Kitaria Fables Capa

Review Kitaria Fables (Switch) – Problemas num paraíso fofo

O mundo dos jogos independentes nunca esteve tão em alta, hoje em dia é impossível mapear quantas boas obras dessa categoria saem a cada mês. Uma coisa interessante, que podemos perceber facilmente nesses games, é como eles estão sempre repletos de referências aos mais variados jogos antigos.

Podemos dizer que o RPG de ação Kitaria Fables é um bom exemplo disso. Presenciamos, mais uma vez, uma grande salada de boas influências vindas de algo produzido numa pequena desenvolvedora, neste caso, localizada na Indonésia. O título, super fofo, tem várias referências a clássicos como: Harvest Moon, os jogos de Zelda do SNES e até mesmo a MMOs, como Ragnarok e Maple Story. Nesta review vamos desvendar um pouco do mundo de Kitaria, e ver se ele é uma fábula digna ou não. 

Desenvolvimento: Twin Hearts
Distribuição: PQube
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, RPG, Simulação
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataforma: PS4, Xbox Series X/S, PC, Switch
Duração: Sem Registros

As fábulas de Kitaria 

Kitaria: Um mundo vivo.

Kitaria sempre esteve em paz. Era um lugar com uma natureza acolhedora, uma fauna falante e criaturas míticas vivendo em uma harmonia que beirava a perfeição… até agora. De forma súbita, a vida selvagem nos arredores de Paw Village e dos lugares civilizados daquele mundo começaram a se portar de maneira agressiva, o que acabou causando uma comoção na corte de Kitaria. Para investigar o estranho comportamento dos seres selvagens e as razões das mudanças assustadoras, eles decidem enviar Nyanza, um soldado-gato, e Macaron, seu fofo e fiel escudeiro. 

As fábulas são narrativas ficcionais que tem como personagens animais com características humanas, cujas histórias apresentam algum ensinamento ao leitor. Neste game independente temos exatamente isso: animais gananciosos, poderosos, protetores e amáveis envoltos numa trama que incluiu uma calamidade que se aproxima, problemas no império, magia proibida e cavaleiros. Uma das grandes virtudes do game está no storytelling e nos bons diálogos que nos apresentam personagens cheios de carisma. 

Combatendo as sombras que se anunciam 

Combata criaturas fantásticas no game.

Com o mundo de Kitaria ameaçado, é bem óbvio que seguiremos nosso cavaleiro felino e seu escudeiro, Macaron, em aventuras que nos levarão a combates contra orcs, abelhas gigantes, árvores caminhantes (não muito amistosas) e um bom número de outros inimigos. O combate é bem simples, e contempla um botão para travar e outro para bater, e esquiva dos golpes de seus oponentes rolando pelo chão. Gerencie bem sua stamina e, por fim, acabe com os adversários usando as mais variadas habilidades mágicas, que podem ser ativadas por atalhos dos comandos, bem parecido com o que vemos nos MMOs. Nosso paladino felino também pode ser melhorado por meio de equipamentos e armas que aumentam significativamente seus atributos, e este é o únicos meio de deixar Nyanza mais poderoso, já que em Kitaria Fables não temos sistema de níveis como em outros RPG.

É bom ver que as várias influências de Kitaria culminaram num sistema de combate super agradável. O jogo não reinventa a roda e nem traz tanta coisa nova, mas é, de certa forma, prazeroso. Infelizmente, Kitaria Fables sofre com alguns problemas, por exemplo, quando estamos no meio da batalha sofrendo dano não recebemos um alerta, como deveria ser, e isso acaba nos colocando em situações bem chatas que nos levam a K.O. sem nem percebermos. 

Sistema de combate interessante
Nas dungeons encontramos os maiores desafios.

No modo multiplayer cooperativo, os desafios dessa terra fofa ficam mais divertidos e mais fáceis, e a ajuda no grinding também é perceptível ao lado de um amigo, sem falar na vida de fazendeiro que fica bem mais simples. Mesmo jogando a dois, é bom ter em mente que Kitaria Fables não é exageradamente difícil, mas é bom ir bem preparado para os combates e ter sempre bastante atenção, já que agora aquele mundo super bonito e encantador se tornou bem agressivo. 

Entre o office boy, e o agroboy 

A Fazenda Thunderbunn, seu lar.

Uma das grandes promessas do game foi a de sermos um guerreiro e explorar cavernas, enfrentar dragões, bestas e, ao mesmo tempo, plantar e cultivar várias espécies no nosso terreno em Paw Village, fazendo dali uma verdadeira fazendinha cheia de legumes e frutas, cuja venda nos ajudaria nas finanças do game e no crafting de alguns itens. 

O sistema de fazenda em Kitaria Fables funciona bem, mas sofri com um bug que não me deixou progredir mais na minha vida sossegada de fazendeiro, o que não foi um problema no início, mas acabou sendo bastante chato. Por conta desse erro, não tive acesso aos baús para armazenar minhas preciosas quinquilharias e itens, também não pude vender os frutos da minha colheita, pois tanto os baús de armazenamento quanto o baú de vendas simplesmente desapareceram. Confesso que isso me desanimou da minha vida de moço do campo e só fui brincar de colheita quando o jogo me obrigou.

A gameplay é semelhante à de Stardew Valley ou de Harvest Moon, em que plantamos, regamos, dormimos, esperamos alguns dias e colhemos. Contudo, como dito antes, fui privado disso, o que me tirou bastante da diversão que eu esperava, já que era uma das promessas do game

Outro grave problema do prazeroso Kitaria Fables está nas missões ridículas, que te fazem parecer um office boy. O jogo está repleto de quests bobas que nos obrigam a ir do ponto A ao ponto B para trazer ingredientes para uma torta, e depois voltar do ponto B para o ponto A e entregar a tal torta. Essas pequenas missões são chatas e quebram bastante o ritmoe engana quem pensa que são problemas que afetam apenas as sidequests: me surpreendeu ver missões principais seguindo essa fórmula. Em um momento você desce uma dungeon para enfrentar uma besta feroz, e em outro você faz o serviço de um entregador de comida.

Legal, fofo, mas… 

Fofinho é o adjetivo perfeito para descrever Kitaria Fables. É um mundo fofo, que está sendo corrompido por forças maléficas, onde animais antropomórficos e seres fantásticos são as estrelas de uma trama envolvendo impérios, feitiços proibidos e histórias de heroísmo. Neste universo vemos vários problemas graves, e alguns podem ser consertados via updates, já outros fazem parte do game design e vão continuar lá. 

Mergulhar nas fábulas de Kitaria pode ser uma boa pedida aos fãs de RPGs de ação com uma pegada mais leve e casual, mas que ainda te obriga a prestar atenção nos detalhes para que você não fique perdido na jornada ou morrendo toda hora. Kitaria Fables é um bom jogo, mas, infelizmente, não é brilhante como poderia ser. O indie indonésio é simplesmente agradável, mas poderia ser bem além disso. Particularmente, tive más experiências com os bugs e com problemas de otimização no Switch, ainda assim, me diverti um bocado com a obra e acredito que muitos irão gostar também, principalmente se a jogarem sem bugs. 

Cópia de Switch cedida pelos produtores 

Revisão: Jason Ming Hong

Kitaria Fables

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Personagens marcantes
  • Trilha sonora
  • Bons diálogos
  • Estilo de arte bem vistoso

Contras

  • Travamentos eventuais
  • Bugs
  • Quests bobas e repetitivas