Capa de RoadCraft

Preview RoadCraft (PC) – Reconstruções desafiadoras

RoadCraft é a nova empreitada da Saber Interactive e da Focus Entertaiment – uma parceria de sucesso que resultou em bons jogos, como SnowRunner e Expeditions: A MudRunner Game. Dessa vez, os desenvolvedores prometem colocar os jogadores no controle de um líder de uma empresa especializada na restauração de regiões devastadas por eventos climáticos extremos.

O objetivo é pôr a mão na massa, pilotando veículos e máquinas para reconstruir regiões inteiras, em uma jogabilidade que prioriza a simulação. O título será lançado em maio para PC e consoles, mas antes disso, os produtores estão promovendo o game com uma demonstração prévia de seu conteúdo, que o Jogando Casualmente teve a oportunidade de testar.

Desenvolvimento: Saber Interactive

Distribuição: Focus Entertainment

Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)

Gênero: Simulação

Classificação: Livre

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S

Duração: Sem registros

Reconstruindo geral

Jogabilidade de RoadCraft

Sem um foco narrativo, RoadCraft se passa em locais insalubres e devastados por eventos naturais. Apesar de não contar com o mundo aberto, o simulador proporciona uma experiência em mapas enormes, nos quais é necessário controlar veículos off-road e operar maquinários pesados e complexos. Ao longo da jogatina, é preciso conter vazamentos, liberar caminhos, construir estradas, cortar árvores, entre outras tarefas, seguindo a mesma linha estrutural de SnowRunner e Expeditions, cumprindo esses objetivos em áreas onde a condução é extremamente desafiadora.

Essa é uma jogabilidade testada e aprovada, aplicada com sucesso nessa variação da fórmula da Saber Interactive. A novidade, porém, fica por conta de uma versão atualizada da engine utilizada nesses jogos. Agora, a simulação está ainda mais fidedigna à realidade, e o contato dos automóveis com o solo está muito mais preciso – o que, por consequência, resulta em uma gameplay mais punitiva que o usual, justamente devido à dificuldade em pilotar os veículos. Os controles, que passam longe de ser tradicionais, também não tornam a experiência acessível, visto que é necessário acionar o freio de mão e ajustar funções de marcha e tração nos momentos corretos da jogatina.

Gameplay de RoadCraft

Conseguir dirigir um veículo e realizar as tarefas é sempre recompensador e gratificante, talvez porque o jogo sequer tenta oferecer uma gameplay simplificada. A excelente direção artística, que aposta em ótimos visuais fotorrealistas, ajuda a elevar o tom da jogatina, com um grande destaque para as animações climáticas, que contribuem para a criação de uma atmosfera um pouco caótica e desoladora, que representa com sucesso as condições dos cenários.

Entretanto, o desempenho na versão de PC não está em um estado totalmente satisfatório, sendo um aspecto que precisa ser melhorado até o lançamento final. Afinal, uma performance perfeita é, sem dúvidas, essencial para um jogo desse tipo, que exige bastante responsividade para evitar frustrações adicionais no meio de uma tarefa.

Uma promessa interessante

RoadCraft tem potencial para ser um simulador muito legal, sendo, acima de tudo, uma entrada válida nesse rol um tanto excêntrico de games que combinam experiências relaxantes com propostas desafiadoras. É uma alternativa ideal para os fãs de SnowRunner e Expeditions que buscam novidades na mesma fórmula – o que pode ser um problema para novatos no gênero, no entanto, já que o título, pelo menos em sua demo, não apresenta suas particularidades de forma clara, parecendo mais complexo do que realmente é à primeira vista. Ainda assim, é um game interessante, apesar de propiciar uma experiência mais acolhedora para quem já é familiarizado com esse estilo de jogo.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno