Lets-Sing-2020-Keyart (3)

Review Let’s Sing 2020 (PS4) – Festa no karaokê

Já dizia o ditado: Quem canta seus males espanta! Let’s Sing 2020 nos desafia a trazer à tona o cantor de chuveiro que habita em cada um de nós. Pegue o seu microfone, suba no palco e convide os amigos para uma festinha no karaokê diretamente do seu videogame.

Desenvolvimento: Voxler Games
Edição: Deep Silver
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Ritmo, Musical
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, Xbox One e Switch
Duração: Sem registros

imagem que mostra o menu de modos do jogo

Ritmo de Festa

Desenvolvido pela Voxler e distribuído pela Koch Media, Let’s Sing 2020 propõe transformar a casa dos jogadores num verdadeiro karaokê, com diversos hits internacionais e seis modos distintos. Porém, apesar de ser bastante divertido, o jogo poderia ter sido melhor executado. O modo Clássico é o principal do jogo, no qual, após escolher seu avatar – que irá representá-lo em todos os modos como é de praxe em jogos de ritmo – o jogador escolhe entre as trinta músicas do jogo base para começar a cantoria no modo single player ou com até 04 amigos.

Para cantar, os jogadores poderão utilizar microfones usb, headsets ligados ao controle ou ainda o smartphone – através do aplicativo Let’s Sing Mic, disponível para Android e iOS.

foto da notas a serem alcançadas na música "Zombie"

Durante a execução da música a letra é apresentada na tela, com níveis exemplificando os tons graves e agudos da música, e em algumas é um verdadeiro desafio alcançar com perfeição as diferentes notas. Na medida em que o jogador vai acertando as notas, vai acumulando pontos, incluindo bônus ao acertar sequências de duas ou mais palavras no tom correto.

Avatar do jogador aparece na tela de pontuação

No final, o jogador verifica sua pontuação, que pode ser compartilhada com amigos que possuem o jogo, como ocorrem em outros jogos musicais como Rock Band e Just Dance. A cada novo nível alcançado, novos avatares são liberados para o jogador, e as músicas cantadas no Clássico são automaticamente desbloqueadas nos modos alternativos do jogo.

Falta Música

O repertório traz principalmente músicas dos últimos anos – embora apenas duas músicas lançadas em 2019 ou depois e poucas músicas clássicas de karaokê no jogo base. Falta uma maior diversidade no catálogo de músicas, de maneira que se o jogo tivesse mais opções para aqueles jogadores que gostam das músicas dos anos 80 e 90 e também mais opções recentes, lançadas em 2019 ou depois, justificaria este ser um título anual.

música Bad Romance disponível para ser escolhida no modo clássico

Se no jogo base falta variedade, o mesmo não pode ser dito nas DLCs disponíveis para compra. Pacotes como Best of 90’s , Party Classics, Chart Hits e Best of 80’s trazem clássicos de diferentes épocas e estilos como Total Eclipse of the Heart, de Bonnie Tyler, Barbie Girl, do Aqua e Wannabe, das Spice Girls, de maneira que cada pessoa pode escolher o pacote que mais a interessar – os conteúdos adicionais podem ser comprados separadamente.

música Barbie Girl disponível a ser escolhida

Modos alternativos

Além do modo Clássico, Let’s Sing 2020 traz cinco modos alternativos, que dão maior longevidade ao título, especialmente quando jogado com outras pessoas.

No modo Feat, os jogadores cantam em dupla – ou com o cantor original, no modo solo. Cada jogador é representado por uma cor e deve cantar as partes da música que aparecerem com sua cor específica.

apresenta o modo Feat.

As partes que apresentarem as duas cores, os jogadores devem cantar juntos e aí o desafio é cantar exatamente no mesmo ritmo e ao mesmo tempo. Pessoalmente, me diverti muito nesse modo, pois mesmo no modo solo a divisão é bastante coesa e quem não gostaria de dividir os vocais de Bad Romance com a própria Lady Gaga?

música Take On me cantada em dueto

O modo Mixtape coloca os jogadores para cantar seleções de músicas organizadas por tema. Como o próprio nome dá a entender, são cantados trechos mais curtos de algumas músicas da seleção, o que pode causar tropeços nos jogadores mais distraídos, pois o corte entre um trecho e o próximo é um tanto brusco.

Let’s Party é o modo que divide os jogadores em dois times, com até quatro pessoas por time. Os dois times competem por quatro rodadas em minigames focados em tornar a experiências divertida e competitiva. O meu favorito é o que o jogador vai juntando moedas a cada palavra cantada no tom e ritmo correto e quem juntar mais moedas no final da música ganha. Let’s Party é ótimo para movimentar festas, tornando o karaokê com a galera mais competitivo e empolgante.

música Wannabe no modo Let's Party

World Contest é o modo competitivo online, na qual jogadores concorrem com outros de ao redor do mundo com o intuito de ser o número um nas paradas mundiais de sucesso. O último modo, Jukebox, serve apenas para o jogador apreciar os videoclipes originais das músicas, livres dos elementos visuais que existem no modo clássico do jogo. Não há nenhuma forma de interatividade do jogador com os clipes neste modo.

É noite de karaokê

Let’s Sing 2020 é bom naquilo que se propõe ser: um jogo divertido para os amantes de karaokê e/ou jogos musicais. Atualmente jogos de canto não são mais uma tendência no mundo dos games, mas ainda tem seu público cativo, principalmente nos jogadores casuais e nas reuniões de amigos. Fica claro que o jogo é voltado para o público adolescente e jovem pela maior quantidade de músicas do cenário pop atual – apesar de não haver nenhuma música brasileira, o que é triste, pois clássicos do karaokê não faltam em terras tupiniquins e seria um ótimo tema para uma DLC.

Apesar da maior variedade de músicas estarem nos pacotes de DLC, o jogo base com seus diversos modos é capaz de entreter os amigos em uma noite de karaokê, ou para mesmo para se divertir sozinho. É um jogo divertido com uma boa proposta, que com algumas mudanças poderia ser excelente, mas alguns tropeços na execução e na divisão das faixas em conteúdos adicionais fazem com que seja apenas um jogo bom.

Esta review foi feita com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Samuel Leão

Let's Sing 2020

6

Nota final

6.0/10

Prós

  • Cada música traz seu videoclipe original
  • É possivel usar o smartphone como microfone
  • Seis modos de jogo aumentam o fator replay
  • Avatares e menus alegres e chamativos
  • É ótimo para festas e jogatinas com amigos

Contras

  • Pouca variedade de músicas no jogo base
  • Clássicos do karaokê só através de DLCs pagas