Quando era mais novo, algo que costumava fazer era juntar vários trocados durante a semana para no fim de semana conseguir ir ao shopping e usar esse dinheiro para jogar Pump it Up. Após várias fichas e muito suor, saía sempre com o corpo extremamente cansado e dolorido porém extremamente feliz.
Um grande problema de Pump sempre foi a exigência de um equipamento específico e gigante para jogá-lo, algo que os meros mortais podiam apenas sonhar em obter. Passam-se vários anos, e eis que graças ao VR agora posso voltar a ter a mesma felicidade (e as mesmas dores) de jogar Pump.
Desenvolvimento: Beat Games
Edição: Beat Games
Jogadores: 1 (local) e 1-5 (online)
Gênero: Ritmo
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4
Duração: 5 horas (campanha)
Corta, corta, desvia, desvia
Beat Saber é um jogo de ritmo onde você porta um sabre de luz™ em cada mão e precisa utilizá-los para cortar cubos que vem em sua direção, no ritmo da música que toca ao fundo. A cor dos cubos indica com qual mão você deve cortá-los e cada cubo possui uma flecha branca que indica em qual direção você deve fazê-lo. Também há paredes que vêm em sua direção e precisam ser desviadas, além de bombas que o jogador deve evitar tocar com os sabres.
Assim como quase qualquer jogo de ritmo, no início é complicado associar o que você está fazendo com a música que toca ao fundo, porém quanto mais tempo você passa jogando, mais seus movimentos vão fazendo cada vez mais sentido, Quem já jogou Pump, Guitar hero, Taiko no Tatsujin ou outros títulos de ritmo por muito tempo sabe a sensação de entrar em um estado de quase transe onde vc vira um com o jogo e todos os seus comandos são executados perfeitamente – de maneira quase que automática.
Uma grande diferença de Beat Saber para outros games de ritmo de console ou PC é o fato que você precisa se movimentar e, acredite, você precisa se movimentar muito. Não é nem um pouco raro terminar a sessão bastante suado e sentindo dores musculares no outro dia.
Modalidades
Beat Saber possui um modo Solo onde você escolhe uma música, sua dificuldade, os modificadores (mais sobre isso mais abaixo) e pronto. Também existe um modo campanha em que o jogador joga diversas fases, cada qual sendo uma música porém com algum requisito específico como terminar com um combo mínimo, não passar de um combo máximo, errar pelo menos “X” cubos etc. – neste modo a dificuldade vai escalando com o tempo.
Existe o modo Party que funciona basicamente da mesma maneira do modo Solo porém com placar apenas local. Por fim, no dia 13/10/2020 entrou um grande update no jogo que alterou a UI dos menus e adicionou o modo multiplayer, no qual você pode jogar com até 5 pessoas jogando a mesma música e ganha quem finalizar com o maior placar.
Sobre os modificadores das fases, no modo Solo é possível jogar a música com uma série de modificações que podem diminuir a dificuldade das músicas como não falhar nunca na fase, cubos sem flechas, não possuir paredes para desviar. Também há modificadores que tornam o jogo mais desafiador como notas mais rápidas, notas que somem quando chegam perto do jogador entre outros.
Sobre as músicas
Em geral o jogo possui músicas eletrônicas originais. De início existem 3 pacotes de músicas originais e algumas extras fora de pacotes que foram adicionadas com o tempo. Existe a possibilidade de adquirir pacotes de músicas de alguns artistas específicos que foram lançados posteriormente como Linkin Park, Imagine Dragons, Panic! At the disco etc. Essas faixas podem ser adquiridas no Steam por R$4,49 cada. Caso esteja jogando no computador e deseje jogar outras músicas conhecidas o jogador sempre pode recorrer aos mods.
Os jogadores da versão de computador possuem uma grande diferença que é a possibilidade de mods. Como em quase qualquer jogo com essa possibilidade os mods podem alterar completamente a experiência mas uma grande vantagem é a grande comunidade que criam fases com músicas conhecidas indo desde Bruno Mars até aberturas de anime, o que na minha opinião torna a versão de computador bem mais interessante.
Conclusão
Para qualquer pessoa que gosta de jogos de ritmo e possui, ou planeja adquirir, um óculos VR, Beat saber é um produto essencial. Também é um ótimo título para mostrar para pessoas que nunca tiveram contato com realidade virtual, por conta de sua jogabilidade simples e extremamente divertida. Por fim, se você é o tipo de pessoa que precisa de algum incentivo para realizar atividades físicas – assim como eu – Beat Saber é um exercício bastante intenso.
Esta review foi feita com uma cópia de PC adquirida pelo autor
Revisão Jason Ming Hong