Paw Patrol Mighty Pups Save Adventure Bay

Review Paw Patrol Mighty Pups: Save Adventure Bay (PS4) – Os filhotes mais poderosos da Terra

Patrulha Canina é um dos maiores sucessos entre as crianças com certeza, junto à milhares de outros desenhos por aí. E como tudo que nasce na TV e faz sucesso, sempre acaba vindo parar nos videogames uma hora ou outra. Paw Patrol Mighty Pups, ou Patrulha Canina Super Filhotes aqui no Brasil, é na verdade uma adaptação do filme de mesmo nome que saiu em junho deste ano. Desenvolvido pelo Drakhar Studios, que possui uma experiência maior em jogos mobile que de consoles, eu diria que eles até que se saíram bem. Mighty Pups é um prato cheio para a criançada, com certeza.

Devo dizer que até eu mesmo me sinto na nostalgia com esse joguinho, por me fazer lembrar de meus dias de criança com meu PS1 e jogos da Disney como Rei Leão, Tarzan, Lilo & Stitch e até outros que tinham propostas parecidas e não pertencem ao mundo de Mickey Mouse. Me lembro de me “acabar” jogando Gasparzinho e Scooby Doo também. Fora os jogos do Mario e Sonic que vemos desde o início de nossas vidas. A diferença é que nós, crianças dos anos 90, sofríamos bem mais que as de hoje em dia, pois os jogos da nossa época eram difíceis pra caramba. Não digo os de PS1, em que a dificuldade já caiu bastante, mas jogar Rei Leão no Super Nintendo era bem desesperador. Eram jogos tecnicamente feitos para crianças, mas que deixavam as crianças loucas de raiva até conseguirem passar. Ou pior ainda: só voltar a tentar depois de adultos.

Desenvolvimento: Drakhar Studio

Distribuição: Outright Games Ltd

Jogadores: 1-2 (local)

Gênero: Aventura

Classificação: Livre

Português: Interface, Legendas e Dublagem

Plataforma: Xbox One, PS4, PC e Switch

Duração: Sem registro

A Liga da Justiça Canina

Um meteoro estranho cai na Baía da Aventura e, quando os filhotes e Ryder o investigam, acabam por adquirir super poderes! Agora super poderosos, eles passam a salvar a Baía da Aventura e seus cidadãos de forma grandiosa. Essa é a premissa básica do jogo, e funciona muito bem.

Cada filhote recebe um poder diferente do meteoro que passa a auxiliá-los junto à suas ferramentas já conhecidas. Chase agora possui super velocidade sendo o nosso The Flash, Rubble conquistou super força igual ao Superman, Marshall ganhou chamas ardentes como a Fogo – eu queria dizer Tocha-Humana, mas ele não faz parte da DC, aí não daria pra chamar de Liga da Justiça -, Rocky consegue materializar várias ferramentas em tamanho gigante igualzinho o Lanterna Verde, Zuma passa a dominar a água como o Aquaman, Skye controla um poderoso tornado como o Tornado Vermelho – com a diferença do dela ser rosinha -, Everest pode congelar o que quiser como a Nevasca (mas ela usa seus poderes para o bem, claro) e, por fim, Tracker, que eu realmente não sei o que ele faz, pois o coitado não tem muito espaço no jogo e foi o único a não ganhar nenhum poder especial.

São um total de 7 missões e cada qual conta com uma ou duas duplas de filhotes para salvar o dia. As missões são bem simples e não demandam muito além de andar, pular e usar um botão de ação para executar uma função única de cada filhote. A troca entre os pequenos é simples e pode ser feita a qualquer momento. O que difere um pouco em cada missão é o fato de que cada uma delas conta com QTEs (quick time events) na hora de usar os super poderes dos filhotes para passar alguma parte importante da missão. Tudo muito fácil e simples também, sem apresentar dificuldades ao jogador.

Como as missões são sempre em duplas, algo já pensado para o multiplayer, então em todas é possível jogar de 2 jogadores. A única coisa ruim é que a distância limite entre os personagens é bem curta, então na hora de fazer ações únicas com cada filhote seu parceiro precisa estar bem perto.

E já que eu toquei em um ponto negativo sobre o jogo, aqui vai mais um: não ter o auxílio da câmera, na verdade ela não existe. Ou seja, nada de movimentar a câmera enquanto andamos pela fase, e embora não seja preciso fazer isso muitas vezes, ao ter de voltar por algum caminho é um tanto incômodo ter de ver os filhotes correrem em direção a tela sem poder movimentar a câmera e deixá-la mais cômoda para nós nas costas deles.

Mighty Pups: Save Adventure Bay também conta com vários colecionáveis que adquirimos ao passar as fases e coletar os biscoitos caninos – confesso que toda vez que o Ryder falava “biscoitos” minha mente automaticamente completava com “Scooby” – e os distintivos. Isso nos motiva a explorar melhor a fase que, apesar de não ser grande, sempre tem um lugarzinho que acabamos por não ver.

Além dos colecionáveis é possível desbloquear alguns minigames também, isso aumenta a vida útil do jogo. Existem 7 tipos diferentes de minigames, mas 4 deles podem ser jogados em multiplayer e, infelizmente, apenas 3 podem ser jogados em um jogador.    

Mas a principal coisa que me incomodou é o fato de não existir vidas ou mortes, nem sequer poder cair em um buraquinho ou coisa do tipo. Tudo bem ser um jogo infantil e tudo mais, mas isso é algo que realmente faz falta em um jogo no estilo em que Patrulha Canina se enquadra. Isso e o fato de não haver inimigos pelas fases, nem que fossem uns lixos, germe, guaxinim roubando o lixo dos cidadãos, ou qualquer coisa do tipo. É, realmente as coisas mudaram demais desde a minha infância com os videogames

Porém, achei bem interessante o jeito que colocaram um “chefão final” na última fase, usando o poder de todos os filhotes – menos o pobre coitado do Tracker –  para derrotá-lo.

Os gráficos do jogo são bem bonitinhos também. Como o desenho é em 3D, ele se assemelha bastante ao que vemos na animação do Nick Jr. na TV. Os cenários são todos bem simples e agradáveis, não nos frustrando em nada.  

Patrulha Canina está com quase tudo

Tutorial de como usar as ferramentas do Rocky

Com certeza, algo que vai chamar demais a atenção da criançada ao jogar, é que o jogo está dublado e com as mesmas vozes do desenho. Felicidade garantida para os pequeninos. O melhor disso tudo – ao menos para as crianças -, é que Ryder fala sempre que mudamos de opções no menu ou em qualquer lugar. Ele explica todos os tutoriais e qualquer coisa mais que precise ser feita, até mesmo o nome dos filhotes ao realizarmos a troca ele fala. Acreditem em mim, ele fala tudo que a gente faz e o que deve fazer! Algo legal para os pequenos, acredito eu, mas extremamente irritante para os adultos que já se cansaram de ouvir a mesma coisa após as duas primeiras fases.

A grande vantagem de todo esse falatório do Ryder é que, se por acaso, alguma criança mais novinha que ainda está aprendendo o “bê-a-bá” quiser se aventurar, ela não terá problemas com isso e Ryder irá guiá-la pelos menus e pelo jogo todo.

O único triste de tudo isso é que não sobrou uma fala para os filhotes, ou sequer latidos. O impacto seria bem maior se os protagonistas das aventuras e verdadeiros heróis da Baía da Aventura tivessem ao menos um latido no fim. Poderiam até dividir as falas dos tutoriais com o Ryder, por exemplo, o que ficaria muito bacana.  

Aproveitando a deixa deste ponto negativo, quero falar de outra coisa que são os cortes repentinos nas falas do Ryder em algumas partes do jogo. Ele está nos explicando alguma coisa e de repente ele para e some da tela como se já tivesse terminado de falar. Feliz ou infelizmente, isso não é uma falha da nossa localização, pois o mesmo acontece com o jogo em inglês.

Isso, e o fato da sincronização na dublagem do Ryder estar horrível! Sim, horrível! As falas começam atrasadas ou adiantadas, terminam enquanto a boca do personagem ainda está se mexendo, ou então ao contrário, as falas continuam quando a boca do personagem já fechou. E novamente, isso não é exclusividade da nossa localização, o mesmo acontece em inglês. Felizmente as crianças não ligam pra isso e provavelmente nem irão perceber, então sim, isso é problema de adulto “crítico” mesmo. 

Ótima aventura para as crianças e a Patrulha Canica

Em geral, Paw Patrol Mighty Pups: Save Adventure Bay é bem divertido, eu mesmo tive algumas horas de diversão com ele, mas apenas depois de colocar no mudo por não aguentar mais o Ryder falando, é claro. É um jogo que irá divertir as crianças e os pais que forem forçados a jogar com elas – pode apostar.    

Cópia de PlayStation 4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Paw Patrol Mighty Pups: Save Adventure Bay

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Legendas e dublagem em português
  • Gráficos agradáveis
  • Boa e fácil Jogabilidade
  • Colecionáveis e Minigames

Contras

  • Má sincronização na dublagem
  • Sem movimentação da câmera
  • Sem vidas ou mortes