Capa de Immortal Life

Review Immortal Life (PC) – Cultivando pela imortalidade

Immortal Life é um RPG agrícola criado pela YiFang Studio, uma equipe independente de desenvolvedores chineses. O jogo finalmente está disponível em sua versão de lançamento depois de um tempo de acesso antecipado, trazendo uma experiência única inspirada por Rune Factory e pelos mitos da China antiga.  

Desenvolvimento: YiFang Studio

Distribuição: 2P Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG

Classificação: 10 anos

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: Sem registros

Em busca da eternidade 

Cena da campanha de Immortal Life

A trama de Immortal Life é situada num universo inspirado pelo gênero Xianxia, um estilo de fantasia baseado no taoísmo, budismo e na mitologia chinesa, com histórias centradas em guerreiros e pessoas que buscam o caminho da imortalidade através da espiritualidade.

Na campanha, assumimos o papel de um personagem que passa a viver em Guiyun Sect para transformar uma terra inútil em uma região de cultivo prolífica, ao mesmo tempo em que precisa ajudar na reconstrução do local, que foi atingido por um estranho fenômeno natural. 

Minerando pedra em Immortal Life

Partindo desse conceito, o game apresenta a mesma estrutura consagrada pelos outros jogos de fazendinha, exigindo que o jogador conviva socialmente com os outros habitantes da cidade enquanto trabalha e realiza tarefas ao longo das estações do ano.

No entanto, Immortal Life adota uma abordagem puxada para o lado de um RPG do que títulos como Stardew Valley e Story of Seasons, recompensando pontos de atributos conforme as ações e palavras do protagonista, o que melhora suas capacidades gerais. A experiência é toda voltada para esse aspecto mágico e espiritual justamente porque o personagem tenta encontrar a imortalidade por meio do cultivo e do trabalho.  

A jogabilidade de sempre 

Preparando o plantio em Immortal Life

Em geral, a jogabilidade não é tão diferente do que pode ser visto em um Rune Factory, a principal referência do pessoal da YiFang Studio. É necessário plantar, colher e combater ameaças, só que o jogo vai além e apresenta diversos minigames, como os de cozinha e pesca.

Entretanto, há um diferencial importante em Immortal Life: a gameplay não é limitada pelo relógio e pelos dias, mas sim por um sistema de stamina. Além de poder ser aprimorada, essa mecânica concede mais tempo para explorar o mapa e as mecânicas à vontade. O personagem só se cansa quando de fato trabalha.

Conversando com um NPC

Ao mesmo tempo em que oferece uma experiência livre, Immortal Life também possui diversas quests que guiam o jogador e desenvolvem a história. Essas missões fazem um ótimo trabalho para explicar o funcionamento das mecânicas, que aparentam ser exageradamente complexas à primeira vista, quando, na verdade, são simples.

Isso se dá principalmente devido à interface, que é confusa e poluída, sem indicadores e com uma usabilidade péssima. O título tem traduções somente para inglês, chinês e japonês, sendo preciso compreender algum desses idiomas para progredir em suas atividades. 

Visuais legais, câmera ruim 

Combate de Immortal Life

Desenvolvido através do motor gráfico da Unity, o jogo tem uma apresentação colorida e vibrante que combina com a proposta, entregando um mundo dinâmico e repleto de eventos especiais com sucesso. Contudo, os gráficos são prejudicados por texturas em baixa definição e modelos com poucos detalhes. Esse aspecto é, de certa forma, compensado pelas animações do título, que são excelentes e bem feitas. 

Immortal Life possui alguns problemas em sua câmera, que se alterna entre uma visão isométrica durante a vida na cidade e em uma câmera superior nos momentos de combate. A primeira constantemente retira objetos da tela em nome da visibilidade, mas de uma maneira totalmente abrupta, sem qualquer efeito de fade ou algo semelhante. Já a segunda sofre com várias falhas técnicas, a ponto de permitir que o personagem possa andar de costas no decorrer de suas caçadas.

Como a câmera interfere diretamente na jogabilidade, existe uma impressão de que faltaram polimentos para o jogo, o que é compreensível para um título em acesso antecipado, mas que parece ser apenas desleixo por parte dos responsáveis em um game finalizado. 

Problemas atrapalham

Immortal Life é um RPG agrícola rico em mecânicas que traz um pacote completo embalado em uma narrativa que é um expoente interessantíssimo de uma cultura que não é tão conhecida no Ocidente. Porém, o título sofre por não ser uma experiência coesa em tudo que se propõe a fazer, com um bom conteúdo que é prejudicado por falhas em sistemas básicos de um jogo.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong 

Immortal Life

7

Nota Final

7.0/10

Prós

  • Rico em mecânicas
  • Traz novidades na fórmula dos RPGs agrícolas

Contras

  • Câmera bugada
  • Interface ruim
  • Gráficos em baixa qualidade