Capa de Orcs Must Die! Deathtrap

Review Orcs Must Die! Deathtrap (PC) – Tower defense com roguelike

Orcs Must Die! Deathtrap é o mais novo lançamento da popular franquia da Robot Entertainment, sendo um hero shooter focado na defesa de um portal contra enormes hordas de monstros. O jogo de tiro em terceira pessoa está chegando para os jogadores de PC e Xbox por meio do catálogo do Game Pass e das lojas convencionais, proporcionando uma experiência derivativa, mas até divertida, apesar da existência de alguns problemas no modo online.

Desenvolvimento: Robot Entertainment

Distribuição: Robot Entertainment

Jogadores: 1-4 (online)

Gênero: Tiro

Classificação: 12 anos (violência, interatividade online)

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, Xbox Series X|S

Duração: Sem registros

Defendendo um portal

Gameplay de Orcs Must Die! Deathtrap

Sem contar com uma campanha tradicional, Orcs Must Die! Deathtrap é concentrado numa experiência solo ou multiplayer, na qual até quatro jogadores embarcam em missões para proteger pontos de ruptura – uma espécie de portal que os adversários tentam destruir. Há seis personagens distintos para controlar nas missões, que exigem tática e trabalho em equipe para se obter sucesso nelas.

Nas partidas, é necessário posicionar obstáculos nos mapas, como barricadas, que devem ser estrategicamente distribuídas, já que há um limite para sua utilização. Embora essa restrição possa parecer desnecessária, ela incentiva o time a diversificar suas barreiras com outros itens e armadilhas. O jogo distribui pontos ao longo das missões, que podem ser usados entre rodadas para aprimorar a base com novas proteções contra as ameaças.

Novidades na fórmula

Mecânicas roguelike de Orcs Must Die! Deathtrap

O shooter também incorpora elementos típicos dos roguelikes em sua fórmula, pois novas melhorias aleatórias são concedidas a cada turno vencido. A jogabilidade propriamente dita se assemelha bastante à de outros jogos de tiro em terceira pessoa disponíveis no mercado, como Fortnite – inclusive, até a interface durante as partidas é semelhante à do título da Epic Games.

Isso resulta em um game sem grandes inovações, talvez até propositalmente, na intenção de atrair novatos para a franquia sem exigir que se adaptem a uma experiência totalmente nova. Não à toa, entender o funcionamento do jogo não é difícil justamente por sua semelhança com diversos outros títulos já existentes – mesmo com tutoriais péssimos, que são apenas vídeos longos, sem explicações interativas. Ainda assim, Orcs Must Die! Deathtrap é competente e divertido em tudo que se propõe a fazer.

Em um bom estado

Partida de Orcs Must Die! Deathtrap

Orcs Must Die! Deathtrap é um jogo de serviço, com atualizações programadas para os próximos meses que incluirão novos heróis e mapas inéditos. Apesar disso, o título foi lançado em um estado satisfatório, oferecendo muito conteúdo a ser explorado, embora conte com uma quantidade limitada de personagens.

Com visuais cartunescos (o que leva o game a parecer ainda mais com Fortnite), o título foi produzido através da Unreal Engine e recebeu uma versão para computadores surpreendentemente otimizada. O shooter roda sem travamentos ou quedas na taxa de quadros até quando há muitos inimigos na tela ao mesmo tempo, resultando em uma gameplay fluida em todos os momentos. A apresentação é complementada por uma dublagem bem-humorada (mas repetitiva, com poucas linhas de diálogo) e uma boa trilha sonora, que adiciona uma energia legal nas batalhas. 

Online decepciona

Missão em Orcs Must Die! Deathtrap

Entretanto, o que falta em Orcs Must Die! Deathtrap é uma infraestrutura multiplayer robusta, pois há apenas um sistema de salas, sem uma funcionalidade de matchmaking completa. O problema é que as salas nem sempre funcionam corretamente, apresentando travamentos ao tentar entrar, além de problemas de conexão nas telas de carregamento e falhas de latência no decorrer das partidas.

O lag ocorre principalmente porque não há uma base significativa de jogadores nacionais, forçando a conexão com pessoas de outros países e, consequentemente, gerando problemas naturais devido à distância e a qualidade do sinal da rede. Por outro lado, o título oferece suporte completo ao crossplay entre as comunidades de PC e Xbox, além de ser possível jogar offline, sem depender dos servidores dos desenvolvedores – certamente garantindo que o shooter permanecerá acessível no futuro.

É legal

Embora não seja uma das melhores experiências online já feitas, Orcs Must Die! Deathtrap é um hero shooter agradável, repleto de inimigos, personagens e mapas carismáticos e divertidos. Essa é uma recomendação excelente para jogar com amigos, aleatórios ou até sozinho.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Orcs Must Die! Deathtrap

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Bons gráficos cartunescos
  • Desempenho agrada
  • Jogabilidade divertida

Contras

  • Dublagem repetitiva
  • Extremamente derivativo
  • Problemas no modo online