Zombie Rollerz: Pinball Heroes mistura pinball, defesa contra hordas de zumbis e elementos de roguelite e RPG de forma inusitada e carismática, oferecendo horas de diversão graças a uma variedade imensa de poderes especiais, inimigos e fases.
Desenvolvimento: Zing Games
Distribuição: Daedalic Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Arcade
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, Switch
Duração: Sem registro
Zumbis para todo lado
Zombie Rollerz conta com 10 heróis diferentes para serem utilizados em suas partidas. Cada personagem tem interações e diálogos diferentes com o Professor Omnipédia, que auxilia, por meio de suas falas, a compreender os objetivos de cada bonequinho e o motivo da infestação zumbi que assola a humanidade, em trocas divertidas e engraçadinhas entre os personagens.
Em um mapa de hexágonos, o jogador deve mover o boneco escolhido e enfrentar hordas de zumbis em partidas rápidas de pinball. O objetivo principal é simples: coletar poderes e dinheiro, subir de nível e fortalecer o personagem o suficiente para derrotar quatro chefes em quatro áreas em sequência.
Espalhados pelo mapa, os zumbis oferecem resistência progressivamente mais difícil conforme a aventura progride. Há uma diversidade interessante de tipos de inimigos, como cavaleiros com escudos, zumbis explosivos e venenosos, monstros que soltam uma gosma roxa no chão que diminui muito o tamanho da bolinha de pinball; cada um deles oferece um desafio único no processo de defesa contra hordas. Para completar os desafios, os chefes contam com habilidades ainda mais desafiadoras, que testam rapidez, força e agilidade dos poderes do jogador.
Um ponto positivo está no incentivo à exploração do mapa. Alguns espaços oferecem pequenas histórias com tomadas de decisão e que concedem a chance de receber benefícios ou mesmo malefícios, de acordo com a opção selecionada.
Sinta a ira do meu poder
Em geral, o conceito das batalhas de Zombie Rollerz é bem simples: usar os gatilhos ZL e ZR para lançar a bolinha e causar dano nos zumbis inimigos para derrotá-los. O jogo vai além, porém, oferecendo uma gama de poderes e habilidades bastante variadas que auxiliam o herói a causar o caos contra os mortos-vivos.
É possível equipar uma habilidade suprema, três de apoio e uma de bola. Cada uma delas tem um efeito específico durante a batalha. A suprema, como é de se imaginar, é a opção mais forte e potente no arsenal do herói, com golpes como chuva de meteoros ou ativação instantânea de todas as habilidades de apoio, ao mesmo tempo sem a necessidade de esperar a barra de ativação se preencher; as habilidades de apoio, por outro lado, são essenciais para controlar as hordas de zumbis, e mantê-los longe das hastes de pinball e da saúde do herói, com ataques que podem congelar e retardar a movimentação inimiga, lançar novas bolinhas auxiliares elementais ou até mesmo criar uma barreira de fogo no cenário. Habilidades de bola, por sua vez, são usadas para causar dano leve, direto e eficaz, como lançamento de barragem de espadas flamejantes ou mesmo uma baforada de chamas ardentes na “fuça” dos inimigos.
A variedade de habilidades é imensa, dando a oportunidade de se criar conjuntos únicos a cada sessão de jogatina. Além disso, todas elas podem ser melhoradas até o nível 5, tornando-as ainda melhores e mais fortes na luta contra os zumbis. Para completar o arsenal do herói, itens de benefícios passivos podem ser encontrados no mapa, seja em lojinhas, acampamentos ou em eventos aleatórios.
Uma combinação “mais ou menos”
Mesmo contando com uma jogabilidade gostosa e divertida em partidas rápidas contra os zumbis, Zombie Rollerz mostra, ao menos para mim, que casar pinball com roguelite é algo estranho. Para esclarecer a parte roguelite: quando o herói morre, uma nova sessão pode ser iniciada em seguida, mas itens, habilidades e melhorias coletadas antes da morte são perdidas. O que se recebe de incentivo são alguns itens de legado, como moedas e benefícios passivos para auxiliar na nova jornada.
O grande X da questão é que a essência da mecânica de pinball, de alguma forma, não traz aquela sensação de “Só mais uma rodada! Só mais uma sessão de jogo.”, como tantos outros jogos do subgênero roguelite (e roguelike) trazem.
Fator replay, apesar dos pesares
Mesmo sem a sensação de “só mais uma vez” típica de roguelites e roguelikes, Zombie Rollerz: Pinball Heroes consegue oferecer uma gama de conteúdos desbloqueáveis que incentiva bastante a revisitação ao título. Novos personagens, poderes e até mesmo novas dificuldades dão razão para seguir demolindo zumbis com bolinhas de pinball em sessões de jogo, que são melhores aproveitadas se forem curtinhas.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong