Summer Game Fest 2025

As principais novidades da Summer Game Fest 2025

É tradição: todas as publishers e desenvolvedoras se unem no começo de junho para divulgar as principais novidades para os próximos meses e do ano seguinte – e em 2025, isso não foi diferente. A temporada da Summer Game Fest, a substituta da E3, trouxe diversas novidades para todas as plataformas e gostos, e aqui elencamos algumas das mais interessantes.

Resident Evil Requiem

Resident Evil Requiem

Já era hora: quatro anos depois do lançamento de Resident Evil Village, o nono título principal da franquia foi finalmente anunciado pela Capcom – com direito até a uma pegadinha dos produtores, que brincaram com a paciência dos fãs em um anúncio fake, pedindo para todos esperarem “o tempo de uma piscada de olhos” para ver o próximo jogo.

Resident Evil Requiem será lançado no dia 27 de fevereiro de 2026 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, prometendo ser o game mais ambicioso da série. Ainda não há muitos detalhes além do foco em entregar uma experiência cinematográfica e realista por parte dos desenvolvedores, mas já sabemos que o game trará uma nova personagem jogável que irá investigar novos problemas no que parece ser as ruínas de Raccoon City. Mais informações do jogo, que será estrelado por Grace Ashcroft (filha de Alyssa Ashcroft, de Resident Evil Outbreak), serão divulgadas em breve – incluindo a gameplay, que será apresentada na Gamescom, em agosto deste ano.

Marvel Tōkon: Fighting Souls

MARVEL Tōkon: Fighting Souls

Quem esperava alguma novidade de Marvel vs. Capcom após o lançamento da coletânea no ano passado certamente se surpreendeu com a existência de Marvel Tōkon: Fighting Souls. Desenvolvido pela Arc System Works em parceria com a própria Marvel e o estúdio XDev da PlayStation, o game será o primeiro jogo de luta da Marvel desde 2017 e chegará em 2026 para os jogadores do PC e do PlayStation 5.

O que chama a atenção de primeira são os incríveis gráficos do título, mostrando que a ArcSys está refinando ainda mais o estilo visual consagrado por Guilty Gear Strive e Dragon Ball FighterZ – jogo com o qual Fighting Souls terá bastante semelhanças. O novo título terá um sistema de combate quatro-a-quatro, com a possibilidade de alternar entre esses lutadores ou contar com a ajuda deles no meio das batalhas. Com uma gameplay voltada a atrair novos jogadores para o gênero, mas sem deixar os veteranos de lado, o game promete movimentar totalmente a comunidade de um jeito muito empolgante.

Pragmata

Pragmata

Lembra dele? Pragmata foi inicialmente anunciado há cinco anos, durante o primeiríssimo evento da geração do PS5, confundindo a todos com a sua proposta. Desde então, o game desapareceu e sofreu múltiplos adiamentos, a ponto do trailer informar e destacar que o jogo finalmente é real. 

Chegando supostamente em 2026, sem data confirmada, para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, o game contará a história do viajante espacial Hugh e da andróide Diana, que precisarão escapar de uma inteligência artificial hostil que tomou o controle de uma estação espacial na Lua. A jogabilidade será centrada no controle simultâneo de ambos os protagonistas, além de um sistema de hacking, que acrescentará um senso de estratégia ao combate em terceira pessoa do game. É uma promessa fascinante, especialmente porque, mesmo após tanto tempo, ainda sabemos muito pouco sobre o jogo.

The Witcher IV

The Witcher IV

Durante o evento State of Unreal, a CD Projekt Red revelou em parceria com a Epic Games uma tech demo impressionante para The Witcher IV. Não se trata de uma gameplay ou um trecho do jogo final, já que esse é apenas um material prévio criado para demonstrar o potencial da nova versão da Unreal Engine – que é impressionante.

Rodando a 60 quadros por segundo no modelo base do PlayStation 5, a demonstração apresentou a região de Kovir e destacou um pouco da tecnologia por trás de Kelpie, o cavalo de Ciri, a nova protagonista da franquia. O foco, por enquanto, está apenas nos gráficos, então é difícil comentar algo além disso. No entanto, essa prévia criou uma grande expectativa de que o jogo seja lançado com esse mesmo nível técnico. Caso isso se concretize, The Witcher IV poderá se tornar uma das melhores demonstrações do potencial completo do PlayStation 5 – algo que ainda não foi completamente visto nessa geração de consoles.

007: First Light

007 First Light

Com uma história inédita e um James Bond muito mais jovem do que o habitual, 007: First Light deu as caras após cinco anos de espera. O jogo criado pela IO Interactive, o mesmo estúdio de Hitman, chegará em 2026 para PC, PlayStation 5, Nintendo Switch 2 e Xbox Series X|S prometendo ser um jogo de ação delirante.

Na história de origem do famoso agente, Bond precisará se unir ao seu mentor Greenway para investigar uma conspiração e tentar impedir um golpe de estado. A jogabilidade promete dar espaço para abordagens furtivas ou escandalosas, com um foco cinematográfico em cenários visualmente excelentes e com espaço até para a condução de veículos. Esse será o primeiro jogo da franquia 007 desde 2012 e tem tudo para ser um grande título graças à expertise da desenvolvedora na série Hitman – que mostra que o estúdio é uma combinação perfeita para essa nova era de James Bond nos games.

Beast of Reincarnation

Beast of Reincarnation

A Game Freak, responsável pelos jogos da franquia Pokémon, surpreendeu a todos com o anúncio de Beast of Reincarnation, um RPG de ação com uma direção artística que flerta com o fotorrealismo. Situado em uma versão pós-apocalíptica de um Japão arruinado pela corrupção e habitado por bestas monstruosas, o título colocará os jogadores no controle de Emma e de Koo, um cão.

Ainda não há muitas informações sobre o jogo, cujo principal atrativo, por enquanto, são os impressionantes visuais – que foge bastante do que a desenvolvedora costuma apresentar normalmente. O RPG está previsto para 2026 para PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5, além de estar confirmado no catálogo do Game Pass já no lançamento.

Final Fantasy

Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles

A Square Enix não anunciou nenhum jogo inédito da franquia Final Fantasy, mas trouxe surpresas bastante agradáveis para os fãs da série. Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles chegará no dia 30 de setembro de 2025 para PC, PS4, PS5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 1/2 trazendo novas edições do clássico do primeiro PlayStation. Haverá uma versão com visuais aprimorados, dublagem completa e interface atualizada, além de outra que preserva fielmente o clássico original, de 1997. Esse é um baita presente para os fãs, dado que Final Fantasy Tactics é um dos jogos mais adorados da série por conta de sua incrível construção de mundo, que transforma Ivalice em um universo inesquecível – que, não à toa, foi até revisitado em outros jogos da franquia, como Final Fantasy XII.

Além disso, dois dos principais destaques da conferência do Xbox foram os anúncios de Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Remake Intergrade para os consoles da Microsoft. A primeira parte do remake de FF7 ainda não tem data de lançamento, mas será lançada simultaneamente com a versão para o Nintendo Switch 2, enquanto FFXVI já está disponível para os jogadores da plataforma – marcando o fim de um longo período de exclusividade dos títulos modernos da franquia no âmbito dos consoles.

Um fight stick da Sony

Project Defiant

Além de jogos, também tivemos interessantíssimas revelações de novos hardwares, tanto da Sony quanto da Microsoft. A dona do PlayStation anunciou o Project Defiant, o primeiro controle para jogos de luta desenvolvido pela própria fabricante do console.

A promessa é oferecer uma maior flexibilidade para aproveitar os fighting games, seja com fio ou sem fio, graças à latência ultrabaixa propiciada pela nova tecnologia PlayStation Link – que não foi detalhada com profundidade, diga-se de passagem. O controle não possui nem data de lançamento ou sequer um nome definitivo – mas, claro, espera-se que seja lançado a tempo de Marvel Tōkon: Fighting Souls, no próximo ano.

“Xbox” portátil

ROG Xbox Ally

Por fim, a Microsoft, em parceria com a ASUS, revelou o ROG Xbox Ally, uma nova versão do PC portátil com Windows – ou seja, não se trata de um console no sentido tradicional da palavra. Esse dispositivo não é uma grande novidade por si só, considerando a quantidade de máquinas semelhantes que vêm chegando ao mercado nos últimos anos.

A principal inovação é o Xbox Full Screen Experience. Os responsáveis pelo Windows aparentam estar dedicados a melhorar realmente o sistema para jogos, com otimizações que desabilitam recursos secundários para liberar mais memória para os games. O portátil não tem preço ou data de lançamento, mas, com certeza, o valor não será baixo – o ROG Ally, em sua versão padrão, já custa mais de R$ 7000 aqui no Brasil.

Revisão: Ailton Bueno