Dead Island 2 Haus

Review Dead Island 2: Haus DLC (PC) – Matando mais zumbis

Depois de quase dez anos de espera, Dead Island 2 não só realmente foi lançado, como também chegou surpreendendo por sua qualidade inesperadamente alta, se tornando um dos jogos mais vendidos de 2023. Contudo, o game tinha uma pendência: o lançamento de suas expansões, algo que está sendo cumprido agora pela Dambuster Studios. Haus, a primeira das duas grandes DLCs programadas, finalmente está disponível, trazendo uma intrigante aventura em uma localidade misteriosa da sangrenta Los Angeles apresentada pelo jogo.

Desenvolvimento: Deep Silver Dambuster Studios

Distribuição: Deep Silver 

Jogadores: 1 (local) e 1-3 (online)

Gênero: Terror, Tiro

Classificação: 18 anos

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S

Duração: 2 horas (campanha)/3 horas (100%)

Uma casa muito louca

Gameplay em Haus

Sem nunca largar a irreverência e o bom humor, Haus coloca o caça-zumbis protagonista (e até dois outros heróis por meio do modo cooperativo online) em uma bela e relaxante praia em Malibu, região litorânea de Los Angeles. Como nem tudo é o que parece, o local rapidamente se transforma em um mundo de mistérios relacionados a uma seita de bilionários. É preciso adentrar as instalações de uma casa para descobrir mais sobre esse estranho culto da alta sociedade californiana que luta pela sobrevivência e reconstrução da humanidade.

No entanto, toda a trama não passa de um pretexto para o principal objetivo dessa aventura brutal: matar, decapitar, explodir e incendiar zumbis. É precisamente nisso em que Dead Island 2 brilha, pois o sistema de gore criado pela Dambuster é sensacional e acima de qualquer outro título que já tenha tentado fazer algo parecido.

Durando cerca de duas horas, a DLC traz apenas cinco missões para o jogo, juntamente com alguns conteúdos secundários que são desbloqueados após a conclusão da expansão. Porém, o material bônus não deixa de ser um ótimo complemento para Dead Island 2, já que as tarefas são simples e divertidas, apesar de imperfeitas.

Problemas continuam presentes na DLC

Cena da campanha

Certas missões da DLC podem ficar um pouco cansativas por causa de algumas peculiaridades do jogo. Como determinados objetivos, que não são devidamente inseridos no compasso presente na interface, sendo necessário gastar muito tempo explorando o mapa, que é composto por cenários diferentes completamente interligados de uma forma bastante críptica. O problema é que as fases contam com limitações na interatividade com certos elementos do cenário, e isso vai lentamente fazendo com que certas atividades sejam bem frustrantes. A campanha principal já sofria de defeitos semelhantes, mas essas falhas são amplificadas em Haus devido à sua duração mais curta.

O acesso a Haus é liberado no decorrer da jornada, mas o recomendável é explorar a nova área só após concluir o conteúdo do jogo base. O segundo ato da DLC requer a Fúria, uma habilidade que só pode ser liberada perto do fim das missões principais. Por conta disso, a progressão é sumariamente interrompida caso o jogador não tenha essa skill, e isso prejudicaria o ritmo da narrativa retratada pela expansão.

Sem salvamentos na nuvem 

Chefe do jogo

Entretanto, o grande erro dessa DLC não está diretamente relacionado a ela, e nem ao game propriamente dito: os desenvolvedores simplesmente optaram por não oferecer o suporte para os salvamentos em nuvem na versão do jogo para computadores, que é distribuída exclusivamente pela loja da Epic Games.

Jogar Dead Island 2, desinstalá-lo e voltar para Hell-A um tempo depois, como é o caso do lançamento de uma DLC, apenas para perceber que todo o progresso anterior foi perdido é triste. Certamente, esse é um ponto que os responsáveis deveriam ter prestado mais atenção.

Legal 

Mesmo sem trazer um conteúdo substancial e impactante para a história geral do game, Haus consolida Dead Island 2 como um dos melhores títulos do ano. No final das contas, a premissa de matar zumbis por algumas horas permanece inalterada nessa expansão, e às vezes, isso é tudo que um jogo precisa ser. A DLC é efetivamente um pacote perfeito para aqueles que adoraram a campanha principal e desejam somente passar mais um tempinho matando zumbis.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Dead Island 2: Haus DLC

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Missões engraçadas
  • Mapas excelentes

Contras

  • Duração curta
  • Sem salvamentos na nuvem no PC