review-totally-reliable-delivery-service-capa

Review Totally Reliable Delivery Service (Switch) – Devolvam ao remetente

Jogos com boas ideias e execuções ruins… quantas vezes já vi isso na vida? Totally Reliable Delivery Service é mais um daqueles jogos que te anima através dos vídeos e imagens, mas na hora do “vamo vê” a história é completamente diferente. Quantas vezes você se divertiria fazendo a mesma coisa? Quantas vezes? Hein, quantas vezes? Quantas? Já cansou?

Desenvolvimento: We’re Five Games
Edição: TinyBuild Games
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Party, Multiplayer
Classificação indicativa: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e Switch
Duração: 1 hora (campanha)

Pura simpatia

Totally Reliable Delivery Service possui visuais simpatícos, uma boa personalização e proposta que era pra ser engraçadíssima. Na teoria tudo isso seria ótimo para reunir amigos e família para uma tarde de diversão sem compromisso (tanto local quanto online), só que grande parte vai por água abaixo na prática.

No console da Nintendo o jogo sofre horrores. Apesar de gráficos simples, TRDS roda numa performance incrivelmente inferior, e você vai perceber o tempo todo que o cenário renderiza na sua frente enquanto você caminha ou dirige.

O jogo tem ausência de história, sendo mais voltado para o gênero party game onde normalmente pessoas se juntam para dar risadas, porém nem isso o jogo é capaz de fazer por, digamos, mais de 10 minutos. A ideia é bacana, fazendo você viver uma vida de entregador ao levar pacotes e objetos fazendo uso das maneiras mais inusitadas possívels, como num pequeno avião, num barco, uma balão, uma empilhadeira e até mesmo subindo no alto duma montanha russa.

É realmente engraçado e desafiador tentar cumprir estas tarefas enquanto os bonecos agem como personagens molengas e nada responsivos, mas apenas por alguns instantes.

Multiplayer completamente falho

Confesso que ri bastante agarrando meus amigos no modo online e os arremessando no mar ou algo parecido, mas a duração disso foi tão curta quanto esquecível.

Quando decidimos realmente fazer o que o jogo pede – entregar pacotes -, percebemos que as mecânicas não se sustentas nem através de seu propósito.

Acredito que o pior de tudo no multiplayer online foi o lag e o input delay. Era praticamente impossível jogar sem ficar irritado por sentir seu personagem menos responsivo do que já é, seus colegas surgindo em um local e depois no outro, você sentindo um atraso enorme ao apertar um comando e… acho que já deu pra entender. O modo online está tão ruim que não parece que foi de fato testado antes de ser lançado, ou então talvez tenham testado numa rede local entre um cômodo e outro.

Quer jogar este jogo com alguém? A única solução mesmo é o multiplayer local no mesmo console, nada além disso. Testei a versão de PC que saiu de graça recentemente na Epic Games e os resultados com lag, delay e sofrência foram os mesmos.

Amadorismo nítido

Vê se eu tô mentindo

O tutorial por texto dos comandos ensina a levantar os braços com R e L, mas isso é totalmente anti natural quando você já está segurando algum objeto com o o ZR e ZL.

Será que preciso de 4 mãos? Porém, descobri sozinho depois que o X possuía a mesma função dos dois botões segurados juntos, mas o jogo não explica isso em momento nenhum (pelo menos na versão inicial).

A física ser engraçada por causa de seus controles, mas na verdade acaba sendo frustrante de tão desajeitada e ruim. Um exemplo de boa execução com físicas que buscam ser engraçadas é Human Fall Flat, que apesar de ser controlarmos bonecos “molengões”, não deixa de ser responsivo nas respostas dos movimentos por fazer um uso melhor da gravidade. Será que a “inspiração” veio daí? Se sim, copiaram errado.

Em Totally Reliable Delivery Service várias vezes acabei entrando na parede e ficando preso em objetos – bugs ridículos. Existe uma forma de restaurar seu personagem pro QG do jogo, e talvez isso tenha sido feito porque sabiam que esse tipo de situação estava acontecendo, mas aparentemente resolveram não corrigir.

Por fim, algumas mensagens podem aparecer através do overlay enquanto você personaliza seu personagem, então você acaba perdendo informação escrita porque alguém não percebeu que o bloco de texto fica atrás deste elemento.

Diversão superficial

O jogo se torna repetitivo rapidamente por todo desafio ser basicamente o mesmo. Em suma, Totally Reliable Delivery Service é feito de diversões curtas e mal projetadas. A ideia é muito boa, mas a repetição mata o prazer em poucos minutos. O jogo tenta até prender sua atenção através de itens extras – principalmente de personalização – e conquistas, mas acaba falhando no principal que é o gameplay.

Totally Reliable Delivery Service vem sendo atualizado aos poucos, mas seus defeitos, principalmente na versão de Switch, comprometem a experiência como um todo. Porém, acho que mesmo com todos os problemas técnicos sendo corrigidos, tudo em sua essência continuaria ruim. Sua física desgovernada e falta de variedade nos desafios afastam qualquer um por causa da frustração gerada, e provavelmente seu primeiro contato com este jogo também será o último.

Este review foi feito usando uma cópia para Switch cedida pela TinyBuild Games

Totally Reliable Delivery Service

3

Nota final

3.0/10

Prós

  • É engraçado
  • Visual simpático

Contras

  • Interface ruim
  • Online problemático
  • Falta de capricho
  • Física frustrante
  • Bugs de colisão