título do jogo

Review Song in the Smoke (PSVR) – Da pedra ao fogo

Atualmente, a vida da população mundial é bem mais tranquila e menos estressante graças à evolução da ciência e da tecnologia, que trouxe uma maior qualidade de vida para todos. Sabe-se que, na pré-história, a expectativa de vida era consideravelmente mais baixa por conta do frequente alerta que o ser humano era colocado, pensando sempre em sua sobrevivência contra predadores e busca por comida.

Com essa ideia de sobrevivência e caça, o estúdio 17-bit, fundado por um antigo funcionário da SEGA, pensou em utilizar esta temática para um desenvolvimento do seu primeiro projeto em VR. Song in the Smoke permite entrar na pele de um homem ou mulher na pré-história, explorando um mundo misterioso e selvagem e lutando pela sua própria preservação.

Desenvolvimento 17-Bit
Distribuição: 17-Bit
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação
Classificação: 14 anos
Português: Legendas e interface
Plataforma: PSVR, PC, Oculus Quest
Duração: Sem registros

Os perigos da selva

um corvo misterioso guia o jogador na aventura
Song in the Smoke_20211006194816

Song in the smoke não possui uma narrativa direta ou explicações sobre a história, deixando todo esse trabalho ao jogador conforme explora os ambientes. O jogo é separado em diversas fases nas quais algumas cutscenes mostram um luzes marcadas em seu mapa, indicando pedras especiais que devem ser coletadas. Ao alcançá-las, a porta para prosseguir se abrirá e um chefe estará à espera para te devorar vivo.

Conforme os chefes são derrotados, uma nova área mais abrangente é liberada, tornando-se assim um pouco mais difícil do que a primeira. O personagem passará por cavernas, atravessará riachos e poderá se esconder nas matas caso encontre alguma ameaça nas proximidades, enquanto também luta contra a fome, o frio e o sono.

Manual de sobrevivência

O tutorial ensina os itens e movimentos necessários para criar ferramentas novas
Song in the Smoke_20211006195630

O jogo obriga a utilizar os dois controles Playstation Move para simular as mãos do protagonista. Diferente de muitos jogos de VR, ambos os controles possuem comandos distintos e cada botão fará uma ação diferente como, por exemplo, utilizar o botão principal da mão esquerda para se mover livremente e o da mão direita para transportar diretamente ao local apontado, o que é ótimo para passar obstáculos como buracos ou locais mais altos.

Para sobreviver, o jogador precisará explorar bastante os mapas e encontrar qualquer tipo de recurso pela frente, como pedras, gravetos, carvões e alimentos. Utilizando os controles, é necessário fazer movimentos semelhantes aos da vida real para criar ferramentas e armas de combate com estes recursos realizando ações específicas, como levar a comida até sua boca, cortar os gravetos para transformá-los em bastões, unir dois itens, iluminar caminhos com a tocha e muitos outros. O personagem carrega o tempo todo um inventário limitado de espaços e um mapa para se orientar.

Descansar é importante

A fogueira é sua única forma de salvar o jogo
Song in the Smoke_20211006202602

Outra parte – talvez a mais importante – é procurar locais para criar fogueiras, pois somente elas são seus pontos de salvamento, perdendo tudo caso não chegue a tempo em uma depois de uma exploração intensa. Song In the Smoke ensina como acendê-las, exigindo uma certa quantia de recursos e o movimento necessário para fazer fogo.

O frio e o sono, citados mais acima, também são seus grandes vilões. É possível dormir a qualquer momento, não sendo um grande problema, de fato. Já em relação ao frio, é necessário entrar em uma caverna e manter alguma fonte de calor acesa próxima a você, como uma fogueira ou tocha. Todos os níveis destas necessidades básicas podem ser vistas ao abrir seu inventário.

Uma experiência bem distinta

Após algumas horas, Song In the Smoke mostrou ter uma ideia bastante interessante, além das mecânicas bem pensadas. O mundo, bastante colorido, acaba sendo um pouco vazio em diversos momentos. Também foi um pouco complicado lembrar como recriar objetos já feitos no tutorial e não existia de forma intuitiva alguma lista de itens já montados.

Apesar disso, Song in the Smoke não é um título com mecânicas mal-aplicadas e manteve o que já funciona em títulos do gênero sobrevivência, tendo, inclusive, semelhanças com as já apresentadas em Subnautica, por exemplo. Ele cumpre o que promete, mesmo com algumas falhas.

Cópia de PSVR cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Song in the Smoke

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Sistema de criação de ferramentas interessante
  • Gráficos bonitos

Contras

  • Mundo um pouco vazio
  • Não há um manual com todos os itens criados para relembrar como refazê-los