moonlighter-nintendo-switch-20180911

Moonlighter – Caçar e Vender

Moonlighter é um Rpg, criado pela Digital Sun e distribuído pela 11 bit studios, onde o jogador encarna na pele de Will Moonlighter, um mercador que tem como o objetivo de explorar os segredos das Masmorras e vender os objetos encontrados nelas em sua loja.

Ano: 2018
Jogadores: 1
Gênero: Ação, Aventura, RPG, Rogue Lite, Simulação
Classificação indicativa: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, macOS, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Explorando as masmorras

Moonlighter se vale de uma câmera top down, lembrando bastante Binding of Isaac, onde temos salas pequenas com muitos monstros para matar, cada sala gerada de forma procedural e cada monstro com seu padrão de ataque.

Cada masmorra possui 3 andares, sendo dois andares com mini bosses (chefes) e um terceiro andar com o boss verdadeiro.

A Ganância Pode Sair Cara

Possuímos uma mochila que pode carregar até 20 itens, contudo, caso morramos na masmorra, perderemos todos os itens que estão estocados, com exceção da primeira fileira de itens e dos itens equipados

Armas

Temos algumas escolhas de armas para forjamos, cada uma com sua velocidade de ataque e dano, então forje todas as armas e use as que mais se encaixem.

Colocando a Loja para Funcionar

Após sairmos das masmorras, precisamos fazer um pouco de dinheiro e gerenciar nossa loja, a Moonlighter, e sim o nome da loja remete ao nome do game e ao sobrenome do protagonista.

Na loja precisamos dispor os itens em bancadas e colocar os preços neles, tomando muito cuidado pois existe uma barra de satisfação do NPC, e caso o item esteja muito barato o NPC apresentará uma reação X e caso muito caro uma reação Y, então devemos colocar sempre num valor mediano para lucrarmos.

Além disso, vender muito de um mesmo item irá rebaixar sua popularidade, então o ideal é vender sempre itens diferentes ou eles pegarão pó na mesa de exibição.

Dica – Caso você veja que a popularidade dos itens caíram muito, fique alguns dias somente explorando a masmorra e guardando itens no baú, quando você abrir a loja novamente, todos os itens terão popularidade alta.

Melhorando a Cidade, Loja e Equipamentos

Para avançarmos no jogo de forma mais fácil serão necessários 3 upgrades diferentes.

Cidade – Melhorando a cidade, teremos acesso à outras lojas, dentre elas um ferreiro que serve para criar armas e armaduras (duh) , além de poder melhorar os equipamentos.

Loja – Ao melhorarmos a loja, teremos mais espaço para armazenamos os itens das masmorras, além de lucros e etc. Cada melhoria possui um efeito.

Equipamentos – Precisamos criar equipamentos e melhorar/encantar os que já temos para que possamos sobreviver de forma melhor as masmorras.

Considerações Finais

Moonlighter é um ótimo jogo no geral e cumpre bem o que promete, sendo seus pontos negativos uma parte de Game Design – falta de alguns atalhos -, já que como citado anteriormente, torna-se maçante efetuar o processo de busca dos itens.

Além disso vale lembrar que o jogo por tratar-se de um Rogue Lite, e acaba sendo muito punitivo com questões de erros. Estou reforçando a informações, pois alguns jogadores podem acabar vendo reviews negativas, falando muito mal do jogo, por pessoas que não gostam do estilo de game, pois ele é um estilo puxado para Dark Souls, então morreu fedeu.

Moonlighter é um game curto que pode ser zerado em até 40 minutos dependendo das suas habilidades, contudo, caso você não decore todos os padrões do game será necessário coletar itens e fazer upgrades, podendo estender o tempo de jogo para até 6 a 10 horas.

Então meu caro leitor, caso esteja em dúvida em comprar algum jogo, dê uma chance para essa obra de arte.

Prós

  • Controles
  • FPS estável
  • Trilha Sonora

Contras

  • Tempo de Jogabilidade
  • Menus pouco explicativos
  • Mapeamento do Controle

Este review foi feito usando uma cópia para PC cedida com carinho pela 11 Bit Studios