Criado pelo estúdio sueco Pugstorm e publicado pela Fireshine Games, Core Keeper é mais um RPG de sobrevivência com mecânicas de crafting. O jogo foi originalmente lançado em acesso antecipado em 2022 e agora, dois anos depois, está chegando em sua versão completa para PC e consoles, sendo apenas mais uma alternativa competente para os fãs de games nesse estilo, sem realmente se destacar em nada além disso.
Desenvolvimento: Pugstorm
Distribuição: Fireshine Games
Jogadores: 1 (local) e 1-8 (online)
Gênero: RPG
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 28 horas (campanha)/170 horas (100%)
Sobrevivendo na caverna
Como pano de fundo, Core Keeper coloca seus jogadores na pele de um explorador que, ao adentrar uma floresta, toca em uma relíquia e é engolido por uma luz ofuscante, caindo em um novo mundo. Partindo disso, é preciso explorar uma caverna abandonada e descobrir seus segredos e mistérios, enquanto se constroi uma base para viver nela – seja sozinho ou com a companhia de até sete outros jogadores. Contudo, só dá para jogar de forma cooperativa através do modo online, já que o título, lamentavelmente, não possui suporte para a jogatina local em tela dividida, que se encaixaria perfeitamente com a proposta.
Core Keeper não tem um grande foco narrativo e não oferece nem um guia de objetivos com orientações sobre o que fazer. Por conta disso, é sempre necessário descobrir o que precisa ser feito sem nenhuma indicação, transformando o RPG em um daqueles games em que é preciso jogar com a wiki escrita pela comunidade aberta para ter ideia de tudo que pode ser feito. No geral, é proporcionada uma experiência muito derivada, porque é seguido o mesmo estilo de obras consagradas, como Minecraft e Terraria. Não há muitas novidades perceptíveis além de pequenas mudanças e adaptações nessa fórmula, o que pode fazer com que o jogo pareça um pouco repetitivo para quem já jogou outros games de sobrevivência por um longo período.
Poucas alterações na fórmula
A grande distinção apresentada por Core Keeper reside em algumas das mecânicas serem um pouco mais voltadas para o lado de um RPG. É preciso criar o próprio personagem, além de escolher sua classe e melhorar seus atributos no decorrer da jogatina por meio de uma árvore de habilidades. O restante da experiência é altamente customizável, pois é possível editar todas as variáveis do mapa e aumentar a diversidade de ambientes presentes em cada seed, criando assim uma jogabilidade mais chamativa.
Core Keeper também oferece diferentes modos de dificuldade, que podem gerar uma experiência casual ou mais desafiadora, com a morte permanente e sem a habilidade de reviver um personagem. Dá para criar vários personagens distintos, de múltiplas classes, e alternar entre eles, gerando um aspecto de RPG rico que permite realizar cada objetivo com um personagem otimizado para tal tarefa. Além disso, os desenvolvedores incluíram um modo criativo, permitindo brincar com tudo que pode ser construído manualmente, sendo um pacote completo em relação às funcionalidades que são esperadas para um survival como esse.
Fora do acesso antecipado, mas ainda há problemas
Core Keeper saiu do acesso antecipado recentemente e agora traz múltiplos biomas e chefes, garantindo uma experiência rica em conteúdo. Entretanto, esse lado de lutar contra chefes é, de longe, a parte menos interessante aqui, enquanto as mecânicas de mineração são mais refinadas e, consequentemente, mais divertidas. O sistema de combate é extremamente básico e não funciona bem em relação ao campo de visão, que utiliza uma câmera em 2D, vista de cima. A pixel art é de altíssima qualidade, e o ambiente é repleto de bons efeitos visuais – embora o mapa seja, às vezes, exageradamente escuro, o que até faz sentido, considerando a ideia de estar preso numa caverna, que naturalmente não tem muitos pontos de iluminação externa.
O RPG também possui um menu acessível dentro do próprio jogo que permite a instalação de mods, os quais podem expandir a experiência e aprimorar o game com informações adicionais sobre objetos e inimigos, além da inclusão de suporte para telas no formato ultrawide e até a automação de certas ações que, na forma original, só podem ser realizadas manualmente. No entanto, mesmo depois do lançamento dessa versão 1.0, ainda existem alguns problemas, como a ausência de um sistema de criação de partidas online e bugs que afetam o funcionamento do mouse e teclado quando um controle está conectado, por exemplo. Essas falhas são pontuais e podem ser resolvidas no futuro, não prejudicando a qualidade do jogo em geral – só denotam que, mesmo após tanto tempo de acesso antecipado, o game não está em um estado perfeito e livre de problemas.
É legal, apesar de não ser tão original
Vendido por valores bastante acessíveis nas lojas digitais, Core Keeper cumpre de forma competente tudo que se propõe a fazer. O entretenimento desenvolvido pelo pessoal da Pugstorm é envolvente e cativante, mesmo com algumas falhas e a falta de grandes inovações para a fórmula típica de um jogo de sobrevivência.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong