Mighty Goose Capa

Review Mighty Goose (Switch) – Conceitos modernos e jogabilidade old school

Como uma clara ode aos jogos Run ‘n Gun que fizeram sucesso em meados dos anos 90 e início dos 2000, Mighty Goose te coloca na pele de um ganso armado até os dentes para derrotar exércitos e mais exércitos de robôs. Sua missão é ser o melhor caçador de recompensas de todos, derrotar o mal de toda a galáxia, salvar sobreviventes e detonar tudo o que há pela frente. Além disso, pode ir se preparando para uma excelente trilha sonora, gráficos lindíssimos em pixel art e inimigos preenchendo toda a tela.

Desenvolvimento: Blastm
Distribuição: PLAYISM
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, Tiro, Plataforma, Multiplayer
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, Xbox One, PS4, PC
Duração: 2.5 horas (campanha)

Simples, direto e cheio de qualidade

Jogabilidade Run 'N Gun
Corra e atire!

Mighty Goose é um jogo simples e direto, prezando bastante pela sua jogabilidade de altíssima qualidade. Podemos andar da esquerda para a direita e explorar levemente o cenário, sendo necessário algumas vezes realizar um rápido backtracking (voltando a cenários já visitados) para prosseguirmos na fase. Porém, o foco mesmo é andar e atirar em tudo à sua frente, coletando moedas que inimigos deixam cair por aí para serem utilizadas para comprar equipamentos de uso único através do correio instantâneo.

Também existe um botão de esquiva que se faz bastante útil na maioria das ocasiões. Com esse comando é possível evitar completamente o ataque inimigo, resultando em zero dano em nosso personagem. Fora isso, também é possível equipar algumas modificações que tornam a esquiva um pouco mais benéfica, além de útil. Por fim, há também uma barra que é preenchida quando eliminamos inimigos. Ao ser completada, liberamos o modo fúria de Mighty Goose, tornando-o invencível por alguns segundos e aumentando exponencialmente sua quantidade de dano causado.

Ao final de algumas fases é necessário enfrentar um chefe relativamente desafiador, que costuma exigir com que você gaste todo seu dinheiro e paciência para derrotá-lo. Fora isso, existem aqui também alguns elementos marcantes do gênero, como os veículos. Podemos controlar tanques e atirar bombas enormes, pequenos aviões que transformam a jogabilidade e alguns veículos terrestres com alta velocidade. No quesito variedade, Mighty Goose consegue segurar o ritmo constantemente e variar nos momentos certos, sem deixar a experiência cair de algo enjoativo de forma geral.

Co-op, companions e habilidades

Habilidades e companions

Uma das partes mais legais de todo jogo, sem dúvidas, são as habilidades e os companions. Depois de algumas fases, são liberadas algumas habilidades essenciais para deixar a jogatina mais fluída e beneficiar o jogador. Porém, é necessário distribuir bem o que será usado durante as fases, já que existe um limite de quantas habilidades é possível de se utilizar. Cada uma delas console uma quantidade de slots do Mighty Goose, por isso é preciso entender bem o que será combinado com o que. Por exemplo, é possível equipar ao mesmo tempo uma que aumenta rapidamente a barra de fúria de Goose, ao mesmo tempo que outra permite com que o personagem quique ao utilizar a esquiva em inimigos.

Tiro pra todo lado!

Já os companions são personagens que resgatamos em alguns locais do cenário. Cada um deles possui uma habilidade única e bastante interessante, como um soldado coelho espacial que utiliza uma pistola laser para te ajudar contra inimigos, enquanto temos também um porco que utiliza ataques corpo-a-corpo com uma chave inglesa e concede balas de metralhadora para o personagem.

Apesar de serem controlados pela inteligência artificial, os companions também podem ser utilizados pelo segundo jogador, liberando a jogabilidade cooperativa. Porém, isso se faz um pouco limitado, mesmo que divertido, já que o segundo player tem pouca influência na jogabilidade. A câmera também não foca em ambos quando se separam, mas apenas em Goose.

A velha guarda agradece

Mighty Goose é simples e direto, assim como jogos antigamente costumavam ser. Seu foco total em jogabilidade é um grande ponto positivo, já que o faz com tanta maestria. A variedade encontrada em todas as mecânicas existentes, como companions e habilidades, também colaboraram para criar algo que está em constante rotação, sem deixar tudo cair na mesmice e virar apenas um jogo de correr e atirar. A descoberta de novos companheiros após algumas fases instiga a curiosidade, além de que as habilidades modificam muito positivamente a jogabilidade. Uma pena o co-op não ser tão bom como poderia ser, e digo isso pensando em produtos como Metal Slug e seus similares. De forma geral, Mighty Goose agrada e surpreende, e faz a gente querer ficar de olho em futuros lançamentos da Blastm. Gosta de Run ‘n Gun? Então Mighty Goose é uma compra certa!

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Mighty Goose

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Gráficos belíssimos em pixel art
  • Jogabilidade insana de boa
  • Variedade de habilidades
  • Companions são excelentes

Contras

  • Um pouco curto
  • Co-op podia ser melhor
  • Tiro automático atrapalha algumas habilidades