O mercado de jogos vem crescendo gradativamente no Brasil, sendo possível notar a qualidade criativa que os desenvolvedores brasileiros possuem. Red Ronin é um belo exemplo disso, pois mistura combate por turnos com ação frenética de maneira bem inusitada. Ele foi desenvolvido durante dois anos pelo Thiago Oliveira em parceria com Wired Dreams Studio, sendo totalmente um produto nacional. Nessa análise, irei mostrar o porque devemos prestar maior atenção em games brasileiros e de como Red Ronin é um exemplo para isso.
Desenvolvimento: Thiago Oliveira, Wired Dreams Studio
Distribuição: Wired Dreams Studio
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Estratégia
Classificação: 16 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC
Duração: Sem registro
Vingança carmesim

Em Red Ronin, acompanhamos a jornada de Red, uma samurai de jaqueta vermelha que busca vingança contra seus antigos companheiros de equipe, que a deixaram para morte. Inicialmente, é apresentada uma cinemática explicando os poucos fatos conhecidos pela protagonista enquanto ela cai de um prédio. Isaac, um robô feito pela própria Red, nos auxilia nesse início indicando o primeiro alvo e também ensinando como tudo funciona.
É impossível falar mais sobre a história, visto que é a grande surpresa. A cada antigo companheiro eliminado, uma Unidade de Memória é adquirida. Essas unidades são gravações que apresentam momentos desconhecidos por Red, o que amplia a compreensão de outros pontos da narrativa.
Há também muitos detalhes que podem ser descobertos ao escutar as notícias da televisão, já que elas possuem certa influência na história. Esta que não serve como plano de fundo, mas é sim realmente boa e surpreende a cada Unidade adquirida.
Ultra rápida e furiosa

Jogos de batalhas por turnos são conhecidos pela sua demora e necessidade de uma boa estratégia. Red Ronin flerta um pouco com esse estilo, mas não nega que a velocidade também é uma boa opção para conclusão das fases. A forma como nos movemos é a chave para o sucesso e, caso cada passo seja devidamente pensado, a vitória será sua. Porém, caso queira sair matando tudo sem pensar duas vezes, você provavelmente irá morrer bastante, mas o gosto de sucesso será ainda mais satisfatório.
Red é uma samurai rápida que fatia seus inimigos com seus dash, mas ainda é inexperiente, então qualquer vacilo é hit kill. Ela se move por meio de corridas e mata qualquer inimigo que esteja em sua direção. A movimentação de Red pode ser visualizada por meio de cubos vistos no chão e, sempre que ela se move, os inimigos fazem o mesmo.

Por conta da grande quantidade de inimigos, a desvantagem numérica é algo constante em Red Ronin. Tendo isso em vista, há duas habilidades disponíveis que ampliam a necessidade de estratégia em cada fase. Uma delas é bem semelhante à habilidade vista em Katana Zero, em que Red pode parar o tempo e paralisar os inimigos por um único turno. A segunda habilidade é disponibilizada pelo Isaac, que nos permite avançar uma única vez em duas ou mais direções diferentes. Para poder utilizar essas skills, é preciso pegar emblemas espalhados pelo cenário, cada uma possuindo seu próprio símbolo.
É indiscutível que a jogabilidade é a cereja do bolo de Red Ronin. Cada fase possui uma maneira desafiadora de ser completa, seja pela posição de cada inimigo, armadilhas espalhadas pelo cenário ou simplesmente pela forma como você joga. Independente desses pontos, sempre que um cenário infestado de inimigos é vencido, a satisfação se torna um gás para continuar jogando, mesmo com muitas mortes, o que torna tudo bem viciante. Os chefes são obstáculos que devem ser bem apreciados, cada qual exigindo do jogador um pensamento rápido, assertivo e, às vezes, beirando a perfeição.
Complementos de peso

Red Ronin é composto por um visual bem simples com uma pixel art bem modesta. Isso não é um ponto negativo, visto que os cenários são feitos à mão, o que torna tudo mais interessante. O sprite de Red é muito bem feito, principalmente quando o tempo é congelado e os inimigos são mortos em sequência. Os ambientes encontrados são bem diversificados e contam com suas particularidades, possuindo obstáculos diferentes e, em alguns momentos, armadilhas que dificultam a movimentação de Red.
A trilha sonora é também muito bem colocada, transmitindo um estilo Cyberpunk muito semelhante ao visto em, novamente, Katana Zero. O desenvolvedor até assume que este serviu de inspiração para muitos aspectos de seu jogo, e provavelmente também em termos de musicalidade e história. Portanto, caso curta a temática e tenha jogado Katana Zero, a soundtrack de Red Ronin não pode ser ignorada, assim como ele de forma geral.
É do Brasil!
Red Ronin é um jogo modesto, mas extremamente divertido que você provavelmente deixou escapar. Ele constrói uma jogabilidade que desafia o jogador a sempre pensar dois turnos à frente, mas que também o motiva a finalizar tudo sem muitas estratégias. No apartamento de Red, é possível selecionar qualquer uma das fases em um quadro de informações. Ainda que seja bem curta, a jornada é viciante e, provavelmente, você irá querer revisitar algumas fases e lutar contra um dos chefes novamente.
Os indies do nosso Brasil possuem grande potencial para marcar o mercado de jogos. Caso tenha interesse em conhecer mais deles, aconselho acompanhar a terça indie, um evento em que os desenvolvedores brasileiros apresentam seus jogos.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong