Sword Art Online é um anime que se tornou um verdadeiro fenômeno. Na história, vemos Kirito, o protagonista, ficando preso em um mundo virtual. Todos os jogos sempre procuram, mesmo que levemente, adaptar alguma temporada do anime. Em Sword Art Online Last Recollection, temos uma história que é levemente baseada em War of Underworld, mas, que felizmente, vai para um caminho totalmente diferente.
Desenvolvimento: Aquria
Distribuição: Bandai Namco
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: RPG
Classificação: 12 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC
Duração: Não disponível
Guerra do submundo
Sword Art Online Last Recollection começa exatamente após os eventos vistos em Alicization Lycoris. Contudo, ao invés de tentar adaptar a história do anime para o jogo, temos uma aventura totalmente nova, que usa a guerra do submundo somente como um pano de fundo.
Dorothy é enviada para o reino humano com o intuito de levar uma mensagem de paz, isto é, começar uma tratativa para que a guerra não ocorra. Por conta disso, Kirito e seus amigos se juntam em uma comitiva até os confins do Território das Trevas.
Confesso que estava com medo de que o game iria acabar sendo igual aos títulos anteriores, que davam foco demais no diálogo e menos na parte de ação. Aqui, esse ponto está totalmente balanceado, e a história flui de forma bastante natural, o que é totalmente excelente. Isso sem falar nos novos personagens que aparecem, que são bastante carismáticos.
Lutando no Território das Trevas
O jogo apresenta várias áreas grandes para serem exploradas, e é muito gostoso andar pelos mapas e procurar inimigos para derrotar. É possível andar com um time de até 4 jogadores, e explorar ao máximo os golpes especiais e exagerados que Sword Art Online Last Recollection possui. Uma coisa que se manteve aqui foi o exagero, pois é possível encontrar inimigos com mais de milhão em pontos de vida.
Para isso, é preciso aprender novas técnicas, comprar novos equipamentos e seguir o jogo. Há uma miríade de equipamentos disponíveis, como espadas de uma mão, chicotes, arco e flechas e muitas outras. Basta encontrar a que melhor se adequa ao seu estilo e pronto. Cada arma tem um peso diferente e a jogabilidade muda de acordo.
O mesmo vale para os MUITOS personagens disponíveis. No decorrer da jornada, mais e mais ficam disponíveis para serem usados, mas confesso que preferi usar mais os protagonistas do que os diversos personagens secundários disponíveis.
O mundo das trevas
Os mapas podem ser liberados ao encontrar uma espécie de altar perdido no meio da tela. Isso faz mostrar a localização de tudo no mapa, o que facilita a experiência. Algumas partes demandam a solução de algum pequeno quebra-cabeça, como a aplicação de um poder de vento para conter redemoinhos, por exemplo. A exploração foi ampliada também, já que podemos acessar novas áreas com o auxílio do chicote de Kirito.
Uma coisa que nos obriga a ficar indo e voltando no mapa é a presença de inimigos muito mais fortes que nós. O próprio jogo nos dá esse aviso, então é sempre fácil evitar áreas de alta periculosidade.
O melhor até hoje
Dentre todos os jogos de Sword Art Online que já joguei até hoje, Sword Art Online Last Recollection é, sem sombra de dúvida, o melhor título da série. Digo isso pois sua história funciona também para quem não conhece nada do anime, algo que é excelente. Isso sem falar no sistema de exploração de mapas, que ficou ainda melhor e mais divertido, aliado ao combate, que é muito bom e rivaliza com alguns dos melhores JRPGs de ação que já joguei.
Espero muito que Sword Art Online Last Recollection venda muito e mostre que a franquia pode sobreviver sem necessariamente precisar seguir a história contada pelo anime. A jogabilidade é muito boa e funcional, e o mundo do Território das Trevas é muito legal e dá vontade de explorar tudo e conhecer ainda mais sobre aquele grupo.
Se estiver procurando um excelente JRPG, Sword Art Online Last Recollection é a sua escolha. A legenda em português está excelente, o que facilita no entendimento da história, que possui um excelente ritmo, ficando longe do lenga lenga de outros games da série.
Código de PS5 enviado pela produtora
Revisão: Julio Pinheiro