Port Royale 4 oferece aos amantes de jogos de estratégia, simulação e gerenciamento a oportunidade de governar uma pequena colônia no Caribe, com o objetivo de transformar um pequeno povoado em uma grande cidade mercante e próspera. Para isso será necessário desenvolver o comércio local, construir atrativos e moradias para a população, criar e manter rotas marítimas, e, claro, negociar e firmar tratados com grandes nações. Prepare-se para embarcar em uma longa jornada repleta de momentos arriscados pelos mares caribenhos.
Desenvolvimento: Gaming Minds Studios
Distribuição: Kalypso Media Group
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia, Simulação
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PC, PS4, Switch, Xbox One
Duração: Sem registro
Complexo, porém muito bem explicado
O número de coisas para se fazer em Port Royale 4 é bem vasto e complexo, e à primeira vista é algo bastante inviável de se jogar sem algum conhecimento prévio, mas não se preocupem: os desenvolvedores fizeram questão de colocar vários tutoriais que explicam detalhadamente os aspectos mais importantes. A partir do menu principal podemos acessar as explicações de como se jogar Port Royale 4, que vão desde o básico, sobre como comprar e vender mercadorias, até coisas mais avançadas, como as batalhas navais e a pirataria, por exemplo, sendo coisas bem fáceis de se compreender nesses ensinamentos que levam por volta de uma hora. Após isso estaremos melhor preparados para embarcar nas histórias principais ou no modo livre presente no jogo.
São quatro campanhas distintas, que se passam em épocas diferentes e escolhemos servir a uma única nação, sendo elas a Espanha, Inglaterra, França ou Holanda. Vale ressaltar que diferente de grandes empresas que sequer traduzem seus jogos mais famosos, a galera da Gaming Minds Studios traduziu por completo sua obra para Português Brasileiro, facilitando ainda mais o acesso e abrindo portas para diversos jogadores que deixariam de jogar por não entender outros idiomas.
Desenvolvendo colônias e criando rotas marítimas
O principal objetivo em Port Royale 4 é justamente transformar nossa colônia em uma grande cidade, e nas campanhas iremos prestar contas e trabalhar para o vice-rei de uma das quatro grandes nações já citadas. Sempre precisamos estar cumprindo uma série de objetivos em uma determinada faixa de tempo para não fracassarmos e perdermos o jogo. São coisas que podem variar desde aumentar o número de habitantes de um local, comercializar e entregar algum produto, seja ele comida ou outras mercadorias, construir edifícios como hospitais e armazéns, ou até mesmo atacar navios de outro império. E, claro, todas essas ações requerem dinheiro, tempo e materiais para serem desenvolvidos.
Sendo assim nossa principal fonte de renda vem do comércio, de comprar barato e vender caro para obter lucro, aumentar nossa frota de navios e repetir o processo várias vezes, obtendo fama e poder. Assim, é possível conseguir administrar cada vez mais assentamentos e os desenvolver, para quem sabe, até mesmo reivindicar a independência.
Para criar rotas marítimas que nos tragam lucro, precisamos ficar de olho na probabilidade de enfrentar tempestades, se a direção do vento é ou não favorável, onde devemos comprar um produto e o melhor local para se vender. São vários os fatores envolvidos nesse processo, que necessitam da nossa atenção para podermos obter sucesso nos empreendimentos.
Mercadores, piratas e corsários
Ser um mercador em Port Royale 4 tem muitos riscos, com diversos gastos para manter nossos negócios ativos, compra de licenças e documentos, novas embarcações e reparos, construção de novos edifícios e as condições climáticas, que já são desafiadoras o suficiente. Mas também precisamos temer os piratas, que podem nos atacar a qualquer momento, e não só eles como também corsários a mando dos nossos rivais.
Mas não fazemos somente papel de vítima aqui, pois a qualquer momento é possível hastear a famosa bandeira negra e atacar embarcações em busca de lucro, mas isso trará problemas para nossa reputação, por isso sempre podemos comprar uma carta de corso com a nossa nação, que nos permite atacar as outras legalmente em nome do rei – lembrando que o combate acontece por turnos. A liberdade é vasta e cabe somente ao jogador escolher o melhor a se fazer para atingir seus objetivos, de forma legal ou nem tanto.
Conteúdo vasto e bem desenvolvido
Port Royale 4 é um game muito bonito, com uma bela trilha sonora, conteúdo suficiente para dezenas de horas de jogatina, e totalmente traduzido para nosso idioma. Mesmo sendo complexo, ele consegue explicar tudo da melhor forma possível, situando o jogador com tudo que precisa ser feito ao longo do jogo.
Fica claro a vasta experiência dos desenvolvedores com jogos de estratégia quando entregam um produto de qualidade muito bem acabado. É o tipo de produto que agrada veteranos do gênero e que facilmente consegue ser uma bela porta de entrada para os novatos. Port Royale 4 entrega uma experiência satisfatória que merece a atenção dos jogadores.
Cópia de Xbox One cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong