Under Defeat capa

Review Under Defeat (Switch) – Tiroteio arcade em dupla

Lançado originalmente nos arcades e no Dreamcast em meados dos anos 2000, Under Defeat retorna agora ao Nintendo Switch como a chamada “Ultimate Edition”. Desenvolvido pela G.rev — estúdio fundado por ex-integrantes da Treasure — o título se diferencia de outros do gênero ao trocar os visuais sci-fi típicos por uma ambientação militar mais realista e sombria. Será que esse clássico envelheceu bem?

Desenvolvimento: CITY CONNECTION
Distribuição: Clear River Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Arcade, Tiro
Classificação: 10 anos (Violência)
Português: Não
Plataformas: PC, Xbox Series X|S, PS4, PS5, Switch
Duração1.5 horas (campanha)

Estratégia acima de tudo

É possível "travar" a mira ao atirar
É possível “travar” a mira ao atirar

A jogabilidade de Under Defeat foge do padrão tradicional dos shoot ‘em ups verticais ao introduzir um sistema único de “lock shot”. Ao manter o botão de disparo pressionado, você pode ajustar o ângulo de tiro diagonalmente, o que muda totalmente a abordagem em relação aos inimigos. Em vez de se limitar a atirar em linha reta, é preciso pensar no posicionamento, encontrar ângulos seguros e usar obstáculos do cenário a seu favor.

Além do tiro comum, há bombas para limpar a tela e duas armas secundárias: uma metralhadora Vulcan com efeito espalhado e um míssil poderoso, ideal para causar dano concentrado. A pegada estratégica vem do fato de que essas armas precisam de tempo para recarregar quando não estão sendo usadas, o que força o equilíbrio entre paciência e agressividade.

Ação intensa e sem piedade

Jogar em dupla ainda assim é um desafio
Jogar em dupla ainda assim é um desafio

Se você está esperando um passeio tranquilo, pode esquecer. O desafio aqui é elevado. Os inimigos atacam em padrões bem definidos que exigem reflexos rápidos e uma boa dose de memorização. As balas têm uma física curiosa, descendo em um ângulo inclinado que leva um tempo para se acostumar, especialmente nas fases finais, que aumentam o nível de dificuldade significativamente.

A campanha em si é curta, cerca de 30 minutos, mas dificilmente será completada de primeira. A graça está justamente na repetição, em dominar cada parte e eventualmente conseguir finalizar tudo com apenas um crédito, como nos fliperamas antigos. Jogando em dupla no mesmo console não muda muito as coisas, e a dificuldade se mantém bem igual e, ao morrer, é Game Over sem dó.

Conteúdo robusto e extras interessantes

Muitas coisas acontecem na tela, mas é possível distinguir tiros de inimigos
Muitas coisas acontecem na tela, mas é possível distinguir tiros de inimigos

A edição para Switch é generosa em conteúdo. Além do modo Arcade original, há o New Order, que adapta a jogabilidade para o formato widescreen e altera o comportamento dos inimigos, e o New Order Plus, que adiciona ainda mais variações. Estão inclusos também todos os DLCs já lançados, oferecendo quatro tipos diferentes de helicópteros que mudam a velocidade e o padrão de disparo, adicionando bastante variedade à experiência.

Outro ponto positivo é a trilha sonora. A coletânea permite escolher entre a música original e uma versão remixada mais energética. Os efeitos visuais também foram atualizados para HD, com texturas mais nítidas e explosões que realmente impressionam, especialmente pela fumaça volumosa que reforça a sensação de caos durante os confrontos.

Rendimento sólido no Switch

Jogabilidade do jogo original limita as bordas horizontais
Jogabilidade do jogo original limita as bordas horizontais

O desempenho no console da Nintendo é bastante estável, tanto no modo portátil quanto no dock. Há relatos de um pequeno atraso nos comandos, causado pelas limitações do hardware, mas a maioria das pessoas provavelmente nem vai notar. O único problema é quando existem muita coisa acontecendo na tela, o que causa uma lentidão na performance geral.

Visualmente, Under Defeat mantém uma paleta de cores mais dessaturada, condizente com o clima de guerra. Embora o cenário não varie muito ao longo das fases, a qualidade visual é alta, especialmente se levarmos em consideração que se trata de um título originalmente lançado para o Dreamcast.

Um clássico que ainda brilha

Under Defeat pode não ser o shmup mais famoso do mercado, mas seu foco tático, mecânicas únicas e ambientação cinematográfica o tornam um dos melhores do subgênero centrado em helicópteros. Mesmo com uma campanha curta e poucos elementos de progressão, a experiência é intensa e gratificante. Se você tem paciência pra morrer e tentar novamente, essa é uma recomendação inevitável. Mas se prefere algo mais leve e casual com chances extras, vai passar raiva.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Under Defeat

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Finalmente, um jogo que permite distinguir tiros de outras coisas
  • Mecânica de travar a mira é incrível
  • Co-op local é muito bom
  • Vários helicópteros para escolhermos

Contras

  • Dificuldade muito elevada sem opção de mudá-la
  • Desempenho cai demais com muitos inimigos na tela
  • Sem opção de cheats ou bots