monark-capa

Review Monark (PS5) – Uma aventura cheia de Egos

Uma escola, poderes paranormais, uma análise profunda da psique humana e um pouco de aventura e combate. Isso, basicamente, resume o que é Monark. O novo jogo da FuRyu produzido em parceria com a Lancarse e publicado no ocidente pela competente NIS América, leva seus jogadores em uma jornada de descobrimento próprio e reavalição das nossas ações para com amigos e o mundo. 

Desenvolvimento:  FuRyu, Lancarse

Distribuição:  NIS America

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG, Estratégia

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PS4, PS5, PC, Nintendo Switch

Duração: 83 horas(100%)

Sob a Redoma

Imagem com personagens de Monark
Nosso personagem fala somente de acordo com nossas escolhas.

A vida segue normalmente na Shin Mikado Academy. Os alunos cumprem a sua rotina matinal, seguindo todos os preceitos da cultura japonesa. Porém, essa calmaria é quebrada quando um misterioso domo aparece sob a escola e deixa todos os alunos e professores presos. O domo traz consigo uma perigosa névoa que altera o comportamento de todos os  que entram em contato com ela. 

Quase que no mesmo instante, um novo aluno é recebido pela diretora da escola: você. Seu personagem não fala nada, eventualmente é possível escolher uma ou outra fala, mas que não afeta diretamente o desenrolar da história. A diretora então começa a fazer uma série de perguntas, e elas decidirão qual será o seu Ego e qual dos sete desejos vão compor o seu ser. Na realidade, esses desejos são os sete pecados capitais: Gula, Avareza (Ganância), Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça, Orgulho.

Com o desenrolar da história, nosso protagonista acaba fazendo um pacto com Vanittas, e descobre que pode usar os seus poderes para salvar a escola daquela redoma. Basta que ele encontre e destrua os Ideais dos outros portadores de pactos. Entre eles, há somente uma única constância: todos sonharam com Yoru e receberam os ditos poderes, e assim criaram a névoa que faz mal à todos.

Então temos nossa missão principal, que é caçar os outros portadores de pacto, destruir seus ideais e assim entender um pouco mais sobre o que realmente está acontecendo. Conforme a história se desenrola, é possível perceber que nem tudo nos foi dito, e há muitos segredos escondidos. 

E falando em segredos, há uma grande quantidade de cofres espalhados pela escola. Para descobrir sua combinação é preciso, por muitas vezes, ler alguns dos vários documentos encontrados durante a aventura, verificar o perfil de muitos alunos da escola, usar o PC e, acreditem em mim, ouvir atrás da porta. Ou seja, recomendo sempre manter um caderno por perto e anotar os números e informações que considerar importantes. 

Como ponto negativo, por assim dizer, depois de algumas horas a jornada se torna um pouco repetitiva, ainda mais por haver a necessidade de subir alguns níveis entre algumas batalhas contra chefões. Mas ainda assim, é tudo tão interessante que há, pelo menos pra mim, aquela necessidade de seguir em frente e descobrir o que está acontecendo e finalmente libertar a escola da redoma.

Entre facas e magias

Imagem dos personagem de Monark
As caveirinhas são bastante versáteis e melhores que alguns dos personagens de Monark.

O combate de Monark é sem sombra de dúvidas a parte mais divertida. Se você já jogou algum título de estratégia, então não terá muitas dificuldades. Contudo, ao invés de utilizar as famosas casinhas quadradas vista no xadrez, podemos andar em um raio, que pode variar de acordo com o personagem e também pode ser alterado com magias. 

Todos os humanos possuem dois contadores: um de Mad (loucura) e Awake (acordado). O primeiro leva o personagem a um estado de loucura e faz com que ataque quem tiver pela frente; enquanto o segundo faz o personagem liberar uma espécie de aura que deixa alguns golpes mais fortes e libera o uso de um golpe ainda mais forte, caso já o tenha aprendido. As caveiras, obtidas durante o jogo, contém somente o contador de Mad.

Esses contadores são extremamente importantes, pois é através deles que podemos magias e golpes especiais. Cada movimento exige uma quantidade diferente, e isso precisa ser controlado. Além disso, é possível dar turnos para outras unidades. Explico: se meu protagonista está em uma boa posição para causar dano nos inimigos, posso abrir mão do turno de uma das caveira ou de outro humano para que meu personagem possa atacar novamente no mesmo turno. Mas isso também precisa ser controlado, já que há uma progressão de aumento do contador de Mad a cada turno dado – evoluindo sempre de 5 em 5.

Como dito acima, em alguns pontos será necessário parar para treinar. Isso nos dará acesso a novos itens para equipar nossas caveiras, sempre aumentando seus atributos. O mesmo não se aplica aos humanos, que somente ganham pontos ao subir de nível.

Após cada batalha ganhamos pontos de Espírito. Podemos receber bônus caso a nota final seja boa, podendo variar entre o D e o S, aumentando ainda mais esses pontos. Eles são utilizados para comprar habilidades, e a cada compra ganha-se um nível. Isso serve para todos, humanos e caveiras, então é possível focar naquelas que irão te ajudar mais nos combates.

Dublagem, música e gráficos

Imagem de uma sala de Monark
Os personagens são muito bem modelados e bem feitos

A dublagem em inglês de Monark ficou totalmente excelente. As vozes todas combinam com os personagens e é notável como a qualidade vista nas dublagens vindas dos Estados Unidos aumentaram nos últimos anos. Mas caso sua preferência seja o original japonês, há também essa opção.

Agora na questão das músicas, se você é fã de J-Pop, seu prato estará bem servido. Todas as batalhas contra chefes possuem sua própria canção, todas elas sendo cantadas. Minha preferência ficou nas músicas instrumentais, então vai única e exclusivamente do seu gosto.

Uma das coisas que eu mais gostei em Monark foi o gráfico. Como o jogo foi produzido tendo o PlayStation 4 como foco, seus desenvolvedores conseguiram extrair todo o poder do final de geração e fizeram um gráfico belíssimo. A ambientação escolar, com os vários elementos característicos daquela cultura, estão muito bem feitos, e as partes com névoa dão aquela atmosfera sombria que o momento precisa.

Controle o seu Ego

Monark é um dos grandes jogos de RPG estratégicos lançados nos últimos anos. Seu combate é extremamente divertido e viciante, e repetir cenários não é nenhum sacrifício. A forma escolhida para subir de nível também foi bem divertida. Apesar de o desenrolar da história ser um pouco repetitivo, seus desenvolvimentos valem bastante a pena. Como o game teve participação de ex-membros Shin Megami Tensei, já podemos ter mais ou menos o tom da aventura.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Monark

9.5

Nota Final

9.5/10

Prós

  • Combate divertido
  • Gráficos muito bonitos
  • Trilha sonora de qualidade

Contras

  • Repetitivo depois de algumas dezenas de horas