imagem em destaque South Park Stick of Truth

Review South Park: The Stick of Truth (PS4) : A Fantasia do Absurdo.

Aquele que possuir o cajado da verdade controla todo o poder do universo! Junte-se a Cartman, Stan, Butters, Kenny e toda a turma de South Park em uma aventura épica através da cidade em busca desse valoroso objeto e evite ser banido através do tempo e espaço! 

Desenvolvimento: Obsidian Entertainment/South Park Digital Studios
Distribuição: Ubisoft Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, RPG
Classificação: 18 anos
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PS3, PS4, Xbox One, Switch e PC.
Duração: 11.5 horas (campanha)/14.5 horas (100%)

Bem vindo à South Park

novato andando por south park
Perambulando pelas ruas de South Park

A bucólica cidadezinha de South Park enfrenta uma sangrenta guerra civil entre duas facções que estão em busca de um artefato tão poderoso que dá ao seu portador o controle sobre todo o universo, ou pelo menos a lealdade da Princesa Kenny. Misturando elementos fantásticos e o humor nonsense da série, South Park: The Stick of Truth traz o visual da série animada para o mundo dos videogames em um RPG com combate de turno. 

Desenvolvido pela Obsidian Entertainment em parceria com South Park Digital Studios e publicado pela Ubisoft, Stick of Truth nos coloca na pele do “Novato”, um garoto esquisito com passado misterioso recém-chegado a uma South Park enredada na disputa entre humanos e elfos pelo controle do magnífico Cajado da Verdade.

No início do jogo, como é de praxe em vários RPGs, o Novato pode escolher entre quatro classes, Lutador, com foco nas habilidades físicas e de curto alcance, o Mago, especialista em habilidades mágicas e de longo alcance, o Ladrão que traz um bom equilíbrio entre força bruta e estratégia e o diferencial do jogo, a classe Judeu, inimiga nata do Eric Cartman. Cada um delas tem habilidades específicas – e a maioria tem ótimos trocadilhos, como Jew-Jitsu, por exemplo. Pense bem antes de escolher. 

Escolha entre as classes de personagens
Escolha sua classe

Após essa importante escolha, armado e bem-vestido, o Novato cairá de cabeça no bizarro mundo de South Park e seu enredo repleto de piadas duvidosas e acontecimentos estranhos que não fazem sentido algum. Com diversas referências a inúmeros episódios da série animada por todo o jogo, os fãs recebem fanservice o suficiente para ninguém colocar defeito. 

Todo item coletado tem em sua descrição uma piada infame ou referência a algum evento na série animada, desde o CD da banda gospel de Eric Cartman, Fé de +1, até o cartaz do memorial de Betsy Donovan, o que deixa a exploração do jogo e a busca por coletáveis muito mais divertidos do que na maioria dos RPGs.

Você tem 0 amigos

menu do personagem
No perfil do Facebook estão todas as informações do seu personagem

O mundo do jogo é a cidade de South Park, que consiste em meia dúzia de ruas e no máximo cinquenta prédios, afinal, é uma cidadezinha do interior. A maior parte das casas pode ser explorada desde o início do jogo, sendo que algumas casas e garagens precisam de chaves ou habilidades especiais que o jogador irá adquirir ao longo da jornada. É interessante visitar todas as casas em busca de coletáveis e o jogador pode ser enxerido à vontade, pois ninguém dá a mínima ao dar de cara com uma criança estranha roubando itens inúteis em sua casa na cidade de South Park.

Outro ponto importante são as amizades que fazemos pelo caminho – e adicionamos como amigos no Facebook, assim como fazíamos na vida real lá pelos idos dos anos 2010. A página da rede social é o menu principal do jogo e nele estão as habilidades e suas evoluções, as armas e roupas equipadas, as dicas de missão e objetivos ativos, enfim, todas as principais informações sobre o seu personagem. Ao andar pela cidade, é interessante conversar com as pessoas para adicioná-las como amigas e desbloquear diversos benefícios e melhorias.

Ataque especial da Princesa Kenny
Ataque Especial da Princesa Kenny

As missões são o coração de um bom RPG e Stick of Truth traz o humor e o politicamente incorreto característico da série em doses cavalares, pois apenas em um jogo de South Park é possível que missões como Liberte o Craig da Detenção Escolar e Salve o Randy da Sonda Anal Alienígena possam coexistir.

Por toda a cidade existem diversas missões secundárias que são desbloqueadas ao falar com um personagem ou completar um objetivo e algumas desbloqueiam invocações muito legais, como Jesus ou o dono do restaurante chinês City Wok, o sr. Kim.

Um episódio jogável

Kyle e Stan pedem auxílio ao Novato
todos os personagens principais podem ser seus aliados

A estética de South Park: Stick of Truth segue o mesmo padrão 2.5D imperfeito da série animada a tal ponto que as cutscenes parecem trechos saídos diretamente de um episódio da série, e as transições entre cutscenes e gameplay são muito fluidas, com raríssimas quedas de frames no Playstation 4. O mapa da cidade de South Park é pequeno, mas muito bem explorado, o que passa a impressão de ser maior do que é. E para aqueles que não querem passear infinitamente pelas ruas de South Park,o sistema de viagem rápida estrelado pelo Timmy tem pontos de fast travel espalhados em locais estratégicos do mapa.

O sistema de combate é parecido com o utilizado na franquia Paper Mario, em que seu personagem e um aliado lutam em batalhas por turnos e após a escolha do golpe/habilidade, o jogador precisa acertar um QTE (quick time event) para que o golpe atinja o inimigo com força total e não ricocheteie no jogador. Pode ser um pouco frustrante para aqueles que têm dificuldades com QTEs, pois o tempo de reflexo é um pouco curto.

Novato e Kenny em uma missão
Todas as cenas parecem ter saído diretamente da animação

Pessoalmente, não gosto de combate em turno, mas em Stick of Truth isso não foi algo que me incomodou pois, tirando as piadinhas infames dos personagens quando demorava mais do que o normal para escolher o próximo movimento, não há quaisquer punições relativas ao tempo que o jogador leva para terminar o turno. Um ponto negativo é que, apesar de sua party ir aumentando ao longo do jogo, apenas um aliado pode se unir ao combate por vez e se precisar trocar de aliado no meio da batalha, perde um turno automaticamente. Fora das batalhas, a troca é livre a qualquer tempo.

Embora faça falta uma versão da famosa abertura da série para o jogo e, especialmente para o público brasileiro, a dublagem em português – que foi corrigido no próximo jogo da série-, a impressão que fica é que, embora não seja um RPG de extrema qualidade, Stick of Truth é um excelente jogo de South Park. Tudo que um amante da série podia pedir foi entregue em um pacote divertido, interessante e simples. Dos personagens aos puzzles, South Park: Stick of Truth. agrada aos veteranos fãs da série e de quebra é uma excelente porta de entrada ao bizarro mundo da série animada.

Cópia de PS4 adquirida pela autora

Revisão: Kiefer Kawakam


South Park: The Stick of Truth (PS4)

10

Nota

10.0/10

Prós

  • Visual saído diretamente da animação
  • Humor escrachado e sem censura
  • Narrativa insana e cheia de plot twists
  • Toda a genialidade ensandecida de South Park jogável

Contras

  • Combate podia ser mais elaborado
  • Poderia ter mais aliados controlados ao mesmo tempo