Desenvolvido pelo estúdio independente Skirmish Mode Games e publicado pela Daedalic Entertainment, Warpips é um jogo de defesa de torres para apenas um jogador, no qual é necessário utilizar estratégias para proteger a base aliada enquanto a infraestrutura inimiga vai sendo destruída. Combinando funcionalidades de franquias consagradas como Command & Conquer e Clash Royale, a equipe de desenvolvimento conseguiu criar uma experiência despretensiosa, com mecânicas fáceis de serem entendidas, mas muito divertida e altamente viciante. Disponível exclusivamente para computadores, o jogo foi inicialmente distribuído em acesso antecipado no começo de 2021, e sua versão finalizada foi lançada em 2022.
Desenvolvimento: Skirmish Mode Games
Distribuição: Daedalic Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC
Duração: 2 horas (campanha)/8 horas (100%)
Comandando uma guerra
Sem um grande foco (ou sutileza alguma) no lado narrativo, a história de Warpips é situada nos campos de batalha da ilha-nação do Petrolistão, uma região paradisíaca que é controlada por um governo autoritário e corrupto. O território sofre com uma investida de Pipônia, um país que decidiu invadir o local para levar paz, liberdade e democracia para a população desta região. O jogador entra na pele do líder das tropas militares piponianas, tendo que tomar todas as decisões necessárias para vencer a guerra e conseguir instaurar a paz no local, sempre na base da força e da violência.
Com missões que são rápidas e curtas, e um loop de gameplay que lembra o tradicional cabo de guerra, é necessário dar as ordens e coordenar as batalhas, enquanto a inteligência artificial do jogo faz tudo se desenrolar de forma automática. É preciso colocar cada soldado em ação no momento certo, além de gerenciar corretamente todos os itens, recursos e armamentos. Pipônia sempre fica mais forte a cada operação bem sucedida, pois as vitórias recompensam o líder militarista com novos equipamentos e soldados adicionais para serem utilizados na faixa de guerra.
O modo de tutorial do jogo é simples e de fácil compreensão, porque todas as mecânicas são explicadas de uma maneira clara, intuitiva e objetiva. Além da campanha, existem outros dois modos principais distintos, nos quais as partidas podem ser infinitas ou completamente randomizadas, assegurando um bom fator de replay para o título. O modo multijogador, seja local ou online, é uma importante funcionalidade que deveria estar presente no jogo para garantir mais opções, mas que ficou faltando na versão final do produto. A equipe de desenvolvimento realizou um bom trabalho ao disponibilizar múltiplas opções de dificuldade, garantindo uma experiência agradável e casual para todos os perfis de jogadores diferentes.
Apresentação sensacional
Com uma inteligente mistura de componentes em 2D e 3D, os idealizadores conseguiram construir um visual bonito e agradável, que combina muito bem com a proposta do jogo. Os efeitos gráficos dão um excelente ar de polimento e modernidade para a arte, que é parcialmente desenhada em pixel art. No entanto, algumas texturas dos elementos em 3D poderiam ter uma qualidade maior, e a falta de um bom filtro anti serrilhamentos acaba prejudicando a visibilidade de alguns detalhes dos cenários.
A trilha sonora instrumental de Warpips é boa e envolvente. As músicas, todas criadas pela equipe da Skirmish Mode Games, dão toda a emoção e tensão necessária para os combates proporcionados pelo jogo. Porém, os efeitos sonoros das batalhas são pouco perceptíveis e memoráveis. A produtora também teve o cuidado de localizar seu jogo para o português brasileiro. A tradução, e o fato do título não exigir um computador potente para ser executado, fazem Warpips ser um jogo acessível para uma quantidade imensa de pessoas.
Um bom passatempo
Bem polido e sem muitos defeitos, Warpips é um jogo agradável. Com partidas rápidas, mecânicas descomplicadas, e opções de dificuldade para todos os tipos de desafios, a equipe da Skirmish Mode Games criou um ótimo produto de defesa de torres (ou tower defense), perfeito para ser prestigiado casualmente.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong