubladores originais voltaram para desempenhar os seus papéis, o que ajuda a criar uma maior conexão com os personagens, apesar de todas as mudanças feitas pelo jogo.

Sempre Horizon

O universo da franquia Horizon é fantástico, e LEGO Horizon Adventures faz jus a esse legado. A jogabilidade é divertida e oferece quatro heróis com estilos distintos, mas que poderiam ser um pouquinho mais únicos. O mundo e as fases são legais, mas um tanto quanto fáceis de se cruzar. O fato do jogo estar totalmente em português é um ponto extremamente positivo e com toda certeza agradará aos jogadores. Por fim, há a possibilidade de se jogar com mais uma pessoa, seja de forma local ou via internet. Recomendo LEGO Horizon Adventures para todos que procuram uma aventura leve e fácil de se jogar.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

LEGO Horizon Adventures

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Mundo bastante divertido e colorido
  • Combate simples e funcional

Contras

  • Alteração muito grande dos personagens, se comparado com o jogo base
  • Um pouco curto demais