review-persona-3-reload-episode-aigis-ps5-1

Review Persona 3 Reload – Episode Aigis: The Answer (PS5) – Poderia ser melhor voltar a esse mundo

Cerca de 7 meses após o lançamento de Persona 3 Reload, o remake finalmente está completo com a chegada do Episode Aigis: The Answer, conteúdo extra lançado originalmente na expansão Persona 3 FES.

Desenvolvimento: Atlus
Distribuição: Sega
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: 16 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S|X
Duração: 15,5 horas (campanha)/24,5 horas (100%)

Retornando ao dormitório

Mas, claro, logo algo inesperado acontece e tudo mudo
História começa com o grupo discutindo os eventos do final da campanha principal

A história do Episódio Aigis se passa logo após o final da aventura principal de Persona 3, dessa vez contando com a robô Aigis como protagonista. É difícil falar da história sem dar muitos spoilers para quem não terminou a aventura principal, então evitaremos mais comentários por aqui. Em termos de fidelidade, ao que consta segundo as declarações dos desenvolvedores, esse remake da expansão é fiel à versão original, apesar das críticas à história na época do lançamento original.

No geral, o DLC é uma expansão de Persona 3, mas em apenas em um dos seus aspectos: as dungeons, incluindo a exploração, batalhas e a fusão de personas, uma vez que Aigis assume o poder do protagonista de controlar diversas personas. Isso significa que o ciclo de gameplay é consideravelmente diferente do game principal, uma vez que não intercalamos a exploração das dungeons com a vida escolar e os social links. E isso pode acabar implicando que, mesmo quem gostou muito do jogo principal, não necessariamente vai ter o mesmo sentimento com esse conteúdo adicional. Não há um respiro entre as incursões nas dungeons, fazendo com que você acabe se cansando com certa facilidade.

Desça pelos andares, ao invés de subir

Daqui também podemos acessar a Velvet Room
O Deserto das Portas é o equivalente ao térreo da escola, de onde começamos a jornada nas dungeons

Você inicia o game com quase toda a party original e por volta do nível 25 – pouco é trazido do seu save da campanha principal, como o compêndio de personas. Após alguns acontecimentos, logo caímos na gameplay em si. Assim como no jogo principal, devemos explorar os andares gerados aleatoriamente das dungeons, enfrentando um chefe a cada certo número de andares. Eventualmente, vemos uma cena do passado de algum dos personagens, e seguimos a dungeon, sem os demais elementos do jogo para intercalar e dar um alívio.

De certa forma, o game se torna uma espécie de dungeon crawler. Inclusive, ao contrário do jogo original, os cenários das dungeons se repetem de tempos em tempos, o que ajuda a tornar tudo mais cansativo.

Entre e saia das dungeons quando quiser

Mas temos uma nova personagem e Aigis está diferente
Sistema de batalha segue o mesmo

Você sai da dungeon, recupera seu HP e MP e já pode retornar. Praticamente não há um gasto ou penalidade (exceto ter de coletar as cartas novamente), como no jogo original, onde o tempo passa ao sair do Tártaro por aquela noite. Nem sequer há novas mecânicas adicionadas a essa campanha, exceto uma pequena mudança nas portas da Mônada e em mais um sistema ou outro. Os inimigos são todos já vistos nas dungeons da história principal e mesmo os chefes são apenas baseados em inimigos comuns, sem monstros únicos.

O pacote de DLC em que o Episode Aigis está incluído também contém um conjunto de roupas da Velvet Room para todos os personagens, além de músicas de Persona 4 e 5 para serem utilizadas em dungeons e batalhas. Esses pacotes também deixam a desejar, uma vez que as roupas não são lá das melhores e faltam diversas músicas consagradas no pacote musical. Também há a controvérsia de Episode Aigis ter sido lançado como um DLC ao invés de ser incluído no jogo original, como foi lançado com P3 FES. Mas, infelizmente, é algo esperado no estado atual da indústria.

Ao apostar seguro demais, Atlus deixa a desejar

Mas os desafios dentro são simplificados
Agora as portas da Mônada aparecem em três dificuldades e você deve escolher apenas uma

Enfim, essa expansão é interessante para viver um pouco mais no maravilhoso mundo de Persona 3 Reload, aproveitando muito do que temos de bom no jogo principal, como os personagens, os gráficos, as músicas, a diversão nas batalhas e na exploração. Mas ao mesmo tempo, tudo parece limitado e repetitivo, parecendo um desperdício de potencial. Pode-se argumentar que foi mantida a fidelidade ao jogo original, mas creio que a maior parte do público não reclamaria se algumas liberdades fossem tomadas para tornar esse conteúdo mais interessante.

Para quem quer mais, vale a pena voltar a esse mundo

Episode Aigis: The Answer vem para fechar o projeto de remake de Persona 3 mas, assim como o original de 2008, deixa a desejar quando comparado à aventura principal. Vale a pena embarcar por mais um tempo nesse mundo, mas sem a expectativa de ter uma experiência do mesmo nível da história principal.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Persona 3 Reload - Episode Aigis: The Answer

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Expansão de elementos da história
  • Embarcar de novo no mundo de Persona 3

Contras

  • Não traz tudo de bom do jogo original
  • Dungeons repetitivas, monstros também
  • Pouco conteúdo realmente novo