Capa do Train Station Renovation

Review Train Station Renovation (PC) – Construa, decore e renove

Simuladores de construção, em geral, são os melhores jogos para aqueles que buscam apenas algo para se distrair e aproveitar o tempo livre. Com uma proposta simples e bem direta, Train Station Renovation é justamente aquilo que seu título antecipa: restaure estações ferroviárias danificadas e exercite a criatividade na hora da decoração. Desenvolvido pela Live Motion Games e distribuído com o auxílio da PlayWay S.A., o jogo encontra-se disponível para PC, Xbox One e Switch.

Desenvolvimento: Live Motion Games
Distribuição: Live Motion Games, PlayWay S.A.
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface e Legendas
Plataformas: PC, Xbox One, Switch
Duração: 10 horas (campanha)/13 horas (100%)

“Podemos consertar? Podemos sim!”

Mapa do jogo com as fases da campanha.

Assim como a grande maioria dos simuladores, Train Station Renovation não possui uma história, dado que este não é o foco. Portanto, os jogadores desempenham apenas o papel de uma empresa especializada em reconstrução de plataformas e estações de trens. No menu inicial, somos apresentados a um grande mapa com quinze pontos inicialmente bloqueados, que progridem de acordo com nossa experiência.

Cada um desses pontos representa uma estação na qual o jogador precisa cumprir determinados objetivos para conseguir avançar aos próximos estágios. As primeiras fases, que são ambientadas em pequenas zonas rurais, servem como um tutorial, ensinando as mecânicas básicas de construção e nos preparando para os verdadeiros desafios: as enormes estações ferroviárias nas áreas metropolitanas.

“Vamos trabalhar, há muita coisa a fazer”

Pichação no muro de uma estação ferroviária.

Os requisitos de conclusão de todos os quinze níveis são basicamente os mesmos, com todos os pontos necessitando de limpeza, reparos nas estruturas comprometidas e decoração final. Em paralelo, existem tarefas específicas para cada fase como instalar bombas para eliminar pequenas inundações em algumas salas, ou reparar o circuito elétrico do prédio principal.

E é aqui que observamos um dos melhores aspectos da jogabilidade de Train Station Renovation. O nível de dificuldade dependerá do comprometimento de quem está jogando. O que isso significa? Após cumprir todas as tarefas específicas, mesmo que a estação não esteja completamente restaurada, você pode prosseguir para o local seguinte. E ainda que o jogo possa ser um tanto exigente para concluir cem por cento de cada cenário, ele dispõe de ferramentas para tornar este trabalho o mais relaxante e divertido possível, como falaremos mais adiante.

Quanto ao aspecto financeiro, os desenvolvedores conseguiram criar uma mecânica que, além de facilitar o gerenciamento dos recursos, ainda agregou positivamente à imersão. À medida que recolhemos o lixo espalhado pelo chão das estações, montantes diferentes vão se formando no inventário até materializarem-se em grandes sacos coloridos: verde para vidro, amarelo para metais, azuis para papéis e preto para não-recicláveis. Colocar cada saco nos depósitos correspondentes gera uma pequena quantia de dinheiro que utilizamos em várias ocasiões, como ao esvaziar depósitos lotados e comprar novas decorações.

“Construir e consertar até anoitecer”

Menu de melhoria de ferramenta.

Na hora dos reparos, cada ferramenta possui uma finalidade específica. Por exemplo, a esponja serve para limpar pichações em fachadas; a lixa é capaz de retirar a ferrugem dos trilhos das plataformas e a vassoura consegue eliminar a poeira do chão nas salas e dar um fim às teias de aranha nas paredes. Além de dinheiro, ao término dos estágios, estrelas são ganhas conforme a porcentagem de completude. Ou seja, quanto mais perto do 100%, maior a recompensa em estrelas. E, com elas, podemos garantir melhorias de nossos equipamentos no menu principal, como mostra a captura acima.

Cada upgrade garante uma maior eficácia dos instrumentos, além de receberem uma clara atualização visual. Por exemplo, a esponja atualizada se transforma num esfregão; a vassoura vira um aspirador de pó e a chave inglesa, em seu último nível, será uma parafusadeira automática. Com estes itens, a progressão se torna bem mais rápida e eficiente, principalmente nas últimas estações que são consideravelmente maiores que as primeiras.

Uma boa pedida

No geral, Train Station Renovation cumpre aquilo que se propõe: ser um jogo calmo e ao mesmo tempo recreativo, perfeito para atenuar um longo dia de trabalho. Eu, particularmente, achei seus gráficos extremamente caprichados se comparados a títulos do mesmo gênero. Contudo, a trilha sonora não consegue acompanhar. Com cada fase durando cerca de uma hora para conseguirmos sua íntegra, as músicas ficam tediosas e repetitivas. Mas, há como contornar isso: é só ligar na sua playlist favorita e botar as mãos na massa!

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Train Station Renovation

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Controles intuitivos
  • Mecânicas simples
  • Bom gerenciamento de recursos
  • Gráficos bonitos

Contras

  • Trilha sonora enjoativa
  • Pouca variedade de decorações