Within the Blade Capa

Review Within The Blade (Switch) – As aventuras sangrentas de um ninja vesgo

Within the Blade é um indie sobre um clã de ninjas chamado Lotus, e aqui controlamos Hideaki, basicamente um dos melhores integrantes do clã. Com uma ambientação no Japão medieval, lutaremos contra as forças das trevas e um grupo do clã inimigo para manter nosso vilarejo à salvo.

Desenvolvimento: Ametist studio
Distribuição: Ratalaika Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Plataforma
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, Xbox One, Switch, PC
Duração: 10 horas (campanha)

Quase um Ninja Gaiden

Apresentação bem surpreendente
Apresentação bem surpreendente (se seu filho(a) tá vendo isso aqui, a culpa é sua)

Jogos de ninja e o gênero plataforma com elementos de ação sempre foram uma boa combinação, para mim. A série 3D de Ninja Gaiden segue sendo um dos melhores produtos de ação e plataforma com a qual já tive contato de forma geral, e toda vez que surge um game novo com essa temática, os ânimos já começam a me alertar.

Within the Blade é um jogo de ninjas, tendo agilidade como um de seus pontos fortes e um combate com brutalidade, além de upgrades que liberam habilidades novas. Aqui, a progressão é através da exploração, e não basta chegarmos ao fim do cenário para finalizá-lo. É necessário procurar chaves, cumprir objetivos e, muitas vezes, deixar um rastro de sangue para trás.

Upgrades são maneiros
Upgrades são maneiros

Entre uma missão e outra, podemos visitar o vilarejo de Hideaki, a fim de aprender novas habilidades que implicam diretamente na jogabilidade (como ataques novos e habilidades de assasinato furtivo sem sermos detectados), comprar equipamentos de apoio, ou criar novos itens através do menu de crafting na casa do protagonista.

A partir disso, é só seguir para o lado direito da tela para continuar até a próxima missão que, infelizmente, não permite selecionar fases ou rejogar fases passadas. Às vezes também precisamos enfrentar chefes em cenários bem fechados com pilhas de corpos no chão ou em um local isolado como uma arena, e esses trechos são extremamente desafiadores e exigem a máxima habilidade do jogador.

Felizmente, a esquiva para direita ou esquerda é bastante eficiente, e permite escapar da maior dos ataques desferidos pelos inimigos no personagem. Há também a possibilidade de defender-se com sua Katana, o que anima qualquer tipo de dano – menos o fogo – e mitiga os danos da batalha.

Combate ou furtividade

Olé!
Olé!

Aliado ao seu combate de altíssima qualidade, Within the Blade conseguiu me cativar facilmente com seu elemento secundário: o stealth. É possível chegar em alvos de forma furtiva – o que fica mais fácil com upgrades de passos silenciosos – e atacar com um golpe mortal, ou simplesmente “tacar o terror” e eliminar tudo o que há pela frente. Porém, isso tem severas consequências, já que esse tipo de atitude não é passada sem reações por aqui. Inimigos podem te atacar a partir do momento que você desferir um golpe ofensivo, o que baixa a guarda do personagem propositalmente por alguns segundos depois de finalizar um combo e permite com que ele leve altíssimos danos. A inteligência artificial também é competente, e ter um golpe rebatido é algo comum de acontecer.

Felizmente, Within the Blade, assim como Katana Zero ou Super Meat Boy, conhece sua estrutura de jogabilidade e sabe o quanto é importante existir um reinício rápido caso o jogador morra. Por isso, a cada game over, menos de 2 segundos é o tempo levado para retornar à ação.

Vai mexer com os Lotus?
Vai mexer com os Lotus?

Além dessa abordagem, podemos utilizar até mesmo os punhos e equipamentos secundários e no lugar da espada, como Kunais, uma espécie de mina terrestre e granadas explosivas que fazem os inimigos voarem. Em termos de movimentação, Hideaki, além de mover-se de forma incrivelmente rápida, também consegue subir em paredes e dar pontapés nelas para chegar ao outro lado – como um ninja deve saber fazer. Não obstante, também existem baús espalhados pelo cenário com itens importantes, e chaves coloridas que destrancam portas com portas de suas respectivas cores.

Missões também possuem alguns indicadores de tarefas secundárias com ações internas em cada fase para realizarmos. Essas missões de segundo plano se alternam entre coisas como evitar ser visto por uma quantidade específica de inimigos, eliminar todos do cenário, resgatar reféns, etc. O resultado no final da fase é mais dinheiro para seu inventário e experiência para melhorar seu ninja.

Problemas estranhos

Bugs severos de interface
Bugs severos de interface

Within the Blade possui um problema bastante esquisito ao navegarmos nos menus de gerenciamento de itens ou de qualquer loja que seja. O cursor simplesmente não aparece, sendo preciso localizar-se pelo nome dos respectivos itens que vão aparecendo no canto inferior. Desde o lançamento do game, isso não foi corrigido e costuma ser bem irritante não poder ver em qual local do menu você está.

De forma secundária, mas não menos importante, a interface se comunica bem mal com o jogador. Normalmente em jogos, e de forma inteligente, botões costumam ficar na tela simbolizando suas funções, para sempre manter fresco na memória o que cada um faz. Com isso, constantemente me peguei errando o botão de esquiva na hora das batalhas, pois eu apertava o comando da troca de itens no lugar. Isso é bem frustrante, e uma interface simplesmente mais bem trabalhada pode sanar esse problema.

Treta com o Demo

Alguns checkpoints dentro das fases funcionam de forma bastante estúpida, porque trazem o personagem de volta à vida juntamente a um inimigo te atacando, sem qualquer tipo de cooldown para que eles te identifiquem ou algo do gênero. Os inimigos não deveriam renascer próximos a estes pontos, o que pode até mesmo colocar missões secundárias em risco.

Por fim, a jogabilidade muitas vezes demonstra um leve sinal de imprecisão. É como se os golpes simplesmente atravessassem os inimigos, o que é difícil de identificar e saber se é realmente a intenção dos desenvolvedores de passar essa sensação ou se isso é resultado de algum problema técnico. Sobre os ataques furtivos, é relativamente difícil conseguir executar um com perfeição, pois é preciso chegar por trás do alvo com o botão de defesa sendo segurado, e assim realizar o golpe mortal. Mas os inimigos estão sempre virando rapidamente para ambas as direções, o que faz com que Hideaki seja rapidamente localizado.

Um excelente jogo de ninja, mas com pequenos defeitos

Within the Blade é bastante divertido, mesmo contando com esses problemas de interface mal planejada e um combate que passa a impressão de imprecisão. Os problemas, felizmente, são coisas passíveis de serem corrigidas através de pacotes de atualização, algo que deveria ter sido feito antes do lançamento. Mesmo assim, a aventura furtiva e sangrenta de Hideaki consegue nos entreter por horas a fio, além de testar a habilidade do ninja que possa existir em você.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Within The Blade

7.5

Nota final

7.5/10

Prós

  • Jogabilidade divertida
  • Arte visual bacana
  • Fases não-lineares
  • Missões secundárias
  • Upgrades para seu ninja

Contras

  • Hitbox estranha
  • Checkpoint mal planejado
  • Interface com problemas
  • Furtividade não funciona 100%