Capa do jogo.

Review Star Renegades (PS4) – Morreu? Repete!

Numa sociedade futurista, a chegada de um drone operário, que rasga o tecido do espaço tempo, causa o alvoroço na comunidade científica, permitindo aos seres humanos desenvolverem suas tecnologias e avançarem milhares de anos em termos de ciência. Porém,  esse salto tecnológico também traz um império devastador, que pretende conquistar tudo. E assim começa Star Renegades.

Desenvolvimento: Massive Damage

Distribuição: RAW FURY

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, RPG

Classificação: 10 anos

Português: Interface e Legendas.

Plataformas: PS4, PC, Xbox One, Switch

Duração: 9 horas (campanha)/22.5 horas (100%)

Pêra, uva, maçã, ou salada mista?

É misturando o sistema de relacionamentos de personagens, como visto em Persona 5, publicado pela SEGA, e o sistema Nemesis de Shadow of Mordor, da Warner, que Star Renegades faz uma verdadeira salada ao buscar referências de jogos “irmãos e primos” que deram certo. Porém, consegue isso com grandiosidade.

Sendo a mistura de dois gêneros pouco amigáveis, RPG de estratégia em turnos e um Roguelite – e seu sistema de runs, com todo o propósito de superar desafios, precisar recomeçar do zero – caso falhe – e simplesmente evoluir, o título da Massive Damage pega os melhores aspectos de cada um dos gêneros e funde em um produto só.

Mas não pense que Star Renegades não tem identidade própria, pois o visual em pixel art extremamente dinâmico, com personagens cativantes e únicos (como o soldado viciado em teorias da conspiração, ou o robô fã de poemas), garante sempre uma dose de dúvidas, risadas, raiva, frustração, e alegria – ao superar um chefe difícil, e finalmente passar do ponto em que você está preso desde o último fim de semana.

O exterminador do futuro já falou isso…

Star Renegades conta a história de J5T-1N, um drone operário que vem enviado do futuro, avisando sobre os Imperium, o exército de uma raça mecanóide que atacará a sociedade intergalática em breve, trazendo ruína, caos, e forçando todos sob seu domínio tirano. Como a força invasora não para até todo o universo ser conquistado, nossos heróis continuam enviando o drone para diferentes dimensões e realidades, que estarão prestes a sofrer o ataque da nave mãe. 

E assim é explicado como é implementado o sistema Roguelite. Ao invés de simplesmente “resetado”, acompanhamos o drone que é enviado para outra dimensão para cumprir seu papel de arauto do fim. Isso é similar à explicação de como Bioshock Infinite continuava sua história complexa de forma contínua, tendo vários protagonistas de vários universos convergindo em um único, a fim de garantir o sucesso da missão.

Com uma jogabilidade extremamente característica, Star Renegades implementa o uso de batalhas em turnos, com vários clichês de RPG. Crits, breaks, elementos que aplicam status em inimigos ou aumentam a versatilidade dos personagens. Há uma barra de tempo no topo da tela que dita quanto tempo tal ação vai tomar, e quais são os próximos personagens a agirem. Existem também ataques que independente do próximo a atacar, provocam golpes de inimigos. O segredo é saber calcular o tempo de seus ataques, forçando o inimigo a pular turnos por atordoamento, e abusando das habilidades de fúria que, por sua vez, não consomem tempo e são compostas na maioria das vezes, de curas, efeitos positivos ou negativos.

Com um sistema que permite a exploração de forma quase livre, o jogador consegue penetrar três barreiras que separam áreas por dia, antes de precisar descansar. Ao fazer isso, os personagens “aplicam” a experiência obtida em batalha, e conseguem evoluir de nível – mecânica similar a de Final Fantasy XV. Nos acampamentos, o jogador pode fortalecer o laço entre os personagens, numa espécie de sistema de relacionamentos, como visto em Persona 5 e em Hades.

Certas áreas também ativam uma contagem regressiva de três dias, em que um dos Generais pessoalmente vai ao seu encalço. Nesse período, é mandatório pro jogador se preparar bem, pois um inimigo poderoso se aproxima, e não vai medir esforços para falhar suas tentativas de salvar o universo.

E aí, vale ou não vale?

Star Renegades é um prato cheio para fãs de ficção científica e de RPGs japoneses. Suas inspirações convergem notórios sistemas exaltados no passado num amálgama harmônico, em que todos funcionam. O visual cativante, a trilha sonora condizente, a história fechadinha e bem escrita, e os personagens com características marcantes sem dúvida garantem a diversão durante sua campanha para salvar o universo.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming Hong.

Star Renegades

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Identidade perfeita e notável.
  • Visuais perfeitos, claros e detalhados.
  • Inova se inspirando em tudo que deu certo.

Contras

  • Exploração acaba ficando repetitiva.
  • A interface é confusa e pouco intuitiva.
  • Poluído visualmente nas batalhas.