Katana Kata

Review Katana Kata (Switch) – Lutando pela honra alheia

Kata significa “forma ou maneira de memorizar e melhorar os movimentos de combate”. Analisando bem esse significado, essa pequena palavra japonesa sintetiza parcialmente o que é visto no subgênero Soulslike. Retratando de forma íntegra os jogos Sekiro: Shadows Die Twice e o próprio Katana Kata, pois ela não está à toa em seu título.

Desenvolvimento: Stas Shostak

Distribuição: Samustai

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Luta, Arcade, Aventura

Classificação: 14 anos

Português: Não

Plataformas: Switch, PC, Xbox One, PS4

Duração: Sem registros

Kenjutsu 

Repelindo um ataque de forma perfeita

A Técnica da Espada, como é chamado, é um estilo de combate armado utilizado pelo protagonista de Katana Kata. O combate é o ponto fundamental do jogo, e mesmo que não haja nada novo, ainda possui aspectos que o diferenciam. Semelhante a outros Soulslike, é possível atacar, esquivar e bloquear, mas existem pequenas diferenças que tornam o combate mais dinâmico e desafiador. 

Como a própria palavra Kata já diz, tudo do combate se trata de memorização e tempo certo misturado com reflexo. Para defender corretamente e não perder vida é necessário apertar o botão de defesa (ZL) no momento em que o inimigo ataca. Por outro lado, é possível repelir ataques, mas de uma forma muito diferente da vista em Sekiro.

É necessário trocar a espada em certos momentos do jogo

Os ataques podem ser desferidos de duas direções: cima e baixo. Tendo isso em vista, para repelir é necessário atacar um inimigo na mesma direção de seu ataque, em que R ataca por cima e o ZR por baixo. Em um primeiro momento, é um pouco difícil de se acostumar e com o tempo não fica mais fácil, visto que inimigos podem carregar ou desferir múltiplos ataques e até repelir os seus. Ao ser feito com sucesso, seus oponentes são desequilibrados, abrindo uma brecha para um contra-ataque. Portanto, repelir é basicamente quebrar a postura do inimigo.

O combate de Katana Kata é muito simples e sem muitos segredos, mas se tornar um especialista nele será um longo caminho, cheio de mortes. Ainda que tenhamos à nossa disposição uma poção de vida, qualquer defesa, esquiva ou ataque feito de maneira errada é um grande passo para a derrota. Vale ressaltar que a stamina – ou respiração, como é chamada aqui – acaba muito rapidamente, por isso que movimentos errôneos são tão mortais. Além disso, as armas possuem durabilidade e se quebram depois de muitos golpes desferidos ou bloqueados, portanto, trocar ou usar uma poção que restaura a integridade da lâmina são as únicas opções, mas ainda é possível “cair na porrada” desarmado.

Restaurando a honra

O início das fases contam com pequenas revelações da história.

A quantidade grande de mortes que ocorrem durante a jornada não são por nada. Katana Kata conta a história de um aprendiz que pretende derrotar os antigos estudantes de seu mestre. Estes antigos alunos utilizam dos ensinamentos para propagar o mal, sendo um reflexo do passado do velho mestre. Visto isso, o aprendiz parte em uma jornada para restaurar a honra de seu sensei.

Logo no início somos treinados por esse mestre, momento em que aprendemos as mecânicas citadas no tópico anterior. Não há um nome para o aprendiz e nem para o mestre, apenas para os antigos estudantes, e no início de cada fase é apresentado o nome e uma explicação do que eles fazem no momento. O problema da história é que apenas sabemos mais por esses pequenos trechos, não existe uma explicação sobre o passado do sensei e nem uma conversa com seus antigos estudantes, deixando tudo sem muitos detalhes.

Enfrentando o pesadelo

Novamente, como explicado na introdução sobre a palavra Kata, o aprendiz que controlamos precisa de melhorias. Conforme vamos derrotando inimigos pelo caminho, pontos de experiência e vantagens são recebidos. As estátuas de Buda servem para descobrir quais vantagens foram recebidas e utilizar os pontos de habilidade para aumentar a vitalidade, destreza, força ou respiração do aprendiz. As estátuas podem ser encontradas pelas fases, mas elas não são checkpoints e nem recuperam vida, como de costume em um Soulslike.

Ao morrer em Katana Kata duas opções são apresentadas: voltar para o dojo ou continuar a lutar. Caso a primeira opção seja escolhida, voltamos para o início, em que podemos pegar novas poções e treinar, mas perdemos todo o XP adquirido e também as vantagens. Já a segunda opção nos leva ao Pesadelo, em que o aprendiz luta contra sua sombra e, caso saia vitorioso, todas as vantagens, XP e arma usada são mantidos. 

Os visuais são bem simples, mas muito estranhos, pois parecem uma arte pontilhista. São seis fases diferentes e em todas elas é possível ver os cenários cheios de pontos. Os ambientes são muito legais, com um level design bem feito, mas demora para se acostumar com o efeito pontilhado. A música não faz nenhuma diferença, e apenas estão ali para não ficar mudo e constrangedor durante as batalhas.

Lutando com honra

Katana Kata traz um combate dinâmico que é fácil de “pegar”, mas que fica mais difícil com o passar do tempo, sendo necessário sempre aprender. A técnica de repelir faz com que tudo se torne mais divertido, mesmo quando pequenos erros são punidos de forma brutal, causando uma morte extremamente rápida. Por outro lado, os visuais vistos por todo o jogo causam estranhamento até os momentos finais. Para quem gosta de um bom desafio que exige reflexo e adaptação, semelhante a Sekiro, Katana Kata é uma obrigação.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Katana Kata

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Combate divertido
  • Desafiador
  • Sistema de repelir

Contras

  • História pouco explorada
  • Visual estranho
  • Trilha sonora