Os jogos conhecidos como bullet hell são famosos por serem difíceis, e Macross Shooting Insight entra justamente nessa categoria. Inspirado na icônica franquia de mechas, aqui controlamos as lendárias Valkyries para enfrentar enxames de inimigos que enchem a tela de balas. Mas será que o jogo consegue capturar a essência de Macross enquanto entrega uma experiência de shooter envolvente?
Desenvolvimento: Kaminari Games
Distribuição: Red Art Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Tiro, ação
Classificação: 12 anos (linguagem imprópria, conteúdo sexual, drogas)
Português: Não
Plataformas: PS4, PS5, Switch, PC
Duração: Sem registros
Balas que voam

Macross Shooting Insight tem como um dos grandes atrativos ser um bullet hell que não se limita a um único estilo de gameplay. No decorrer das fases, há algumas variações que fazem com que a ação seja ainda mais divertida.
Temos aqui alguns dos estilos mais clássicos, como a progressão vertical e a horizontal. Ao longo da gameplay é basicamente necessário progredir para cima e para o lado direito da tela, respectivamente, enquanto tentamos sobreviver a chuva balas que vem na nossa direção.
Além disso, em determinado momento, nossa nave se transforma em mecha e podemos nos mover livremente em um ambiente fechado enquanto destruímos inimigos ao mirá-los com o analógico direito. Também há um modo que simula mecânicas de tiro em terceira pessoa.
O fato do game alternar entre diferentes estilos durante as fases é ótimo e nos mantém engajados ao longo da jornada. Porém, a dificuldade é alta. Várias foram as vezes em que a tela de game over apareceu pra mim.
Joga e rejoga

Para aumentar ainda mais a variedade e a rejogabilidade do game, é possível selecionar uma série de pilotos, cada um com características diferentes. Isso muda completamente como encaramos os inimigos, e, além disso, cada piloto tem a sua própria história. Contudo, caso essa não tenha interesse nos conflitos dos personagens, é possível desligar essas cenas e focar apenas em destruir tudo o que passa pela sua frente.
Derrotar os chefes de Macross Shooting Insight é bastante satisfatório. Cada um deles tem seu próprio desafio e formas diferentes de serem derrotados, o que é excelente.
Muitos extras

Para os fãs de Macross, o jogo conta com uma galeria que traz peças e referências de diversos outros títulos da franquia. Há realmente muito material para ser coletado, o que garante uma boa quantidade de horas de jogatina.
Outro fator importante para quem gosta de desafios é uma tabela com dados dos jogadores que conseguirem terminar o jogo sem usar nenhuma “trapaça”. Essa adição é, sem sombra de dúvidas, um ponto que os mais aficionados vão se deliciar.
Por fim, boa sorte para quem busca a platina do game. Muitos dos troféus têm como meta terminar o game no nível mais difícil sem sofrer danos.
Uma melodia de balas
Macross Shooting Insight é extremamente divertido e muito difícil. A curva de aprendizagem da jogabilidade é bem tranquila, o que garante que qualquer um consiga jogar em poucos minutos – mas passar de fase e terminar o game é outra história. Durante as fases, é possível ativar algumas músicas, e esse é um dos grandes focos do anime, o que agrada ainda mais os fãs da franquia.
Os gráficos são bastante razoáveis, mas isso é o de menos. Se você é fã de bullet hells, essa é, com certeza, uma boa pedida, e caso queira adentrar esse mundo, Macross Shooting Insight pode ser uma ótima porta de entrada para o universo da franquia.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro