Bad Dream: Coma Capa

Review Bad Dream: Coma (PC) – Um sonho peculiar

Bad Dream: Coma é o sexto jogo da série, sendo o primeiro a ser comercializado. Os cinco jogos anteriores possuem suas próprias tramas em sonhos diferentes e estão disponíveis gratuitamente na página da desenvolvedora. A série em si é conhecida por não possuir maneiras óbvias de resolver os problemas e também pelo fato que as ações modificam a experiência e os cenários. Então, confira minhas impressões desse point and click pouco convencional.

Desenvolvimento: Desert Fox

Distribuição: Games Box, Ultimate Games S.A.

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura

Classificação: 16 anos

Português: Não

Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Switch

Duração: 3 horas (campanha)/5 horas (100%)

Sonhando sem fim

Bons sonhos.

Antes de todo e qualquer sonho, o indivíduo deve fazer algo muito adorado por todos e que normalmente recarrega nossas energias: dormir. Bad Dream: Coma não inicia de forma muito diferente, a primeira cena apresenta a maravilhosa ida ao mundo onírico. O protagonista não possui um rosto, nome ou gênero, o que dá a sensação de que tudo se trata de um sonho.

Sonhar é maravilhoso, mas, como já dizia um grande bruxo da literatura, “Não vale a pena viver sonhando e se esquecer de viver.”. Levando em conta essa frase, a trama de Bad Dream: Coma gira em torno de sua escapatória desse sonho ruim, que por algum motivo mantém o jogador e outras pessoas em um cativeiro onírico.

O sofrimento está em toda parte.

É difícil classificar a história de Coma, pois as ações do jogador definem os acontecimentos dentro do sonho até o final do jogo. No geral, o enredo é macabro, bizarro e com muito gore, no entanto,  a trama é triste, deprimente e inesperada. Nojo, repulsa e medo são transformados, de uma hora para outra, em melancolia e reflexão. 

Sonho ou pesadelo?

Dentro de uma cripta, a morte nos visita.

Tudo que é ruim pode ficar pior, e isso é muito recorrente em Bad Dream: Coma. Cada ação possui uma reação que infringe mudanças no decorrer da aventura. A maneira como você interage com o cenário modifica sua experiência, e caso suas atitudes sejam boas, o sonho permanecerá sendo ruim, e acredite, isso é ótimo. Por outro lado, se você sair causando sofrimento para outros humanos e matar alguns animais, então você terá um dos piores pesadelos de sua vida, ou melhor, um jogo de terror.

Por exemplo, no início do sonho acordamos em uma ponte com alguns corvos nos observando. Caso optemos por matar todos, o jogo irá indicar a reação desse ato, mostrando que agora os pássaros te odeiam. Essa simples reação tem um poder enorme, fazendo que um monstro específico te siga, deixando as coisas mais tensas. Sendo assim, começamos a transformar aquele sonho em um pesadelo, e a partir daí, outras consequências serão presenciadas.

Por conta do alto número de reações que podem acontecer, há um menu que mostra o status do personagem, indicando suas escolhas e como elas influenciam o sonho. Esta última é representada por 3 desenhos indicando bom, neutro ou mau, mas também mostram qual será o final do jogo. Independente desses finais, Bad Dream: Coma permite que alguns capítulos sejam concluídos de formas bem distintas, o que nos faz questionar “e se eu fizesse de uma forma diferente?”, aumentando o fator replay

Arte minimalista

Bad Dream: Coma é feito em múltiplas folhas de papel, visto isso, todos os cenários são desenhos simples e com poucos detalhes, mas isso não é um ponto negativo. Em certos momentos, o jogo brinca com essa forma de contar história, fazendo que alguns puzzles necessitem de recortes do próprio cenário. Analisando em um primeiro momento, é uma ideia muito interessante que agrega para a jogabilidade, o problema é que os desenhos conseguem expor muito bem o gore existente.

Os sons auxiliam a criação de uma atmosfera macabra e tensa, sendo importante pontuar as diferentes músicas e efeitos sonoros que se alteram conforme o sonho vai mudando. Se for bondoso e escolher o final bom, tudo será o mesmo até o fim do jogo. Porém, caso faça maldades, a musicalidade se torna mais tensa a cada escolha ruim, até um ponto que Bad Dream: Coma se torna um verdadeiro jogo de terror, impossível de se jogar com as luzes apagadas.

Acordando de um divertido sonho

Bad Dream: Coma é um point and click de terror excelente que nivela a tensão de acordo com as escolhas feitas. A mecânica de ação e reação é o ponto principal do jogo, por modificar a experiência e fazer com que você se arrependa de seus atos. Em complemento, a arte e a sonoridade corroboram com essa mecânica, colocando o jogador em um verdadeiro pesadelo. 

Contudo, muitos puzzles são medianos e não apresentaram uma grande dificuldade em serem resolvidos. Porém, alguns fugiam totalmente do padrão com soluções sem sentido algum, fazendo com que o jogador passe um bom tempo quebrando a cabeça. Para aqueles interessados em jogos semelhantes, indico uma série de jogos mobile chamada Cube Escape.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Bad Dream: Coma

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • História
  • Fator replay
  • Arte e efeitos sonoros
  • Mecânica de ação e reação

Contras

  • Puzzles com soluções inusitadas