Park Beyond capa

Review Park Beyond (Xbox Series S) – Uma montanha-russa de emoções

Park Beyond é o simulador de parque temático que testa sua paciência, coordenação motora e sanidade mental. Quando você pega o controle pela primeira vez, é como se estivesse tentando domar um rinoceronte com uma colher de chá. Os comandos são confusos, os movimentos são imprevisíveis e você se encontra fazendo coisas absurdas, como construir uma montanha-russa que termina em um banheiro químico. Mas não desista, porque quando você finalmente consegue entender essa montanha-russa de controles, é como se estivesse segurando uma varinha mágica (ou um lápis maluco) e transformando seu parque em uma obra-prima hilária!

Desenvolvimento: Limbic Entertainment
Distribuição: BANDAI NAMCO
Jogadores:
1 (local)
Gênero: Simulação, Estratégica
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox, Xbox Series X/S
Duração: 15 horas (campanha)

Um novo competidor na área

Parque temático de velho-oeste
Parque temático de velho-oeste

Vamos comparar Park Beyond com dois de seus concorrentes mais famosos. Primeiro, temos o Planet Coaster, um jogo conhecido por sua jogabilidade suave e controles intuitivos. É como andar em um carrossel, pois tudo é tão fácil e sem complicações que você pode jogar com uma mão enquanto come um cachorro-quente com a outra. E então, temos o Theme Park Tycoon 3, um clássico nostálgico que oferece uma experiência mais equilibrada em termos de curva de aprendizado. É como andar em uma montanha-russa divertida, com algumas subidas e descidas, mas nada que te faça vomitar.

Em seguida, há Park Beyond, o jogo que te coloca em uma montanha-russa maluca durante a curva de aprendizado. Então, sim, a curva de aprendizado em Park Beyond pode ser tortuosa. Você vai apertar o botão errado, girar no sentido contrário e criar atrações que desafiam as leis da física. Mas aqui está o segredo: abrace a confusão, celebre os erros e divirta-se com as catástrofes. O resultado é gratificante.

Configuração de altura e curvatura
Configuração de altura e curvatura

Nada é muito intuitivo, pra ser sincero. Existem combinações como RB ou LB somado ao analógico esquerdo que modifica a altura de um trilho de montanha-russa, ou que mexe na curvatura do objeto. Também há os direcionais que abrem menus pra que você navegue com o analógico. Segurando X você habilita o controle de velocidade, e dentro de paineis informativos tem milhares de dados para acompanhar e navegar entre eles. Resumindo: é tudo intimidador e poluído, no começo. Levei quase uma hora inteira para me adaptar aos comandos.

Personalização em detalhes

Modificação em detalhes
Modificação em detalhes

Ao contrário dos jogos mais clássicos e da velha-guarda, Park Beyond permite um monte de montanhas-russas pré-definidas, o que é um alívio pra quem não quer fazer nada personalizado. Fora isso, temos os Hooks, que são características das montanhas-russas que somam ao fator diversão para um determinado público, este dividido entre famílias, adultos e adolescentes. Dá também pra colocar canhões e coisas doidas no meio dos trilhos para modificar a atração.

Quer também manejar o que vende nas lojinhas e o preço de cada atração e produto? À vontade! Tudo aqui é possível de ser “mexido”, até mesmo pedaços da construção de estabelecimentos, como plaquinhas, paredes, telhados, e afins. Isso às vezes deixa a gente até meio confuso.

Laboratório de criações
Laboratório de criações

Também podemos usar o lápis Impossify, que cria maluquices em seus funcionários, atrações e até mesmo nas lojas. Tudo de maneira humorística e sem pé nem cabeça. Seus mecânicos podem ter braços mecânicas, por exemplo, e se tornarem mais eficazes por isso. Esse lápis usa cargas e é recarregado de diversas maneiras.

No mais, temos missões para realizar e receber dinheiro em troca, a barra do lápis Impossify preenchida em várias cargas, o laboratório onde desbloqueamos novas atrações conforme o nível do parque sobe, e o quadro de funcionários para contratarmos novos deles e ver quem tem trabalhado no parque. E claro que há estatísticas para saber o que os visitantes querem, e quais brinquedos estão dando mais grana. Por fim, tem o famoso modo Sandbox, no qual tudo fica desbloqueado e a bagunça rola solta.

Complicado no início, mas o final te leva à loucura

Se você estiver disposto a enfrentar um desafio e a passar por uma curva de aprendizado nos controles que te deixará com os cabelos em pé, Park Beyond é para você. Ele vai testar sua paciência, te fazer xingar em todas as línguas conhecidas pelo ser humano e, ao mesmo tempo, te proporcionar momentos de gratificação e desbloqueio de novas atrações já vistas no mundo real. Enquanto o Planet Coaster oferece uma experiência suave e o Theme Park Tycoon 3 te leva em uma montanha-russa nostálgica, Park Beyond é como aquele parque de diversões maluco, com loopings emocionantes e surpresas a cada curva nesse mar de simuladores de parques. Ele pode ser desafiador, mas também é extremamente gratificante quando você finalmente domina seus controles e vê seu parque ganhar vida de maneira hilária. Então, não se deixe intimidar pela curva de aprendizado.

Cópia de Xbox Series X/S cedida pelos produtores

Park Beyond

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Muitas opções de atrações
  • Modelos pré-definidos
  • Personalização em detalhes
  • Mapa de calor facilita o gerenciamento

Contras

  • Humor um pouco tosco
  • Controles bem complicados no início