Olympic Games Tokyo 2020 Capa

Review Olympic Games Tokyo 2020 (Switch) – Rumo ao primeiro lugar

Depois de jogar e me divertir bastante com Mario & Sonic at Tokyo Olympics Games 2020 no ano passado, apesar de alguns problemas, resolvi me arriscar no novo game da SEGA que aborda as olimpíadas de uma forma mais realista. Bom, parece que algumas lições felizmente foram aprendidas, e aqui relato minha feliz experiência oficial dos Jogos Olímpicos 2020 que acabaram nunca acontecendo por conta da pandemia.

Desenvolvimento: Sega
Distribuição: Sega
Jogadores: 1-2 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Esporte, Arcade
Classificação: Livre
Português: Dublagem, interface e legendas
Plataformas: PC, Xbox One, PS4 e Switch
Duração: 4.5 horas (campanha)/10 horas (100%)

Medleys e esportes individuais bem pensados

Construa sua própria playlist de modalidades
Construa sua própria playlist de modalidades

Ao contrário do jogo com uma proposta mais cartunesca lançada em 2019, o SEGA Olympic Games Tokyo 2020 inteligentemente traz playlists predefinidas para nos divertirmos, além de uma forma de montar a sua própria lista de esportes preferidos e mandar ver sozinho ou com amigos. Ou seja, não precisamos competir um esporte após o outro, selecionando cada um deles de forma manual, mas em vez disso podemos criar uma espécie de campeonato personalizado e ver os resultados finais após todas as modalidades escolhidas estarem finalizadas.

Os esportes em si também funcionam muitíssimo bem e dão um controle total ao jogador no quesito realidade. Nada de controles automáticos no tênis ou tênis de mesa, por exemplo, sua vitória dependerá única e exclusivamente de sua habilidade em controlar o personagem e acertar a bolinha. O mesmo serve para o boxe, que permite desviar dos golpes, defender, acertar socos em vários ângulos diferentes no adversário e ainda utilizar um super golpe especial com os botões L + analógico direito em alguma direção. A natação também tinha tudo para ser apenas um esmaga botões, mas felizmente somos exigidos a utilizar o analógico direito para realizar braçadas.

Esportes exigem habilidade por parte do jogador

O tênis, como mencionado, também é um exemplo perfeito, já que é necessário ir atrás de onde a bola irá quicar em seu lado da quadra, preparando-se previamente para usar a raquete. Também podemos segurar o botão B nessa modalidade para realizar um movimento mais potente, criando um efeito de fogo na bolinha. O vôlei de praia segue na mesma linha, exigindo que fiquemos atentos ao local onde a bola irá cair, para correr até lá e pressionar o B e fazer a defesa – o mesmo vale em ações ofensivas. 

Tudo bem que o jogo se inspira na realidade, mas todo mundo gosta de uns elementos arcade de vez em quando, não é mesmo? A mescla entre esportes, vida real e elementos descompromissados apenas colabora para que a experiência seja mais divertida.

Rumo à medalha de ouro!

O fator progresso nas modalidades também é estupendo e você sobe de classificação a cada vitória individual no esporte. É possível até mesmo voltar para o menu principal e retornar posteriormente para a posição em que você se encontra. Uma pena que isso não tenha sido deixado claro de forma visual, através de um aviso ou algo parecido. Acabei entendendo que funcionava assim por meio de testes mesmo.

Porém, esse recurso acaba sendo completamente útil, já que não é exigido ficar naquela mesma modalidade até alcançar o pódio, mas sim existe a liberdade de transitar entre um esporte e outro a qualquer momento. Palmas para quem pensou isso!

Seu próprio avatar e time personalizado

Construa seu time
Construa seu time

Após montar seu personagem e escolher sua nacionalidade, é possível personalizar o time completo. Isso vai desde as características físicas até a roupa usada em casa esporte. Podemos colocar camisas polo, saias, bermudas, calça e afins, individualmente em cada modalidade existente aqui. Também é possível escolher o nível de habilidade do personagem criado em cada atributo equipando cartões com características pré-definidas, como velocidade e força, sendo que desbloqueamos mais deles adquirindo-os com dinheiro ganho simplesmente jogando as modalidades.

Além disso, após jogar algumas partidas, títulos para serem usados no modo online são liberados, como Estrela em Ascensão, Novato e outros nomes a fim de que as pessoas vejam como você se identifica. Fora isso, há dicas desbloqueadas dentro de cada esporte, que são abertas ao progredirmos ali dentro.

Entretanto, é uma pena não existir uma maneira de liberarmos novos cabelos, estádios ou músicas de fundo durante partidas e coisas do gênero. Ao menos temos a fantasia do Sonic para utilizar in-game e algumas roupas e chapéus bem aleatórios e malucos, então é melhor do que nada. De qualquer forma, não ter algo que instigue o jogador a sempre voltar e tentar novamente é um desperdício e tira um pouco do fator replay, além da sensação de esforço e recompensa. Regras personalizadas ou um muro mais alto para a modalidade de escalada que é bem curto? Não existe.

Multiplayer local, wireless e online

Multiplayer local e online

Existem três tipos de formas de se jogar com pessoas aqui: dois jogadores no mesmo console, até 4 pessoas através do sensor wireless e, por fim, 8 no online. É uma pena que o multiplayer no mesmo console seja exclusivo a apenas duas pessoas, o que restringe bastante a diversão caso queira chamar um grupo de amigos. Ao menos existe o modo wireless que mitiga um pouco esse problema, mas é necessário ter mais de um console para se tornar realidade. Já o online é muito bem-vindo e bem planejado, sendo possível entrar neste modo com 2 pessoas no mesmo console, ingressar em sala de amigos e criar a sua própria, além de encontrar pessoas aleatórias na internet.

Em termos de execução, o online peca bastante, e a pesquisa de salas aleatórias funciona de uma maneira bastante estranha, já que mesmo que exista alguma sala criada, parece impossível de encontrá-la. Pedi a uma colega que criasse uma partida em modo público para que eu pudesse encontrá-la ali, e o resultado foi zero. A única forma pela qual consegui achar a sala foi no menu de amigos, e nada mais. Também não há uma forma de ver os lobbies públicos disponíveis para escolher em qual ingressar.

Socão!

Jogando com pessoas do mesmo país existe um lag bastante incômodo em modalidades que exigem precisão e funcionam em tempo real, como o Rugby, o Basketball, o Football e o Tennis. Os movimentos e as ações sempre têm atraso e a jogabilidade fica desconfortável, obrigando que a pessoa se antecipe ao realizar uma tacada, chute ou algo do tipo. Em comparação às partidas offline, jogar online é uma experiência bem inferior e que deixa bastante a desejar. Já em outros esportes a diversão é garantida, mas estes precisam ser os que não demandam nenhum tipo de resposta rápida, como corrida de 100m, arremesso de martelo, natação, etc. Porém, aí as escolhas ficam bastante limitadas, já que existem apenas 18 modalidades ao todo.

Outro ponto que incomoda bastante são as desconexões constantes e a falta de uma forma de retomar a partida que sofreu com elas. Uma vez que jogadores são desconectados, não é possível voltar à sala, já que ela é automaticamente encerrada. Isso irrita bastante, pois deveria haver uma forma de tratar melhor o fator ping alto e conexão variável entre pessoas. No fator rollback e soluções para problemas comuns em partidas online, a SEGA mandou bem mal e não soube contornar nada, preferindo simplesmente expulsar os jogadores que sofrem com uma internet mediana ou ruim.

Um meio termo entre Mario & Sonic e a vida real

SEGA Olympic Games Tokyo 2020 é um produto que diverte, mas sofre com problemas técnicos bem chatos no online e deixa de aproveitar muita coisa em seu cerne. Desbloqueáveis existentes aqui são apenas títulos para serem utilizados no multiplayer, além de dicas não tão absurdas assim abertas em cada esporte e alguns cosméticos. Não podemos liberar skins para estádios, músicas, regras personalizadas, etc. Em games assim, espera-se que existam coisas do tipo para recompensar o jogador de forma decente.

Felizmente, existe uma forma de criarmos Medleys, que nada mais são do que vários esportes em sequência para serem experienciados com amigos. Ao final de cada partida, pontos são somados e um vencedor é anunciado entre todos, o que dá um senso perfeito de competição. A liberdade de controle dada nos esportes em geral é muito boa, e confesso que fiquei feliz e surpreso com o quão melhor o jogo é nesse sentido em comparação a Mario & Sonic at Olympic Games Tokyo 2020. Por fim, se você procura algo mais puxado para a realidade, mas ainda assim com uma boa pitada de elementos arcade, pode apostar que o game oficial das olimpíadas que nunca aconteceram é um prato cheio. Porém, vá preparado para sofrer com lag e desconexões, caso não tenha amigos para jogar no mesmo console ou localmente através do wireless.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Olympic Games Tokyo 2020

8

Nota final

8.0/10

Prós

  • Modalidades dão pleno controle ao jogador
  • Montagem de playlist/medley personalizada
  • Online para 2 pessoas no mesmo console

Contras

  • Lag no online
  • Desconexões no online sem retomada de sala
  • Sem multiplaye para 4 no mesmo console