Marvel's Spider-Man Remastered capa

Review Marvel Spider-man Remastered (PC) – Mais que um simples Port

O jogo do Homem-Aranha chegou ao PC mostrando do que a Nixxes – empresa comprada pela Sony para fazer as conversões de jogos Playstation para computadores – é capaz. O resultado? Uma das melhores conversões dessa nova leva de jogos de PC da empresa japonesa, se não a melhor até agora.

Desenvolvimento: Insomniac
Distribuição: PlayStation PC LLC
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: 12 anos
Português: Dublagem, legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, PC
Duração: 17 horas (campanha)/34 horas(100%).

Inesquecível

Spider-Man foi um exclusivo de PlayStation 4, produzido pela Insomniac e lançado originalmente em 2018, que disputou Game do Ano ao lado de outros grandes títulos como God Of War e Red Dead Redemption 2 em um ano inesquecível para os games. Nele éramos apresentado um Peter Parker com alguns anos de experiência ao invés de uma história de origem e num mundo aberto para exploração, onde a jogabilidade havia sido muito influenciada pelos jogos da bem sucedida série Batman Arkham.
Jogos do Homem-Aranha desde lá atrás no PlayStation 1 ofereciam uma liberdade para ficar soltando teias e se mover pela Nova York. Contudo, com o poder da 8ª geração de consoles, as coisas foram para outro patamar.

Com o grande sucesso do jogo do cabeça de aranha, em 2020 ele ganhou um remaster para o PS5 com todas as tecnologias que a nova geração podia proporcionar. Eis que em agosto de 2022 sua versão para computadores foi lançada em volta de muitas reviews negativas, devidos elas não terem acesso a upgrades de correção que vieram no lançamento. Em nossa análise podemos dizer que muitos problemas de desempenho não foram realidades.

Aprendendo com erros e acertos dos outros

Em questão de jogabilidade, Marvel Spider-man Remastered é o resultado de tudo o que deu certo após tantos jogos do amigo da vizinhança nas últimas décadas. Você irá gostar de se balançar entre os prédios de Nova York soltando suas teias – que dessa vez não parecem presas em algo invisível no céu igual a outros títulos anteriores –, mas ainda pode contar com viagens rápidas quando não estiver com vontade de fazer todo o percurso. Rapidamente irá sentir a forte influência dos jogos da série Arkhan do Batman nos combates e querer aprender mais movimentos, fazer finalizações e conseguir melhorias nos diversos trajes através de upgrades que vão te ajudar a enfrentar os inimigos – além de você ter a opção de simplesmente jogar coisas dos cenários neles. Unindo uma jogabilidade viciante com uma campanha que sabe contar uma boa história, aqui temos pelo menos umas 17 horas que valerá sua compra.

O jogo está perfeito no PC?

Competente, mas não perfeito. Como aqui estamos falando da versão já remasterizada, é perceptível o upgrade nas texturas mesmo se o seu PC não for potente a nível PS5. E com as taxas de fps desbloqueadas o jogo roda com muita fluidez e, se seu PC tiver placa de vídeo com suporte a Ray Tracing, aqui a tecnologia está mais aprimorada do que a versão de console.
Também temos a opção de mudar a proporção da tela para Ultrawide 32:9 ou 21:9 até para monitores que não têm a proporção necessária, servindo como aperitivo para aqueles experimentarem a sensação de ter um campo de visão maior.

Não podemos esquecer de citar que dois dias antes do lançamento houve uma atualização de driver da Nvidia dedicada ao jogo. Entretanto, nem tudo são flores, e percebeu-se dessincronização labial em momentos pontuais, queda de framerate constante e, até eu zerar, um bug nos analógicos que simplesmente os faziam parar de funcionar, tanto mouse e teclado quanto controle. Esse último incômodo aconteceu 5 vezes até eu zerar e só era possível voltar à normalidade após reiniciar o jogo.

Também incomodou, em proporção menor, é o fato de alguns NPCs falarem em inglês e por escolha de dublagem não traduzir para nosso idioma o nome Spider-Man, é estranho em nenhum momento chamá-lo de Homem-Aranha.

O mínimo recomendado para rodar esse título é uma NVIDIA GTX 950 ou AMD Radeon RX 470 com i3 de quarta geração e AMD equivalente. Já o recomendado de fato é uma NVIDIA GTX 1060 6GB com i5 ou AMD Radeon RX 580 8GB para conseguir um full HD e seus 60 fps. Agora se você, assim como eu, “bateu na trave” com uma GTX 1050, seus problemas acabaram devido o jogo ter um upscaling, eu mesmo usei um pouco abaixo dos 1080p e ativei a opção. O resultado? Impressionante! Conseguia constantemente bater nos 60FPS na qualidade média. Claro que minha máquina estava com 16GB de RAM no Dual Channel e rodando o game diretamente do SSD, mas estamos chegando ao ponto que o mínimo será essas configurações, então é só questão de tempo para isso passar a ser o básico para desfrutar dos games.

Como estamos falando do remaster, é importante avisar que todas os DLC já estão inclusos, e o Homem-Aranha aqui é o novo modelo que por muitas vezes eu esquecia que ele já tinha acabado o colegial devido não parecer ter a idade que tem. Se isso for muito incômodo, você consegue usar o modelo antigo de PS4 através de mods, que nessa altura da nossa análise não são poucos.

Nixxes está de parabéns pelo trabalho feito

Spider-Man Remastered soa como uma versão de PC própria e não apenas uma conversão de tão bem caprichada que é – mesmo que haja uns tropeços aqui e ali. Uma coisa que nem mesmo ports mais antigos foram capazes de fazer rodando em um SSD, é o fato de iniciar o jogo com impressionantes 6 segundos e você não sente que o ambiente está carregando enquanto solta suas teias por aí. Se você é fã dos últimos jogos do Batman e sentia falta de um game de herói no mesmo nível, Spider-Man com certeza fará você esquecer de quantas horas está jogando direto e dará orgulho de olhá-lo na sua conta da Steam ou Epic.

Cópia de PC adquirida pelo autor

Revisão: Jason Ming Hong

Marvel Spider-Man Remastered PC

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Visuais aprimorados
  • Bem otimizado
  • Combate divertido
  • História cativante

Contras

  • Bugs pontuais com controle
  • Dessincronização labial