Capa do jogo

Preview White Knuckle (PC) –  Escale por sua vida

White Knuckle é um jogo de ação focado em escalada. Com gráficos que lembram os jogos de PC da primeira década dos anos 2000 e uma jogabilidade divertida e viciante, esse é um bom jogo, mas ainda pode melhorar algumas características.

Desenvolvimento: Dark Machine Games
Distribuição: DreadXP
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Terror, Ação
Classificação: 14 anos (drogas ilícitas, violência, medo)
Português: Não
Plataformas: PC
Duração: Sem registros

Escalando sem parar

A base da jogabilidade de White Knuckle é escalar.
A base da jogabilidade de White Knuckle é escalar.

A premissa de White Knuckle é simples e direta: o jogador precisa escalar um enorme silo para sobreviver. Essa é também a base da jogabilidade: controlamos uma mão que se pendura em diferentes pontos da estrutura, buscando alcançar alturas cada vez maiores enquanto fugimos da morte certa.

Ao longo da escalada, é possível encontrar itens que ajudam na jornada. No entanto, cada game over é permanente, o que significa que será necessário recomeçar do início, colocando um elemento de tensão constante na jogatina.

Um aspecto importante é o gerenciamento do cansaço da mão. Quanto mais tempo ela permanece em um mesmo ponto, mais vermelha e fraca ela fica, até se soltar completamente. Essa mecânica exige atenção e estratégia por parte do jogador.

Se nos pendurarmos por muito tempo em um lugar só, nossas mãos ficam vermelha.
Se nos pendurarmos por muito tempo em um lugar só, nossas mãos ficam vermelhas.

Apesar da curva de aprendizado um pouco íngreme, a jogabilidade recompensa a persistência. A cada nova tentativa, é gratificante perceber o próprio progresso – subir um pouco mais, dominar uma mecânica nova, ou evitar erros cometidos antes.

Na minha experiência, jogar no teclado e mouse foi mais preciso do que com controle, mas ambos funcionam bem, e a escolha vai depender da preferência do jogador.

Uma estética interessante que pode ser refinada

Visualmente, White Knuckle remete aos jogos de primeira pessoa do início dos anos 2000, com gráficos simples, mas funcionais. O jogo aposta em uma estética hermética e misteriosa, que reforça sua atmosfera tensa e claustrofóbica.

Cada área tem seus próprios inimigos e itens. Embora visualmente não variem muito (às vezes, elas apenas trocam de cor),  essas zonas conseguem provocar uma sensação de inquietação. É uma ambientação que lembra os chamados “espaços liminares”, cenários vagamente familiares que causam desconforto.

A estética de White Knuckle é interessante, mas pode melhorar
A estética de White Knuckle é interessante, mas pode melhorar

Essa estética tem potencial para ser ainda mais explorada. O jogo poderia ousar mais na estranheza visual e no desconforto psicológico, o que aprofundaria a experiência de horror.

Outro detalhe que contribui para o clima é a ausência de uma trilha sonora. O silêncio é preenchido apenas pelos sons da escalada, pelos ruídos dos monstros e por uma voz mecânica que dá instruções sobre o funcionamento do silo – um toque minimalista que acentua a sensação de isolamento.

Uma premissa divertida e interessante

Embora possa ser frustrante para quem não gosta tanto de jogos punitivos, White Knuckle se destaca como uma experiência única e interessante. Mesmo em acesso antecipado, já demonstra qualidade e uma boa direção criativa.

É uma excelente opção para quem busca um jogo desafiador, com uma estética retrô e mecânicas diferentes do convencional. Vale a pena ficar de olho nas atualizações.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro