Capa de Signalis

Review Signalis (PC) – O survival horror do futuro

Signalis é um jogo de terror de sobrevivência criado pela pequena equipe da Rose-Engine. Publicado pela Humble Bundle em parceria com a Playism, o título coloca as mecânicas que foram consagradas nos anos 90 por Resident Evil em um universo distópico e futurista, inspirado por obras de terror cósmico. O produto está disponível para PC e consoles, através das lojas normais e da assinatura do Game Pass.

Desenvolvimento: rose-engine

Distribuição: Humble Games, Playism

Jogadores: 1 (local) 

Gênero: Terror, Ação 

Classificação: 14 anos 

Português: Não 

Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Switch 

Duração: Sem registros

As mecânicas do passado

Inventário de Signalis

Misturando a ficção científica com horror, Signalis coloca o jogador no papel de Elster, uma andróide humanoide que se vê em um verdadeiro pesadelo depois que sua missão acaba do pior jeito possível. Após sua nave cair em um planeta desconhecido, a replicante acorda sozinha, necessitando encontrar os tripulantes que sumiram e descobrir o que realmente está por trás deste estranho e misterioso local. 

Os dois membros da Rose-Engine construíram uma experiência espetacular, focada na solução de quebra-cabeças e da máxima conservação de equipamentos e armamentos, dois pilares essenciais do terror de sobrevivência. A munição é extremamente limitada, sendo preciso escolher cada batalha e possuir um domínio completo do mapa e da movimentação de Elster para poder se esquivar dos inimigos que não precisam ser mortos. O sistema de combate conta com opções para múltiplas dificuldades, o que assegura uma jogabilidade completamente adaptável para todos os tipos de jogadores diferentes. 

Gameplay de Signalis

A enigmática exploração das fases e a elucidação de puzzles confusos são outros fatores característicos do Survival Horror que também marcam presença em Signalis. Isso significa que a duração da aventura depende diretamente do ritmo individual de quem está jogando, porque muito do que é oferecido durante boa parte do tempo de jogatina funciona na base da tentativa e do erro. Além de detalhar a lore por trás do universo, os arquivos encontrados nos mapas guiam a protagonista e explicam o funcionamento dos sistemas e quebra-cabeças de uma maneira simples e esclarecedora. É necessário prestar muita atenção neles e ler tudo atentamente para prosseguir tranquilamente na campanha, sem sofrer frustrações. 

Ótima direção de arte

Cutscene de Signalis

O grande destaque positivo de Signalis é a forma na qual a equipe de desenvolvimento optou por apresentar seu produto. Utilizando o motor da Unity, os responsáveis conseguiram combinar elementos 3D com uma estética toda inspirada em pixel art, resultando em belíssimos cenários, e em animações incríveis, fluídas e extremamente bem feitas. Os mapas são vistos de cima, mas algumas áreas e equipamentos receberam uma ênfase através de uma visão em primeira pessoa, realçando todos os pequenos detalhes do mundo. O desenho de áudio é magnífico, pois a ótima trilha sonora garante com perfeição uma aventura imersiva, desoladora e assustadora. 

No entanto, a visibilidade das fontes e de alguns dos elementos da tela não é tão boa quanto deveria ser. Os gráficos são renderizados numa resolução baixa, em uma bem sucedida tentativa de emular a aparência dos games de PlayStation 1. Apesar do sistema de upscaling implementado entregar uma excelente qualidade de imagem em qualquer resolução, a pouca nitidez das linhas de texto transforma a simples leitura do conteúdo apresentado em uma tarefa desnecessariamente complicada.

A falta de uma localização é um aspecto decepcionante do título, visto que ele foi lançado sem uma tradução para o português brasileiro. Por ser uma experiência com muitas linhas de textos, cujo entendimento é crucial para progredir na campanha, Signalis é acessível apenas para quem entende inglês ou algum dos outros sete idiomas suportados. 

Fantástico

Violento e horripilante, Signalis é um ótimo jogo. A imersão e o design enigmático, típico do terror de sobrevivência, combinada com a narrativa sensacional garantem uma jogatina ímpar e rara de se ver atualmente, já que não existe uma grande diversidade de títulos modernos que utilizam a fórmula do gênero em seu formato clássico.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

Signalis

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Arte sensacional
  • Dificuldade adaptável
  • Design de mapa incrível
  • Boa narrativa

Contras

  • Visibilidade ruim de alguns elementos da interface
  • Sem tradução em português